Maior teatro da Itália e o terceiro maior da Europa – Conheça Teatro Massimo Vittorio Emanuelle

Maior teatro da Itália e o terceiro maior da Europa – Conheça Teatro Massimo Vittorio Emanuelle Foto: Flickr
Compartilhe em suas redes

Casa de Ópera e símbolo da Sicília, na Itália, Teatro Massimo esbanja bela estrutura diferente de qualquer companhia de ópera que já existiu. Com o seu espaço moderno, gigante e espaçoso, ele é um dos pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer.

Desse modo, está localizado na Piazza Verdi, em Palermo. Então, aproveite para passear na praça e pelas ruas no seu entorno enquanto vislumbra desse monumento fenomenal.

E ele é bem antigo sendo inaugurado em 16 de maio de 1897 com o nome completo de Teatro Massimo Vittorio Emanuelle.

Assim sendo, por sua opulência, lugar icônico e ser considerado um teatro de estrelas, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre ele. Portanto, continue lendo para mais informações e se surpreenda.

Teatro Massimo, obra arquitetônica no centro de Palermo

Palermo, sede do concelho da Sicília, oferece a você inúmeras maravilhas arquitetônicas, desde o árabe-normando ao bizantino. Ademais, não faltam obras-primas que evoluíram ao longo do tempo, numa fusão de diferentes tendências estilísticas.

Assim sendo, cada recanto tem algo a oferecer, mas o centro histórico certamente guarda joias arquitetônicas de interesse cultural e artístico. E aqui queremos destacar o Teatro Massimo Vittorio Emanuele, mais conhecido simplesmente como Teatro Massimo.

História do Teatro Massimo

As obras do Teatro Massimo começaram em 1875 e foram lideradas pelo arquiteto Giovan Battista Filippo Basile. Dessa maneira, foi vencedor do concurso lançado em 1864.

Com a sua morte, assumiu o seu filho Ernesto Basile, que completou o projeto do seu pai a pedido da Câmara Municipal de Palermo.

Assim sendo, a abertura oficial do teatro finalmente aconteceu em 16 de maio de 1897 com Falstaff de Giuseppe Verdi, estreado em Palermo. Aliás, seguiram-se anos de esplendor e grandes atuações, especialmente as líricas.

Em 1974, o teatro fechou para obras de restauração: permaneceu abandonado por um período muito longo. Todavia, até 1997, quando finalmente foi reaberto.

Curiosidades sobre o Teatro Massimo

Conta-se que o rei Humberto I, em visita a Palermo, não quis entrar no teatro durante a inauguração. Isso porque achou inapropriada a presença de um edifício tão suntuoso em uma cidade que ele considerava não tão proeminente quanto Palermo.

O Teatro Massimo foi construído demolindo a igreja de San Francesco delle Stimmate e o convento de San Giuliano. Além disso, durante as obras de demolição, no entanto, o túmulo da primeira Madre Superiora do convento estava sendo profanado.

Reza a lenda que a alma inquieta da freira, conhecida como “la Monachella”, ainda vagueia pelas salas do teatro lançando maldições. E muitos afirmaram ter visto a sombra de uma freira vagando nos bastidores ou no porão.

Além disso, há um passo particular, ao entrar no teatro, chamado “passo da freira”. Logo, no qual se diz que todos aqueles que não acreditam na lenda tropeçam nele.

A Sala Pompeiana, também chamada de “Rotonda del Mezzogiorno”, já foi reservada apenas para homens. E se você ficar no meio da sala e falar, poderá ouvir sua voz amplificada desproporcionalmente.

Mas para quem está no resto da sala o som chega distorcido, a ponto de tornar-se as palavras incompreensíveis. O que é dito no centro da Rotonda del Mezzogiorno é impossível para quem está de fora entender.

Enfim, esse efeito de ressonância particular deve-se a uma ligeira assimetria da sala, propositadamente intencional.

A estrutura do Teatro Massimo

O Teatro Massimo é o maior edifício teatral da Itália e o terceiro maior da Europa. Dessa maneira, depois da Opéra National em Paris e da Staatsoper em Viena.

Assim sendo, toda a estrutura externa apresenta elementos em estilo neoclássico. E com referências à arquitetura religiosa grega e romana.

Além disso, a fachada frontal é composta por um pronao de seis colunas coríntias, erguidas sobre uma escadaria. E cada lado existem dois leões de bronze esculturas, alegorias da Tragédia e da Ópera.

Aliás, a abóbada com a enorme cúpula hemisférica também é de estilo neoclássico. E um sistema de rolos permite regular a temperatura do interior.

Fachada do Teatro Massimo

As dimensões colossais do teatro devem-se não só à imponente fachada monumental, mas também ao conjunto de salões. Também galerias e salas representativas que circundam e completam o próprio teatro.

Os salões do Massimo

O salão principal, ou Grande Salão, tem formato de ferradura e contém cinco encomendas de 31 camarotes cada, além da galeria. Também tem capacidade para 1247 lugares e a sala tem uma acústica perfeita.

Desse modo, as barracas são dominadas pela Roda Simbólica, um teto especial composto por onze painéis de madeira com afrescos em forma de pétala.

E que representam o Triunfo da Música, de Luigi Di Giovanni. Assim sendo, as pétalas são móveis: um mecanismo modula sua abertura para cima, para que o ar quente possa escapar. Com isso, garantir uma excelente ventilação do teatro de maneira natural

Turismo em Palermo, na Itália

Seja você um amante da arte ou um amante da história, sem dúvida, uma das melhores experiências que você terá é viajar até Palermo, na Itália. Além disso, você desfrutará de boa comida, avistará um mar cristalino e se encantará com as vistas incríveis! Por fim, experimente!

Aqui finalizamos essa obra surreal que é o Teatro Massimo, em Palermo, na Sicília, Itália. E ficaremos felizes em você nos contar o que achou dessa casa de ópera e se já conhecia. Portanto, fique à vontade para compartilhar as suas experiências.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.