Pratos e ingredientes de Abruzzo, tais como o açafrão.
De paisagem variada de montanhas à costa até parques nacionais protegidos, Abruzzo oferece também uma enorme riqueza gastronômica. E apesar de sua cozinha italiana não apresentar tanta notoriedade como a vizinha Roma, esse lugar reserva sabores incríveis.
Aliás, quando se trata de comida local, a de Abruzzo é tão ampla quanto a paisagem. Desse modo, caracterizada por pratos rústicos até o muito procurado açafrão de Aquila.
Assim sendo, para um viajante pode estar sendo difícil a escolha dada a qualidade do patrimônio culinário da região. Entretanto, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará IX pratos e ingredientes de Abruzzo para você conhecer e degustar, quando for possível.
IX Pratos e ingredientes de Abruzzo mais populares na região
Os pratos e ingredientes de Abruzzo estão sendo relativamente desconhecidos para o resto do mundo. No entanto, não menos intrigantes do que alguns dos ingredientes mais conhecidos da Itália.
Assim sendo localizado no centro da Itália, Abruzzo fica no Mar Adriático, a leste do Lácio, ao Sul de Le Marche e ao Norte da Puglia. Logo, seu terreno acidentado no interior é graças às montanhas dos Apeninos.
E toda a paisagem é um tesouro para os amantes da gastronomia. Portanto, aqui estão alguns dos sabores que você poderá provar ao viajar até Abruzzo.
I – Ferratelle
Historicamente, os ferratelles levam o nome de sua forma. No entanto, o biscoito pode ser de diferentes formas, dependendo dos moldes usados para cozinhá-los.
Assim sendo, eles sempre tiveram um papel importante nas celebrações, tanto religiosas como não religiosas. E até os moldes de ferro usados para fazê-los costumavam fazer parte do dote de uma noiva.
II – Açafrão de L’Aquila, um dos pratos e ingredientes de Abruzzo
Entre os melhores do mundo e protegido com o status DOP, o açafrão vem da área do planalto de Navelli, perto de L’Aquila. Sendo assim, os estigmas tostados da flor roxa do crocus sativus têm um aroma intenso.
O açafrão está sendo usado em risotos em todo o país, bem como em receitas locais de pães doces e sopas de peixe. Também ele é um excelente inflamatório natural, por isso, um dos pratos e ingredientes de Abruzzo que você deve ter.
III – Mortadela de Campotosto
Esta carne de porco curada é finamente moída e temperada com sal, pimenta, vinho branco e especiarias, e tudo em um pedaço de banha. Após isso, passa por um processo de defumação e maturação adquire texturas compactas e sabor intenso. Aliás, até mesmo Abruzzo tem seu próprio toque regional no popular frio italiano oferecendo essa mortadela a todos.
Também o Campotosto está sendo preparado a partir de cortes magros de carne suína, com uma pequena adição de bacon.
Enfim, a mistura típica de banha é então adicionada após o processo de defumação (15 dias) e envelhecimento (pelo menos três meses).
IV – Patata turchesa
De casca roxa (que, claro, está cheia de antioxidantes e é melhor não ser removida), de forma irregular. E com um interior branco puro, a turchesa é uma variedade incomum e extremamente versátil de batata.
Desse modo, elas são cultivadas com sucesso em grandes altitudes, tornando-as o principal meio de subsistência em muitas comunidades da montanha.
V – Alcaçuz dos Átrios, um dos pratos e ingredientes de Abruzzo
Colhido na região desde os tempos romanos, o alcaçuz pode está sendo encontrado em amêndoas açucaradas. Também em raízes, balas, bem como em sucos e em pó, muito procurados pelas indústrias de confeitaria, ervas e cosméticos.
Assim sendo, é refrescante com propriedades para saciar a sede e é um bom remédio contra dor de garganta e baixa pressão arterial.
VI – Spaghetti Alla Chitarra, um dos pratos e ingredientes de Abruzzo
Feito com sêmola de trigo e ovo, spaghetti alla chitarra é muito saboroso. Assim sendo, possui grandes fios de espaguete em forma de quadrado.
Assim sendo, a textura porosa adere bem aos molhos. Então, tradicionalmente, servido no tradicional sugo di pallottine, um molho composto por pequenas almôndegas feitas de carne mista.
VII – Licor de Genciana
Este licor é feito a partir das raízes secas da genciana, que são maceradas em vinho branco durante 40 dias. Desse modo, tem alto teor alcoólico e pouco açúcar. E apesar de ser uma bebida, mas ele se inclui aos pratos e ingredientes de Abruzzo populares.
Além disso, cada família tem sua própria receita, e muitos riffs incorporam canela, raspas de limão, louro ou grãos de café. Enfim, é um licor muito amargo com ótimas propriedades digestivas.
VIII – Confetti di Sulmona
Estas coloridas amêndoas revestidas de doces da cidade de Sulmona datam do século XV. Logo, as melhores amêndoas de Abruzzo e da Sicília ainda são usadas hoje para fazê-las.
Logo, eles estão sendo frequentemente criados em grandes quantidades e outros objetos. Muitas lojas históricas em Sulmona ainda os vendem, e a cidade também tem um museu dedicado à sua história e artesanato.
IX – Nougat/Torrone
O torrone tenro, chocolate e avelã, ou nougat, de Aquila estava sendo inventado por Ulisse Nurzia no início do século XX. Assim sendo, no extremo oposto do espectro, o excelente Aelion Torrone de Guardiagrele tem uma textura mais crocante.
Enfim, preparado com amêndoas torradas, canela, baunilha e frutas cristalizadas. Se você já provou algum desses pratos e ingredientes de Abruzzo, compartilhe conosco!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.