Um passeio por Tivoli, na Itália – Conheça Villa Adriana e Villa d’Este – Parte I

Um passeio por Tivoli, na Itália – Conheça Villa Adriana e Villa d’Este – Parte I Foto: Wikimedia
Compartilhe em suas redes

Pode parecer distante conhecer a moradia de um imperador, mas um passeio por Tivoli, na Itália, será possível vislumbrar esse marco italiano! Sendo assim, aviste os resquícios dos antigos romanos e a elite renascentista em suas colinas a apenas 32 km de Roma.

Além disso, Tivoli se tornou famosa, pois a cidade abriga dois Patrimônios Mundiais da UNESCO. Logo, oferece a você uma viagem por mais de 1000 anos de história, beleza, encanto e monumentos surpreendentes.

Portanto, abrace essa aventura italiana e passeie pela Villa Adriana e Villa d’Este que se situam próximas uma da outra. Logo, essa primeira vila está localizada a enorme propriedade do imperador Adriano.

E, a segunda é uma vila luxuosa do século XVI e cheio de jardins espetaculares, além de fontes infinitas. Desse modo, esses marcos italianos, tanto uma como a outra, merecem uma visita!

Aliás, a cidade de Tivoli é um cenário encantador. Além disso, uma figura notável entre os mais ricos conjuntos monumentais arquitetônicos de toda a história da Antiguidade. Enfim, confira o que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz desse belo destino turístico a você!

Villa Adriana, um passeio por Tivoli, na Itália

Mosaico preto e branco intacto e um dos belos mosaicos que ainda enfeitam os aposentos dos hóspedes marcam a Villa Adriana, em Tivoli, na Itália.

E não dá para negar que os romanos estão sendo conhecidos por seus grandes monumentos. Logo, aqui você encontrará um lugar verdadeiramente construído para um imperador, a Villa Adriana redefine o luxo.

Assim sendo, o extenso complexo é muito mais do que podemos pensar como uma “villa”. Dessa maneira, abrange cerca de 300 hectares com uma variedade de edifícios.

Além disso, há palácios, bibliotecas, banhos, quartos de hóspedes e muito mais, como também inúmeras fontes de água.

Agora, o mais surpreendente é que tudo isso foi realizado em apenas 15 anos de 118-133ª a.D. E embora tenha sido originalmente projetado para ser o retiro de Adriano de Roma, ele preferiu esse local em Tivoli e o usou como sede do governo em seus últimos anos.

Grandeza da Villa Adriana – Ruínas de pedra dos complexos de banho

O aproveitamento da água era importante na Villa Adriana, como exemplificam os banhos. E grande parte da grandeza da Villa Adriana desapareceu devido ao tempo por conta das escavações.

Também dos viajantes do Grand Tour que levavam lembranças para casa. Mas havia apenas o suficiente para nos dar uma ideia da majestade que essa mini-cidade teria tido quando o imperador Adriano estava aí.

Piscina cercada por árvores, um passeio por Tivoli de grande emoção

O amor de Adriano pela água é evidente assim que você entra no complexo de vilas. Então, você pode começar seu passeio pelo Pecile, um enorme jardim cercado por uma arcada com piscina.

Assim sendo, essa área funcional, mas bonita, oferecia um espaço para os moradores fazerem suas caminhadas diárias, independentemente do clima.

Logo, como uma das criações favoritas de Adriano e uma das várias fontes de água usando os aquedutos que levavam água para Roma, vale a pena visitar.

Edifício parcial com telhado curvo

As Termas de Heliocaminus são algumas das estruturas mais intactas da Villa de Adriano. Então, de lá, você pode ir para os edifícios mais relacionados à água, os banhos de Heliocaminus.

Sendo assim, uma característica central de qualquer antigo assentamento romano, os banhos da Villa de Adriano eram particularmente grandiosos.

Desse modo, utilizados pela Família Imperial e seu círculo íntimo, os banhos Heliocaminus tinham sistema de aquecimento no piso, sauna e piscinas de diferentes temperaturas.

Além disso, os complexos Large Bath e Small Bath mais profundos dentro da vila acomodavam outros moradores.

Ruínas de arcos e colunas

Os complexos Grande e Pequeno Banho acolheram os moradores da Villa Adriana. A poucos passos das termas do Heliocaminus, você consegue chegar ao Teatro Marítimo, uma ilha de 35 cômodos separada de seus arredores por um fosso.

Muro e restos da Biblioteca Grega é um passeio por Tivoli de muita descoberta

A Biblioteca Grega fica a poucos passos do retiro privado de Adriano. Além disso, um pouco do mármore que resta na Villa de Adriano na Itália foi escavado e transferido para Villa d’Este.

Então, após você visitar as bibliotecas gregas e latinas e parar para admirar os incríveis mosaicos ainda intactos nos aposentos dos hóspedes, pode ir para o ponto alto da visita, o Canopus.

Sendo assim, Adriano era muito viajado e adorava incorporar elementos da arquitetura que o inspiraram nas viagens em sua vila. Então, o Canopus é um excelente exemplo.

Sendo assim, a piscina de 225m de comprimento foi baseada nas visitas de Adriano ao Egito e à Grécia. Logo, possui uma colunata curva em uma extremidade e um templo na outra.

E as laterais estão sendo revestidas com estátuas representando diferentes países. Enfim, todo o efeito é impressionante.

Embora arqueólogos, arquitetos e historiadores trabalhem na Villa Adriana há décadas, novas informações são descobertas o tempo todo. Recentemente, uma rede de túneis foi descoberta sob o complexo que permitiria que servos e escravos ficassem fora da vista dos nobres enquanto se deslocavam pela vila.

Até aqui esperamos que você esteja mais empolgado a conhecer esses passeios por Tivoli, na Itália, a começar pela Villa Adriana. E, se gostou, conte-nos!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply