Símbolos nacionais da Itália – Breve visão e reflexão sobre o país – Parte II  

Símbolos nacionais da Itália - Breve visão e reflexão sobre o país – Parte II Foto: Flickr
Compartilhe em suas redes

Quando você olha para a bandeira de um país, o que lhe vem à mente? Além disso, ao ver alguns emblemas você consegue enxergar como isso mostra a respeito da história e tradição de uma nação?

Por isso, continuando nessa Parte II sobre os símbolos nacionais da Itália, você conhecerá mais sobre o emblema, festa da República e outros marcos que definem o país italiano. Portanto, vem ver!

Símbolos nacionais da Itália – Breve visão e reflexão sobre o país – Parte II  

Emblema, a bandeira italiana, Frecce Tricolori e outros símbolos nacionais da Itália estão representados nessa Parte II. E se você ainda não leu outros símbolos existentes no país, clique em Parte I e leia agora mesmo!

Emblema, mais um dos símbolos nacionais da Itália

O emblema da República Italiana foi adotado oficialmente pela recém-formada nação italiana em 5 de maio de 1948. Às vezes, chamado de brasão (em italiano, stemma).

Assim sendo, ele consiste em uma estrela de cinco pontas conhecida como Stella d’Itália. Então, a estrela tem uma borda vermelha fina e é sobreposta a uma roda dentada de cinco raios.

A estrela fica entre um ramo de oliveira do lado esquerdo e um ramo de carvalho do lado direito. Logo, os ramos são amarrados com uma fita vermelha, sobre a qual está a inscrição “REPVBBLICA ITALIANA” (República Italiana). O emblema é amplamente utilizado pelo governo da Itália.

Festa da República

Festa Della Repubblica é o Dia da República Italiana e o Dia Nacional da Itália. Logo, celebrado no dia 2 de junho de cada ano, as principais comemorações acontecem em Roma e o dia é um dos símbolos nacionais da Itália.

Dessa maneira, a Festa Della Repubblica é celebrada em homenagem ao referendo institucional realizado pelo sufrágio universal em 1946. Nesse dia, o povo da Itália foi convocado às urnas para votar a forma de governo, após a Segunda Guerra Mundial e o fim do fascismo.

Então, as cerimônias das celebrações realizadas em Roma incluem o depósito de uma coroa de louros dedicada ao Soldado Desconhecido pelo Presidente. Também um desfile militar ao longo da Via Dei Fori Imperiali.

Bandeira da Itália, um dos símbolos nacionais da Itália de grande honraria

A bandeira nacional da Itália às vezes é chamada de il Tricolore. Possui três paletes verticais de verde, branco e vermelho em igual medida. Logo, o verde encontra-se no lado do guincho, conforme exigido pelo artigo 12.º da Constituição da República Italiana.

E seu uso e exibição estão sendo regulamentados pela lei italiana. Para tanto, qualquer insulto ou desprezo à bandeira nacional é tratado como crime.

Juntamente com os outros símbolos nacionais, a lei também exige que as escolas ensinem os alunos sobre a bandeira.

O Dia Tricolor ou Dia da Bandeira comemorado em homenagem à bandeira italiana, foi instituído oficialmente pela lei n. 671 em 31 de dezembro de 1996.

Assim sendo, está sendo comemorado em 7 de janeiro de cada ano. O dia comemora a adoção oficial da bandeira tricolor como bandeira nacional da Itália. 

As cores nacionais do país apareceram pela primeira vez no cocar tricolor em 21 de agosto de 1789. Logo, sete anos depois, a crescente popularidade da bandeira acabou levando-a a se tornar um dos símbolos mais importantes da unificação da Itália.

Em 17 de março de 1861, o tricolor tornou-se a bandeira nacional com a proclamação do Reino da Itália.

Frecce Tricolori

O Frecce Tricolori (literalmente se traduz em ‘flechas tricolores’) é a equipe de demonstração aeróbica da Força Aérea Italiana. Sendo assim, está sediado na região nordeste de Fruili Venezia, na Base Aérea de Rivolto, província de Udine.

Logo, ele foi criado em 1961, quando a Força Aérea Italiana decidiu criar um grupo permanente para treinar acrobatas aéreos coletivos de seus pilotos.

Assim sendo, o estabelecimento oficial do Frecce Tricolori substituiu várias equipes não oficiais que anteriormente eram patrocinadas por vários comandos.

Com dez aeronaves, nove em treinamento e um solista, são a maior patrulha de acrobacias do mundo.

Il Canto degli Italiani

Il Canto degli Italiani ou a canção dos italianos é um canto composto por Goffredo Mameli. Assim sendo, é musicado por Michele Novaro em 1847.

Atualmente, é o hino nacional da Itália. Ademais, entre os próprios italianos, é conhecido como Inno di Mameli ou ‘Hino de Mameli’.

A música foi extremamente popular durante a unificação da Itália. Mas após a proclamação do Reino da Itália em 1861, a Marcia Reale (o hino oficial da Casa de Sabóia, composto em 1831 por ordem do rei Carlos Alberto da Sardenha) foi escolhido como hino nacional.

Na época, Il Canto Degli Italiani era considerado muito pouco conservador em relação à situação política da época.

Após a Segunda Guerra Mundial, o país tornou-se uma república. Por fim, Il Canto Degli Italiani foi escolhido como o hino nacional.

Padrão presidencial da Itália

Um dos símbolos nacionais da Itália, o padrão presidencial lembra as cores nacionais da Itália. Dessa maneira, é o padrão distintivo da presença do presidente da Itália.

Assim, sempre que o Chefe do Estado sai do Palácio do Quirinal (uma das três residências oficiais do presidente), é seguido pelo Estandarte Presidencial da Itália.

Então, está sendo exibido fora das prefeituras quando ele visita uma cidade, o meio de transporte que o presidente usa e dentro dos muros onde exerce funções oficiais.

Stella d’Itália, um dos últimos símbolos nacionais da Itália

A Stella d’Italia é o símbolo nacional mais antigo da Itália. Logo, uma estrela de cinco pontas, simboliza a Itália há vários séculos.

Assim sendo, as suas origens estão na Grécia Antiga, quando Vênus foi solicitado a identificar a península italiana.

Olhando de um ponto de vista alegórico, a estrela de cinco pontas retrata o destino brilhante da Itália. Em 1947, Stella d’Italia foi adotada para fazer parte do emblema da Itália.

Árvore de morango

Foi durante o século XIX que o medronheiro começou a ser reconhecido como um dos símbolos nacionais da Itália. Logo, durante a unificação italiana.

Enfim, as cores lembram a bandeira nacional da Itália – folhas verdes, flores brancas e frutas vermelhas.

Você conheceu os símbolos nacionais da Itália nessa Parte II as quais acenam direto para a herança, história e cultura do país. Sendo assim, o principal papel desses símbolos é unir o povo criando simbolismo icônico, verbal e visual do povo nacional.

Enfim, eles promovem o patriotismo, a unidade e simbolizam a comunidade nacional. E se você gostou do que leu, compartilhe conosco os seus sentimentos por esse país tão maravilhoso.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.