Um passeio por Tivoli, na Itália – Conheça Villa Adriana e Villa d’Este – Parte II

Um passeio por Tivoli, na Itália – Conheça Villa Adriana e Villa d’Este – Parte II Foto: Flickr
Compartilhe em suas redes

Passeio por Tivoli com a Villa d’Este

Como visto, Tivoli é uma cidade na Itália que guarda monumentos históricos que trazem muita informação sobre a antiguidade. Sendo assim, na Parte I, foi visto sobre a Villa Adriana, uma vila famosa que pertencia ao Imperador Adriano.

Logo, se você ainda não leu, clique AQUI e leia na íntegra sobre esse grande marco italiano. Certamente, você ficará impactado com tantos detalhes.

E hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará outra vila famosa nessa cidade: a Villa d’Este. Logo, uma vila bela com muitos cenários formosos como a piscina de jardins. Portanto, confira a seguir.

Villa d’Este, um passeio por Tivoli na Itália que vale a pena conhecer

Conheça agora sobre a Villa d’Este e deixe o seu passeio por Tivoli, na Itália, ainda mais apaixonante! E se você ainda não leu a Parte I, então, clique AQUI e saiba mais sobre a Villa Adriana.

Fontes e piscina nos jardins da Villa d’Este

Aproveite bem o seu tempo após visitar a Villa Adriana e conheça a outra vila e seus jardins, a Villa d’Este, em Tivoli, na Itália. Então, a projetada Villa d’Este datada na década de 1550 é encantadora.

Assim sendo, ela surgiu quando o cardeal Ippolito d’Este decidiu fazer algumas mudanças no convento que recebeu quando se tornou governador de Tivoli, na Itália.

Logo, membro de uma família influente e amante das melhores coisas da vida, d’Este contratou seu arquiteto para construir uma nova e grandiosa residência.

E cheia de tudo o que seu dinheiro pudesse comprar e o que ele pudesse tirar da Villa Adriana, em suas proximidades. Com isso, resultou em um dos mais magníficos exemplos de arquitetura e jardins renascentistas já construídos.

Os quartos luminosos da Villa d’Este, um passeio por Tivoli para boas lembranças

A vila de vários níveis está repleta de afrescos brilhantes que os fazem parecer mais espaços de exposição do que salas práticas. Sendo assim, apesar do papel de d’Este como cardeal e de suas múltiplas tentativas de se tornar papa, ele misturou um pouco de simbolismo religioso com a vida cotidiana.

Além disso, os afrescos do palácio também apresentam mitologia, história romana e homenagem à família d’Este.

Paredes pintadas mostrando uma mulher de toga e outras decorações

O próprio palácio na Villa d’Este de Tivoli é magnífico e inspirador! Logo, ao chegar nessa propriedade renascentista, prenda-se aos seus belos jardins cheios de detalhes.

Afinal, foi nomeada Patrimônio Mundial da UNESCO onde vale a pena destacar essa importante referência.

Jardins e uma série de recursos aquáticos e piscinas em declive para um belo passeio por Tivoli

A partir do momento que você tem um vislumbre dos jardins do terraço do palácio, sem dúvida, ficará maravilhado com tanta beleza. Assim sendo, a vegetação, as flores, o cheiro de jasmim de verão e o som da água correndo de centenas de fontes se combinam para fazer você sentir como se tivesse entrado em um conto de fadas.

Dessa maneira, os jardins são impecáveis. Ademais, flores cor-de-rosa e roxas brilhantes pontilham as sebes e arbustos.

Também as árvores de Chipre brotam ao longo de caminhos de pedra tranquilos. Além disso, as trepadeiras envolvem as grutas e dançam ao longo das paredes, enquanto árvores menores em vasos se alinham nas paredes das piscinas imponentes.

Fonte do Tivoli e Fonte do Órgão

As fontes também são fascinantes. Sendo assim, a Fonte do Tivoli (também conhecida como Fonte Oval) jorra, presidida por ninfas do mar. E a muralha das Cem Fontes, uma maravilha dos jardins durante o Renascimento, tem na verdade quase 300 bicas.

Mas é a Fonte do Órgão, recentemente restaurada, que é uma das características mais famosas do jardim. Então, a primeira do gênero, a fonte era composta por um reservatório de água e maquinário hidráulico que movia os 22 tubos do órgão.

É fácil esquecer que tudo isso foi originalmente construído durante os anos 1500. E depende principalmente da gravidade para criar as fantásticas exibições.

Uma adição mais recente, a Fonte de Netuno, fica logo abaixo da Fonte do Órgão. E eleva-se sobre os tanques de peixes que parecem se estender quase até o horizonte.

Desse modo, os jatos da fonte podem ser vistos de toda a propriedade. Com isso, torna-se uma das fontes mais lindas em um mar de fontes monumentalmente impressionantes.

Entre as fontes, você terá o prazer de ficar ali em meio a piscinas e caminhos pelo resto do seu dia. Por isso, quando estiver nessa vila, aproveite cada pedacinho desse paraíso.

Então, aqui finalizamos sobre a Villa d’Este e esperamos que você também se apaixone por esse ponto turístico e nos diga sobre o passeio por Tivoli, na Itália.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.