Uma viagem gastronômica por Itália fará você descobrir quais são os pratos típicos de cada região. E, assim, conhecer a cozinha italiana por meio de suas cidades, colônias, vilarejos e cada canto do país.
Assim sendo, a Itália reserva uma antiga e longa tradição culinária. Certamente, você que já esteve no país se deparou com sua comida tão saborosa e típica da região em que se encontrava.
Logo, de Norte a Sul, você observa que todas as regiões possuem pratos de muitas décadas. E que fazem parte do patrimônio de vários territórios, guardados por seus habitantes e transmitidos para as próximas gerações.
Então, hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará uma viagem pela península italiana para que você descubra os pratos típicos de cada região.
Entretanto, você descobrirá pratos tradicionais menos conhecidos a fim de que sua leitura seja inesquecível e reveladora. Portanto, acompanhe abaixo!
Viagem gastronômica por Itália – Conheça pratos típicos de algumas regiões
De fato, uma viagem gastronômica por Itália não é nada fácil devido a seus inúmeros pratos na tradição que carrega. Mas, você pelo menos terá aqui uma visão melhor do que saborear quando estiver na região em questão.
Então, você está pronto? Comecemos!
Basilicata e sua Crapiata
A gastronomia tradicional de Basilicata tem as suas raízes na simples cozinha camponesa da antiguidade. E, com a chegada dos romanos, se difundiram alguns alimentos, tais como cereais, olivais e também o ato de caçar.
Sendo assim, existem muitos produtos típicos da região desde o famoso pão Matera. Logo, eis abaixo:
- As pimentas Senise cruschi, o ventresca Rionero, muitos queijos como o casieddu. Por fim, o canestrato de Moliterno e muito mais.
Todavia, há um prato típico de tradição milenar, a Crapiata! Então, ela é uma sopa feita de legumes e trigo cuja origem estabelecida ocorreu na época romana.
Desse modo, os agricultores celebravam a colheita no início do mês de agosto e, assim, preparavam essa receita. Cada um levava um pouco do ingrediente, cozinhava a sopa numa panela e todos consumiam juntos.
Portanto, essa tradição estava ligada a Matera e aos habitantes do Sassi e representa um claro exemplo de partilha e fraternidade camponesa.
Abruzzo e seu Scrippelle
Entre os pratos mais conhecidos de Abruzzo estão, sem dúvida, os arrosticini e muitos outros pratos à base de carne de ovelha.
Assim sendo, isso explica que essa terra tem uma tradição pastoril e camponesa muito antiga. Logo, são muitos os produtos típicos que a terra e a mão do homem produzem:
- Alho vermelho de Sulmona aos verdadeiros figos secos de Atessa;
- Lentilhas de Santo Stefano di Sessanio à ventricina do Alto Vastese;
- E muitos outros.
Entre os pratos típicos de Abruzzo, existe o Scrippelle. Então, são folhas de massa salgada feitas com ovos, farinha e água.
Dessa maneira, o prato nasceu meio do acaso durante o século XIX, quando o chef assistente Enrico dei Castorani jogou a massa em um caldeirão com caldo.
Daqui saem os scrippelle mbusse que ainda hoje são feitos e servidos com caldo de carne e uma pitada de queijo pecorino Abbruzzese.
Campânia e a fritada Scammaro, uma viagem gastronômica por Itália
Quando se trata de especialidades culinárias italianas, não se pode deixar de mencionar a Campânia. Até porque é uma região rica em pratos de todos os tipos:
- Casatiello, massa genovesa, berinjela à parmegiana, pastiera, babà, macarrão com batatas e provola. Também misto frito napolitano, arroz sartù, pizza, muçarela e muitas iguarias.
A cozinha da Campânia tem raízes muito antigas graças às influências gregas e romanas antes e depois aos Bourbons, que fizeram da Campânia uma terra de trocas e encontros entre os povos.
Então, vale a pena saborear a fritada Scammaro. Assim sendo, uma omelete de massa feita de espaguete. E recheada de azeitonas, alcaparras, anchovas salgadas, dentes de alho, sal, salsa e azeite extra virgem.
Desse modo, esse prato era preparado e consumido durante os dias do preceito religioso segundo o qual a carne não podia ser consumida. Esses dias, na era Bourbon, eram chamados de dias de scammaro, dias de vacas magras.
Calábria com a sua sobremesa nacatole ou nacatula
A Calábria é famosa por sua comida e produtos feitos de pimenta. Logo, salames e salsichas como capocollo, soppressata e muitos outros fazem parte de sua culinária.
Assim sendo, a terra calabresa oferece uma grande variedade de produtos agroalimentares:
- Cebola roxa de Tropea à bergamota de Reggio Calabria. Também do alcaçuz à doce trufa de Pizzo, do Caciocavallo silano ao Pecorino de Monteporo. Por fim, da silana batata para os figos de Cosenza, para nomear alguns.
A cozinha calabresa é principalmente de extração popular e camponesa. Muitos são os pratos que foram passados de geração em geração. E que as famílias guardam nas suas personalizações e variações.
E ela tem uma sobremesa antiga que está ligada ao período natalino: o nacatole. Sendo assim, uma mistura à base de ovos, farinha, açúcar, azeite extra virgem, raspas de limão que depois cada família personaliza com base no que foi herdado dos antecessores.
Aqui finalizamos essa Parte I na viagem gastronômica por Itália conhecendo pratos típicos de cada região, a começar por Basilicata. Agora, conte-nos se já saboreou algum desses pratos citados. E até mais!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.