Muçarela, Sfogliatella, Tazzulella: três clássicos napolitanos além da pizza

Muçarela, Sfogliatella, Tazzulella: três clássicos napolitanos além da pizza Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Além da conhecida pizza, há pelo menos três outros clássicos napolitanos que devem constar na sua lista para saborear em Nápoles: muçarela, sfogliatella e tazzulella.

Assim sendo, a melhor muçarela ainda está sendo produzida na região da Campânia, nos arredores de Nápoles. Logo, a cidade e a região são um dos melhores lugares do mundo para saborear uma autêntica muçarela fresca.

E, especialmente, a muçarela de búfala, a melhor muçarela obtida do leite de búfala. Também você verá a sfogliatella, a qual é uma comida napolitana muito deliciosa: pastel servido junto com café.

E, por fim, a tazzulella, uma típica xícara de café napolitano servido no mais autêntico sabor italiano. Então, leia abaixo mais detalhes que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana preparou para você conhecer e se deliciar.

Clássicos napolitanos – Muçarela

Observe que a muçarela genuína, fresca nunca deve ser armazenada na geladeira, pois isso a torna mais esponjosa e menos leitosa. Por isso, quando você estiver em Nápoles, não perca a oportunidade de apreciar o verdadeiro sabor e textura da muçarela fresca.

Claro, também é possível encontrar muçarela fresca fora da região da Campânia, em caseifici (laticínios). E que estão sendo abastecidos diretamente da Campânia diariamente, mas você precisa saber o que procurar.

Então, a verdadeira muçarela da Campânia ainda é feita de leite cru seguindo a receita tradicional. Logo, o queijo derretido é obtido através de um método de produção específico durante o qual a pasta de queijo é esticada e amassada na consistência certa, após o que é cortada no tamanho desejado (mozzare), daí o nome.

Tempo de conservação

Desse modo, o tempo de conservação da muçarela fresca é de cerca de cinco dias fora da geladeira a partir do dia da produção. Então, geralmente, corresponde a 24h a partir do momento em que você a compra na Itália).

No entanto, uma vez refrigerada, ela deve ser mantida na geladeira para não interromper a cadeia de frio. Agora, se você quiser armazenar sua muçarela fresca na geladeira de qualquer maneira para comê-la um pouco mais tarde ou porque a temperatura ambiente é realmente muito alta, ela pode ser “reavivada” tirando-a da geladeira cerca de uma hora antes do consumo.

Também pode mergulhar alguns segundos, dentro de sua bolsa com soro, em uma fervura de água morna (não quente!). Por fim, guarde sempre a muçarela em seu soro, pois assim ela fica leitosa, hidratada e macia.

A muçarela italiana fresca vem em diferentes qualidades (das mais refinadas às menos refinadas, mas mesmo o fresco fior di latte ainda é muito bom):  muçarela de búfala Campana, muçarela de búfala, muçarela tradicional, muçarela fior di latte).

Clássicos napolitanos – Sfogliatella

Um segundo clássico é a sfogliatella, um pastel típico napolitano tradicionalmente consumido no café da manhã ou como doce.

Sendo assim, existem dois tipos de sfogliatella, ambas recheadas com ricota sabor laranja cristalizada:

  1. Sfogliatella riccia (“encaracolada”), a versão tradicional com massa sfoglia (camadas muito finas de massa);
  2. Sfogliatella frolla ou liscia, com massa frolla, uma massa lisa e versão mais redonda feita de massa curta.

Segundo a lenda, foi Pasquale Pintauro quem trouxe a receita da sfogliatella da Costa Amalfitana para Nápoles no início de 1800. Logo, quando transformou sua osteria (taverna) na Via Toledo em uma confeitaria.

Desse modo, reza a lenda que foi uma freira do Convento de Santa Rosa em Conca dei Marini que inventou um precursor da famosa pastelaria em 1600. E que mais tarde estava sendo aperfeiçoada por Pasquale Pintauro.

Assim como a muçarela, a sfogliatelle não envelhece bem e deve estar sendo consumida bem fresca. Então, quando saem do forno e ainda quentes, são simplesmente de morrer. Quando eles estão sentados na prateleira por um tempo, eles não são mais a mesma coisa.

Clássicos napolitanos – Tazzulella

Por último, mas não menos importante, vem a tazzulella, a autêntica xícara de café napolitana. Assim sendo, na “tazzulella e caffè” significa uma xícara de café em napolitano.

Enquanto a preparação do café é altamente codificada em toda a Itália, os napolitanos dão um passo adiante. Em primeiro lugar, em Nápoles, o café está sendo servido em uma típica xícara napolitana.

E com paredes muito mais grossas do que a tradicional xícara italiana pequena, já que em Nápoles o café deve ser mantido aquecido a todo custo.

Pela mesma razão, as xícaras estão sendo armazenadas em água quente antes de servir o café.

Tradicionalmente, o café vem (muito) doce, com uma colher de pasta de açúcar. Além disso, se você quiser seu café puro, você pode querer adicionar a palavra “amaro” (amargo) ao seu pedido, mesmo que os turistas geralmente recebam a versão sem açúcar por padrão.

Apostamos que depois de ter tomado algumas xícaras de café à moda napolitana você não poderá tomá-lo de outra maneira. Então, se desejar, compartilhe conosco a sua experiência em experimentar um desses clássicos napolitanos.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.