Biografia de Duccio di Buoninsegna – Pintor de Siena, na Itália

Biografia de Duccio di Buoninsegna – Pintor de Siena, na Itália Foto: Flickr
Compartilhe em suas redes

A grande era da Escola Sienesa começou com Duccio di Buoninsegna. Assim sendo, nem os relatos contemporâneos dele nem quaisquer documentos escritos pessoalmente chegaram até nós.

Todavia, existem alguns registros de Duccio nos arquivos municipais. Logo, registros de mudança de endereço, pagamentos, multas civis e contratos, que ajudam a ter uma ideia da vida do pintor.

Embora quando jovem Duccio provavelmente tenha trabalhado em Assis, ele passou praticamente toda a sua vida em Siena. Desse modo, Duccio é mencionado pela primeira vez em documentos de Siena em 1278.

Então, em conexão com as encomendas de 12 painéis de madeira para as capas dos livros municipais. Logo, em 1285, uma irmandade leiga em Florença o encarregou de completar um retábulo para a igreja de Santa Maria Novella.

Assim sendo, essa obra-prima é conhecida agora como a Madona Rusellai. E a essa altura já devia ter um nome, o que garantia uma alta qualidade de trabalho.

Com isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre esse pintor de Siena, da Itália. Portanto, confira mais informações desse artista italiano.

Período de expansão em Siena teve papel importante de Duccio di Buoninsegna

No início do século XIV, Siena competia com sua vizinha, Florença, pela supremacia política e artística na Itália central. Então, Duccio parece ter desempenhado um papel importante nesse período de expansão econômica e artística em Siena.

Em 1295, junto com outros mestres da loja dos pedreiros da catedral, ele foi nomeado para uma comissão especial. Logo, deveria decidir onde uma nova fonte deveria ser instalada.

Desse modo, 7 anos depois, em 1302, recebeu o pagamento de um retábulo com uma predela – hoje perdida – que deveria pintar para uma capela do Palácio Público, sede do governo municipal.

Finalmente, sua encomenda mais significativa para a cidade foi a nova imagem monumental da Madonna para o altar-mor da catedral, a Maestà. Então, o contrato sobrevivente de 1308, bem como vários registros de pagamento de 1311, documentam a criação e instalação dessa obra.

A última entrada sobre Duccio nos arquivos municipais é datada de outubro de 1319. Nela, seus sete filhos declaram que estão renunciando à herança em favor da mãe. Enfim, isso significa que seu pai deve ter morrido em 1318 ou 1319.

Obras conhecidas das mãos de Duccio

Hoje são conhecidas nove ou dez obras definitivamente da mão de Duccio. Logo, são estes:

  • A Madona Crevoli (1280); A Madona dos Franciscanos (1300); Madona na Galleria Nazionale de Perugia, a Maestà (1308-1311). Também a Madona Rucellai (1285), uma Madona em uma coleção particular em Bruxelas.
  • Além disso, dois retábulos na Pinacoteca Nazionale de Siena. A Santíssima Virgem com o Menino Jesus e Quatro Santos (1300); e dois trípticos, um na National Gallery em Londres, The Holy Virgin and the Christ Child with St. Dominic and St. Aurea (1300), e um no Museu de Belas Artes de Boston.

Fiel seguidor da pintura bizantina, Duccio di Buoninsegna conseguiu dar às suas figuras tradicionalmente pintadas uma nova humanidade. Também vida com sua recém-descoberta sensibilidade à cor e à linha.

Desse modo, as delicadas Virgens em Perugia, Londres e também Siena fornecem exemplos maravilhosos da interpretação poética do sentimento de Duccio.

Embora suas pinturas possam parecer enraizadas na tradição bizantina, podem-se distinguir os primeiros sinais da arte gótica internacional. E que influenciaria Simone Martini e os irmãos Lorenzetti.

Pinturas e obras de arte mais importantes de Duccio di Buoninsegna

  • Crevole Madonna – c.1280. Têmpera sobre madeira. Museo dell’Opera del Duomo, Siena, Itália;
  • Rucellai Madonna – c.1285. Têmpera sobre madeira. Galleria degli Uffizi, Florença, Itália. Logo, depositado na Igreja Santa Maria Novella, Florença, Itália;
  • Rucellai Madonna – c.1285. Têmpera sobre madeira. Galleria degli Uffizi, Florença, Itália. Desse modo, Igreja Santa Maria Novella, Florença, Itália;
  • Madona Dos Franciscanos –  c.1300. Têmpera sobre madeira. Pinacoteca Nazionale, Siena, Itália;
  • Tríptico (A Santa Virgem e o Menino Jesus com São Domingos – c.1300. Têmpera no painel. E se encontra no The National Gallery, Londres, Reino Unido;
  • Políptico n. 28 (A Santa Virgem com o Menino Jesus e os quatro santos) – c.1305. Têmpera no painel. Pinacoteca Nazionale, Siena, Itália;
  • Maestà (Frente, Painel Central) – c.1308-11. Têmpera sobre painel de madeira. Enfim, se encontra no Museo dell’Opera del Duomo, Siena, Itália.
  • E muitas outras pinturas de artes.

Finalizamos a biografia de Duccio di Buoninsegna juntamente com as suas principais pinturas de arte. Então, conte-nos o que achou dessa breve explanação.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.