Os costumes italianos têm uma presença única que os distingue dos de outras nações cuja cultura também possui autenticidade. Além disso, cada lugar tem sua beleza e a Itália está entre as mais ricas paisagens do mundo.
Inclusive, não apenas belas paisagens naturais, mas sobretudo sua arte tão impactante. Logo, hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre alguns hábitos de italianos que marcam e nos deixam impressionados.
Costumes italianos – Da expressão à tradição religiosa
A primeira coisa que precisamos dizer sobre os costumes italianos é que vamos falar sobre um país que, como todo mundo, é diversificado em cada região. Da mesma forma que as tradições andaluzas diferem das tradições galegas, as sicilianas fazem o mesmo das piemontesas.
No entanto, como em todas as nações, é causado pelo substrato cultural comum de costumes compartilhados por todos os italianos. Portanto, veja a seguir!
Expressividade, um costume na Itália
Uma das coisas que mais o surpreenderão ao viajar para a Itália é a forma de comunicação com as pessoas locais. Do Norte aos que vivem no extremo Sul, eles são muito expressivos, a ponto de às vezes parecerem argumentar.
Embora seja um clichê, é verdade, não é apenas um filme clássico. Os italianos se expressam com cada parte do seu corpo. Desse modo, fazem gestos excessivos com as mãos, falam alto e às vezes até gesticulam com outros movimentos.
Em suma, para os eles, a comunicação não verbal é igual ou mais importante que as palavras.
Comida, um ritual entre os costumes italianos
Existem muitos costumes italianos relacionados ao mundo da comida. Logo, têm a ver tanto com os pratos que os seus habitantes apreciam como com as tradições ancestrais que pode não gostar se não as conhece.
Então, você deve saber que se você visitar o italiano em sua casa, a comida é obrigatória. Logo, ele sempre lhe dará algo para comer e beber.
Aliás, ele até pedirá que você fique para almoçar ou jantar com ele. Enfim, poderíamos dizer que a comida é um ritual para os italianos, pois mais do que alimentar, é um ato social para eles.
Eles podem servir salsicha ou frutos do mar. Mas são mais típicos, por exemplo:
- Caponata, um ensopado típico da Sicília;
- Fritada, uma espécie de omelete recheada;
- Africano, um queijo crocante típico de Friuli;
- Fornecimento romano, que é um croquete de arroz.
Após o antepasto, será servido o primeiro prato e depois o segundo prato. Sendo assim, um desses pode ser feito de espaguete.
Agora, atenção: nunca cortar ou comer com colher, pois é um sacrilégio para os italianos. Eventualmente, a refeição termina em doce. No entanto, o verdadeiro fim será o café, inevitável na Itália e você também deve saber algumas coisas sobre isso.
Algo que você não deve fazer, especialmente em áreas como a Toscana, é pedir café. Dessa maneira, eles vão olhar para você como uma pessoa de outro mundo.
Então, peça um machiatto ou corte machresso, ristretto ou café curto ou duplo. Aliás, mais típico, porém, é o cappuccino, que contém partes iguais de café, leite quente e espuma de leite.
Finalmente, nesta longa seção dedicada à comida na Itália, contaremos que sua mãe e sua avó são as melhores chefs do mundo. Para eles, a mamãe e a vovó cozinham melhor do que ninguém e nunca questionam. Por fim, para um italiano sua família é sagrada.
Religião, parte integrante dos italianos
Outra característica dos italianos é sua profunda religião. Apesar de, segundo as estatísticas, apenas 30% dos italianos admitirem ser uma tradição católica praticante.
E uma tradição religiosa é muito importante para eles e é essencial que você a respeite. Na verdade, é significativo, em vez disso, quase 90% da população declare acreditar.
Não é por acaso que a Cidade do Vaticano seja a cidade da religião católica. Assim, no país existem muitos casamentos e batizados religiosos, além de outras cerimônias como festas e procissões em homenagem aos santos.
Ademais, como tudo o que fazem, os italianos vivem apaixonadamente seu intelecto religioso.
Moda e vestimenta nos costumes italianos
O reconhecimento italiano é muito popular com a moda. Desse modo, é verdade que alguns dos grandes designers eram italianos, mas é menos importante para os italianos se vestirem de acordo com as últimas tendências.
É verdade, porém, que, em geral, eles se preocupam muito com sua aparência. Sendo assim, são muito cuidadosos com sua bela presença (boa aparência) e isso inclui não apenas as roupas, mas também o penteado e os acessórios.
Ópera, um verdadeiro costume italiano
Em geral, os italianos são grandes amantes da música. E, entre todos os gêneros musicais, a ópera lhes interessa. Não é por acaso, já que esse tipo de composição nasceu no país.
Foi a primeira criação que poderia ser considerada a ópera de Daphne, de Jacopo Peri, que a escreveu em 1537. No entanto, o gênero alcançou a popularidade de autores como Gioachino rossini, Francesco Bellini e, sobretudo, Giuseppe Verdi.
Este último é responsável pela grande adaptação da ópera. Então, os italianos transformaram seu trabalho em um símbolo da unidade do país.
E, com isso, tornaram-se muito populares. Desde então, tem sido uma grande paixão dos italianos, comparável apenas à que eles sentem pelo futebol, outro dos grandes hábitos da Itália, embora isso seja comum em muitos outros países.
Concluímos este passeio pelos costumes italianos falando com você sobre algumas frases comuns para todo o país que são equivalentes às suas raízes. Por fim, mostramos alguns dos costumes italianos mais importantes.
Logicamente, você não pode esquecer que é um país cheio de diferentes tradições regionais, mas todas as que mencionamos podem ser encontradas de Norte a Sul e de Leste a Oeste.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.