Os símbolos nacionais da Itália identificam exclusivamente o país. Logo, a sua história e a sua cultura estão sendo refletidas nesses símbolos.
Assim sendo, eles representam a nação através de emblemas, personificações. Ademais, também metáforas e alegorias que estão sendo compartilhadas pelo povo italiano.
Dessa maneira, alguns desses símbolos estão sendo oficialmente reconhecidos pelas autoridades estatais italianas. Outros, fazem parte da identidade e cultura do país, mas não são definidos por lei como tal.
Portanto, hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana discorrerá brevemente cada um deles. Confira!
Símbolos nacionais da Itália – Breve visão e reflexão sobre o país – Parte I
Aqui estão os principais símbolos nacionais da Itália para você conhecer e apreciar como o país tem tanta riqueza patriótica, histórica e cultural. E aqui dividiremos em Parte I e Parte II.
Símbolos oficiais italianas
Existem três principais símbolos oficiais da Itália, que são os seguintes.
A bandeira da Itália
A bandeira nacional é verde, branca e vermelha. Sendo assim, isso é necessário, de acordo com o artigo 12 da Constituição da República Italiana.
O emblema nacional da Itália
Este símbolo icônico identifica a República Italiana.
O Il Canto degli Italiani
Composto por Goffredo Mameli e Michele Novaro, o Il Canto degli Italiani é o hino nacional da Itália. Logo, executado em todos os eventos públicos.
Desses três símbolos oficiais, apenas a bandeira italiana está sendo explicitamente mencionada pela Constituição italiana. Então, significa que a bandeira está sob a proteção da lei.
Então, qualquer desprezo ou comportamento ofensivo em relação a ele é visto como um crime. Agora, os outros símbolos oficiais do país, segundo a Presidência da República Italiana, são os seguintes.
- O Padrão Presidencial da Itália – Este é o padrão distintivo que representa a Presidência da República Italiana;
- O Altare della Patria – Este é o documento nacional dedicado ao Rei Vittorio Emanuele II de Saboia. Desse modo, foi o fundador da Pátria e o primeiro Soberano de uma Itália unida. Logo, a Pátria está onde se encontra o santuário do túmulo italiano do Soldado Desconhecido.
- A Festa della Repubblica – A Festa della Repubblica é o dia nacional que celebra o nascimento da República Italiana. Então, está sendo celebrado todos os anos no dia 2 de junho, o dia comemora a data do referendo institucional de 1946.
Outros símbolos nacionais da Itália
Existem outros emblemas ou símbolos nacionais da Itália que fazem parte da identidade do país. No entanto, estes não são definidos por lei.
A Itália turrita
É a personificação nacional da Itália. Sendo assim, é a imagem de uma jovem com uma coroa mural na cabeça completada por torres (‘turrita’ significa com torres em italiano).
O cocar da Itália
É o ornamento nacional do país. Para obter o cocar, uma fita verde, branca e vermelha é dobrada em um plissado usando a técnica conhecida como plissage (plissado).
As cores nacionais da Itália, que são verde, branco e vermelho, são conhecidas coletivamente como il tricolore em italiano (o tricolor). No esporte italiano, o azul savoy (um tom de azul) foi adotado ou usado como cor para muitas das seleções nacionais.
Assim sendo, o primeiro time a fazer isso foi o time de futebol masculino em 1910. Na Itália, a cor nacional do automobilismo é ‘racing red’ ou rosso corsa. O branco, usado em outras disciplinas, como ciclismo e esportes de inverno.
O medronheiro, símbolos nacionais da Itália
Esta árvore estava sendo escolhida como a árvore nacional do país devido à sua coordenação de cores com a bandeira italiana. Desse modo, as folhas são verdes, brancas e os frutos são vermelhos.
A Stella d’Itália
A estrela branca de cinco pontas é o símbolo de identidade mais antigo da Itália. Logo, ela remonta à Grécia antiga e representa a Itália há muitos séculos.
O Frecce Tricolori, um dos símbolos nacionais da Itália
É a equipe nacional de demonstração aeróbica da Força Aérea Italiana.
Monumento Vittorio Emanuele II
O Monumento Vittorio Emanuele II foi construído para homenagear Victor Emmanuel II. Então, ele foi o primeiro rei quando a Itália emergiu como uma nação única e unificada.
Desse modo, o local fica entre a Piazza Venezia e o Monte Capitolino. Atualmente, está sendo administrado pelo Polo Museale del Lazio, o Museo Centrale de Risorgimento Italiano e o Ministério da Defesa italiano.
Do ponto de vista arquitetônico, o monumento é concebido como um fórum moderno. Também pode ser concebida como uma ágora (na Grécia antiga, a ágora era um espaço público aberto usado para assembleias e mercados) em três níveis.
Logo, as escadas conectam os níveis. Um pórtico domina o monumento, caracterizado por uma colunata.
Altare della Patria
O monumento também abriga o Altare Della Patria ou o Altar da Pátria. Logo, serviu primeiro como altar da deusa Roma.
E depois também como santuário do Soldado Desconhecido Italiano. Devido ao seu imenso valor representativo, o Vittoriano inteiro está sendo, muitas vezes, erroneamente chamado de Altare Della Patria, embora na verdade seja apenas uma parte dele.
Desse modo, o santuário do Soldado Desconhecido serve como memorial de guerra. E está localizado no centro de Roma, é um santuário dedicado aos inúmeros soldados italianos que perderam a vida nas guerras.
É onde se realizam anualmente as cerimónias oficiais, como por ocasião do Dia da Libertação da Itália (25 de abril), do Dia da República da Itália (2 de junho) e do Dia da Unidade Nacional e das Forças Armadas (4 de novembro).
Durante este último, o Presidente do país e os mais altos cargos do Estado prestam homenagem ao santuário do Soldado Desconhecido. Por fim, uma coroa de louros está sendo depositada na memória dos soldados italianos que morreram nas guerras.
Coccarda da Itália, um dos símbolos nacionais da Itália
O cocar da Itália, ou a Coccarda Italiana Tricolore, é o ornamento nacional do país. Assim sendo, o cocar pode estar sendo obtido dobrando um pano ou fita verde, branca e vermelha em um plissado.
Dessa maneira, a técnica de dobra está sendo conhecida como plissage (pregas). O plissado, tal que o verde fica no centro, o branco fora do verde e o vermelho fica na borda.
O cocar é um símbolo de revoluções e de excelência. Além disso, serviu como protagonista das revoluções e levantes que caracterizam a unificação italiana.
Enfim, o símbolo estava sendo pregado nas jaquetas e chapéus dos patriotas que fizeram parte da revolução.
Aqui finalizamos a Parte I sobre os símbolos nacionais da Itália. E, assim, esperamos que você se apaixone ainda mais por esse país. Então, que tal contar como você ama esse destino tão rico em história, tradição e patriotismo?
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.