Biografia de Giorgio Bassani – escritor e romancista

Biografia de Giorgio Bassani - escritor e romancista Foto: Flickr

Giorgio Bassani, classificado por muitos críticos como ao lado de Cesare Pavese, Elsa Morante e Alberto Moravia entre os grandes romancistas italianos do pós-guerra, nasceu neste dia em 1916 em Bolonha.

A obra mais conhecida de Bassani, seu romance de 1962 Il giardino dei finzi-contini – O Jardim dos Finzi-Continis – foi transformado em um filme vencedor do Oscar pelo diretor Vittorio De Sica.

Como grande parte de sua ficção, O jardim dos Finzi-Continis é semiautobiográfico. E baseado em sua criação como membro de uma família judia de classe média alta em Ferrara, a cidade da Emilia-Romagna.

Bassani, que foi editor de várias revistas literárias e um respeitado roteirista, já havia alcançado reconhecimento por seu trabalho por meio de sua Cinque storie ferraresi – Cinco Histórias de Ferrara – que ganhou o prestigioso Prêmio Strega em 1956.

Mas foi The Garden of the Finzi-Continis que lhe rendeu reconhecimento internacional. Assim sendo, o romance fazia parte de uma série que expandia o mesmo tema ao apresentar uma imagem do mundo durante os anos de formação do autor, em um contexto de antissemitismo promovido pelo Estado.

E hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana discorrerá brevemente sobre a biografia de Giorgio Bassani. Portanto, confira!

Biografia de Giorgio Bassani – escritor e romancista

Filho de um médico e de um aspirante a cantor, Bassani nasceu em Bolonha. Desse modo, seu pai, Angelo Enrico Bassani, serviu no exército italiano como oficial médico na Primeira Guerra Mundial.

E estava de licença em Bolonha, onde sua esposa grávida, Dora, se juntou a ele. Mas entrou em trabalho de parto durante a visita.

Ambos eram de Ferrara, para onde retornaram após o fim da guerra. Logo, Giorgio recebeu o nome do santo padroeiro da cidade do Vale do Pó, em cuja festa seus pais ficaram noivos.

Com seu irmão mais novo, Paolo, e sua irmã mais nova, Jenny, Bassani teve uma infância que foi, a princípio, idílica. Assim sendo, eles moravam em uma grande casa de família na Via Cisterna del Follo.

Então, recebendo sua educação no Liceo Ludovico Ariosto e passando muitas horas ao ar livre. Logo, jogando tênis ou futebol, tirando férias de verão nas estâncias balneares do litoral norte do Adriático e esquiando em o inverno.

Havia riqueza em ambos os lados da família. E seu avô paterno fora proprietário de terras e comerciante de tecidos; seu avô materno era professor de medicina e chefe do principal hospital de Ferrara, um especialista em gastrenterologia que ainda trabalhava até sua morte, aos 99 anos.

Talento de Giorgio Bassani

Giorgio, um talentoso pianista, completou sua graduação na Faculdade de Letras da Universidade de Bolonha. Mas com os judeus impedidos de exercer a maioria das profissões, o único trabalho que conseguiu encontrar foi como professor na Escola Judaica da Via Vignatagliata.

Paolo esperava se tornar médico, como seu pai e seu avô, mas com os judeus barrados nas universidades italianas, ele foi forçado a ir para a França, onde estudou engenharia, antes de ser expulso após a invasão alemã.

Jenny tornou-se uma das alunas de Giorgio na Escola Judaica, mas, com poucas perspectivas de fazer carreira em Ferrara, fugiu para Florença.

Foi enquanto lecionava, em 1940, que Bassani publicou seu primeiro romance, Una città di pianura – A Cidade da Planície – que escreveu sob o pseudônimo de Giacomo Marchi, para fugir às leis raciais.

Bassani também foi para o sul, para Roma, onde sua carreira literária ganhou ritmo. Como diretor editorial da editora Feltrinelli, foi responsável pela publicação póstuma do romance Il Gattopardo – O Leopardo, de Giuseppe Tomasi di Lampedusa .

Ele publicou algumas poesias e contos de sua autoria antes de sua Cinque storie ferraresi aumentar seu perfil após a premiação do Premio Strega.

Seu romance de 1958, Gli occhiali d’oro – The Gold-Rimmed Spectacles, que mais tarde também foi transformado em filme, examinou a marginalização de judeus e homossexuais. E acabou se tornando o primeiro de uma série de livros conhecidos como Il romanzo di Ferrara – o Histórias Ferrara. 

Obra literária de Bassani – O Jardim dos Finzi-Continis

O Jardim dos Finzi-Continis, que foi uma das séries, é narrado por um jovem judeu de classe média da cidade italiana de Ferrara. Logo, fascinado pelos Finzi-Continis, uma rica família judia. Principalmente por suas belas filha Micòl, por quem se apaixona.

Os Finzi-Continis vivem em uma luxuosa propriedade murada, que se torna um ponto de encontro para outros judeus ricos, que encontram refúgio lá. Assim sendo, o narrador – ele próprio chamado Giorgio – encontra seu amor por Micòl não correspondido em um retrato comovente de uma família e amigos. E desfrutando de seus últimos dias de liberdade antes que os horrores do mundo fora dos muros se aproximem deles.

Depois que Dietro la porta – Behind the Door (1964), L’airone – The Heron (1968) e L’odore del fieno – The Smell of May (1972) completaram sua série de histórias de Ferrara, Bassani escreveu muito pouco mais no caminho de ficção.

Afastado da mulher, ele passou os últimos anos de sua vida com sua companheira, Portia Prebys, uma professora de literatura nascida nos Estados Unidos. E que conheceu em 1977. Sofrendo de Parkinson, Alzheimer e problemas cardíacos, ele morreu em 2000 no Hospital com a idade de 84 anos.

Enfim, o filme de De Sica de O Jardim dos Finzi-Continis, estrelado por Lino Capolicchio como Giorgio e Dominique Sanda como Micòl, ganhou o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1972.

Conte-nos o que achou da biografia de Giorgio Bassani!