Com uma família de artistas, a biografia de Stefano Torelli é marcada por uma vida repleta de obras em pinturas de artes rococó. E ainda deixou um legado, pois seu filho, Antonio Torelli, seguiu a carreira de pintor igual o pai.
Assim sendo, Torelli se destacou em sua época sendo notável e um dos artistas mais talentosos. Além disso, concentrou a sua pintura no movimento Rococó, o qual mostram cenas joviais da elite da sociedade, curvas e formas, entre outros.
Então, por sua influência e talento, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará brevemente sobre a biografia de Stefano Torelli. Ademais, você conhecerá as 3 principais obras que ele nos deixou!
Biografia de Stefano Torelli – Vida, obra e talento
A biografia de Stefano Torelli marca o tempo do início da arte Rococó, um movimento que surgiu após o barroco. Assim sendo, ele nasceu em Bolonha no ano de 1712.
E era filho de um pintor italiano, chamado de Felice Torelli. Desse modo, Stefano começou sua carreira em Bolonha, depois mudou-se para Veneza, onde pintou na técnica de afresco e óleo.
Na década de 1750, Torelli estava em Dresden e trabalhou para o Eleitor Frederico-Augusto II. Também executou retábulos, pinturas de teto e retratos.
Então, ele trabalhou em Lübeck (1759-1761) e em 1762 veio para São Petersburgo, onde foi nomeado professor da Academia de Artes. Desse modo, Stefano Torelli permaneceu em São Petersburgo até o fim de sua vida.
Ele morreu e foi enterrado em São Petersburgo em 1780. Ademais, o seu filho Antonio Torelli (falecido em 1754) também foi pintor.
Portanto, Stefano Torelli é notável e um dos artistas mais talentosos que já vieram para a Rússia no século XVIII.
“Sua imaginação é inesgotável, seu pincel é leve e suas composições são soltas e livres” (Pinturas do século XVIII e início do século XX das Reservas do Museu Russo. Leningrado,1982).
Vida e obra de Stefano Torelli
Pintor italiano cuja vida na família era formada por artistas. Sendo assim, Stefano Torelli estudou em Bolonha com seu pai, Felice Torelli, e depois com Francesco Solimena.
Desse modo, mudou-se para Veneza, onde pintou a fresco e a óleo. O futuro rei da Polônia, Augusto III, trouxe-o para Dresden em 1740, onde pintou retábulos e decorações de teto, muitos destruídos na Guerra dos Sete Anos.
Logo, ele pintou figuras nas vinte e nove vistas de Dresden de Canaletto (1741). Na década de 1750, ele estava em Dresden, onde conheceu Luigi Crespi em 1753.
Além disso, trabalhou em Lübeck (1759-61), depois em 1762 foi convocado para a corte russa onde pintou os tectos do Palácio Real. E, alguns retratos, entre este último da Imperatriz Isabel em armadura.
Enfim, foi nomeado professor da Academia de Artes de São Petersburgo, onde morreu em 1784. E seu filho Antonio Torelli (1754) também foi um pintor.
III obras mais importantes de Stefano Torelli na pintura italiana
Aqui estão as III obras mais importantes do pintor italiano. Portanto, confira!
I – Retrato da Imperatriz Catarina II, por Torelli
- Anos 1762-66, pintura em Óleo sobre tela. E se encontra no Museu Russo, São Petersburgo, Rússia.
II – Retrato da Condessa Anna Alexeevna Tchernysheva, por Stefano Torelli
- Na década de 1760, pintura em Óleo sobre tela, com 95x74cm. E está no Hermitage, São Petersburgo, Rússia.
III – Coroação de Catarina II, 22 de setembro de 1762, por Stefano Torelli
- De 1763, com esboço em Óleo sobre tela, com 84x126cm. Assim sendo, está na Galeria Tretyakov, Moscou, Rússia.
Como lido, a biografia de Stefano Torelli marca um legado impressionante, o qual inicia com o seu pai e termina em seu filho seguindo ambos a mesma carreira – a de pintor italiano. E se você gostou, conte-nos e compartilhe com os seus amigos.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.