Comida na Puglia – Conheça a história dessa gastronomia italiana

Comida na Puglia – Conheça a história dessa gastronomia italiana Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

A região de Puglia na Itália é uma região fértil se tornando um destino favorito entre os gourmets e amantes da comida tradicional italiana. Embora isso possa ser novo, ela está sendo um destino de férias para os italianos que procuram diversão ao sol. Mas é a comida na Puglia que vira a cabeça de qualquer um!

Graças às condições ideais de cultivo, com um clima árido com brisas marítimas refrescantes, a região já foi conhecida como o celeiro da Itália por sua abundância de trigo. E, portanto, massas, que eram produzidas nesse local.

A Apúlia é muitas vezes referida pelo seu nome latino, Puglia, para confundir os estrangeiros. Não importa como você o chame, este é sem dúvida um dos melhores destinos gastronômicos da Itália.

Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará hoje sobre a comida na Puglia. Então, conheça sobre suas tradições, principais pratos e ingredientes usados na culinária.

Comida na Puglia – Conheça os principais pratos e ingredientes usados na culinária

Quando se trata de comida na Puglia há mais do que algumas surpresas. E se você é fã de slow food, Puglia tem muitas oportunidades para fazer compras nos mercados locais.

Além disso, explorar o campo e ver a agricultura em primeira mão, seja em um tour gastronômico ou jantar em um excelente restaurante.

Aqui você encontrará a comida regional da Puglia para experimentar quando visitar, desde ingredientes básicos a pratos tradicionais da Puglia a serem observados – tantos alimentos para ajudá-lo a planejar seu passeio culinário.

Introdução à comida na Puglia

Hoje, até 40% e provavelmente pelo menos metade do azeite da Itália está sendo produzido na Puglia em meio às terras planas pelas quais a área está sendo conhecida.

Assim sendo dado os mais de 50 milhões de oliveiras crescendo em toda a região, isso não é realmente uma surpresa.

Além de oferecer hectares e hectares de planícies ideais para a agricultura, a Apúlia é abençoada com 2.468 horas de sol por ano. E uma brisa fresca e calmante que flui do mar que circunda a região em três lados.

As culturas na área incluem uma infinidade de variedades de azeitonas, alcachofras, tomates (que também são comumente cultivados nos pátios dos moradores), uvas, pimentões, cogumelos.

Dado que uma porção tão grande da terra é à beira-mar, também há uma oferta inesgotável de frutos do mar disponíveis.

A Masseria

Se você não tem família na Puglia, a próxima melhor coisa é ficar em uma masseria. Logo, essas quintas fortificadas encontram-se por todo o campo e muitas oferecem alojamento para hóspedes.

Algumas masserias estão sendo sofisticadas, enquanto outras são muito mais rústicas e confortáveis. Muitas vezes a experiência é tão local que você acaba comendo com a família dos proprietários no café da manhã ou jantar.

Como um agriturismo, muitas masserie são fazendas que fazem seu próprio queijo, pão, azeite e vinho. Desse modo, a comida é simples mas deliciosa e foi a melhor forma de experimentar as especialidades locais.

A carne mais comumente cultivada consumida na região de Apuglia é de longe a carne de cordeiro ou carneiro. A carne de cavalo é outro alimento básico disponível na área, embora não seja tão comum quanto o cordeiro.

O cordeiro é a carne mais comumente cultivada e muitas vezes preparada tanto por açougues quanto em barracas tradicionais de comida de rua em churrasqueiras abertas a lenha conhecidas como rosticerias.

Dê um passeio entre seu fascinante labirinto de ruas estreitas e encontre uma trattoria local que serve Bombette di Alberobello, ou Bombette Pugliese, feito de rolos de carne de porco, recheados com um pequeno pedaço de queijo caciocavallo, salame, sal, pimenta e salsa.  

Os ítalo-americanos podem achar este prato semelhante ao brasciole. Mas, ao contrário do brasciole, as bombettes estão sendo fixadas por um palito de dente.

E depois penduradas em um espeto e assadas na churrasqueira. Assim sendo, Bombette di Alberobello são excepcionalmente crocantes e suculentas, e tão deliciosas!

Frutos Do Mar

Muito mais prontamente disponível do que a carne na Puglia é uma excelente fonte de proteína – a abundância de frutos do mar frescos e capturados localmente.

A cozinha Pugliese apresenta uma ampla seleção de pratos de peixe e frutos do mar com espécies locais como espadarte (pesce spada), robalo (spigola e branzino), tainha (triglia) e dourada (orata).

Mas são as frutas di mare como ouriços-do-mar, polvo, choco, anchovas, mexilhões, vieiras, lingueirão, ostras e lulas que são mais apreciadas. Em Bari, você os encontrará servidos crus no que é conhecido como “il crudo Barese”.

Então, uma exceção interessante para os frutos do mar frescos, o Tarantello di Tonno. Logo, uma comida única e tradicional que, produzida em Taranto, Puglia desde o século XVI.

Logo, o atum fresco está sendo cortado em fatias finas e colocado para secar ao sol. Depois, as camadas estão sendo conservadas em azeite e usadas posteriormente em diversos pratos.

Queijo

Puglia é uma das regiões produtoras de queijo mais famosas da Itália. E produz muitos tipos diferentes, incluindo caciocavallo, burrata, stracciatella e cacioricotta (queijo de cabra), entre outros.

Enquanto alguns desses queijos também estão sendo produzidos em regiões vizinhas como Calábria, Basilicata e Campania, Puglia tem suas próprias variações.

Aqui você conheceu brevemente a comida na Puglia. Certamente, há muitos diferenciais nessa região que só viajando a esse lugar para conhecer. Então, já viajou até Puglia e provou alguma comida? Compartilhe a sua experiência.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.