Imperadores Romanos
Como você sabe, Roma é o berço da história e da cultura antiga. Logo, durante séculos Roma ganhou esplendor e muitos territórios.
Por isso, hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre esse assunto, isto é, um pouco sobre a história romana. Assim sendo, a partir da ascensão com Augusto a Constantino que o tornou cristão.
Desse modo, você poderá descobrir a história romana secular junto com os imperadores romanos mais populares.
Imperadores Romanos Mais Populares
Na verdade, os imperadores de Roma eram muito mais do que dez. Assim sendo, as dinastias que deram vida a todos os imperadores romanos foram quatro.
Entre os quais temos Giulio Claudii, Flavii, Antonini e Severi.
I – Otaviano Augusto, o fundador de Roma
Augusto foi o primeiro imperador romano. Sendo assim, governou Roma entre 31 a.C e 14 d.C, aproximadamente.
Desse modo, veio de uma família de cavaleiros de Velitrae, uma pequena cidade perto de Roma. Ademais, seu pai foi pretor e depois senador.
Também participou da campanha espanhola e completou seus estudos militares no Épiro. Além disso, havia sido adotado como filho por César e por isso queria vingar a morte de seu pai adotivo.
Em 16 de janeiro de 27 a.C, ele assume o título honorário de Augusto que lhe foi conferido pelo Senado. Então, o nome tomou a forma “Imperator Caesar Divi filius Augustus”.
Por fim, o nome de Augusto estava sendo usado pelos historiadores para se referir a ele no período entre 27 a.C e sua morte.
II – Tibério, o tirano romano
Após o funeral do imperador Augusto, ele estava sendo declarado como “divindade”. Dessa maneira, seu filho adotivo Tibério Júlio César dirigiu-se ao Senado.
Logo, não queria seguir a carreira política de seu pai adotivo. Então, era um soldado e queria seguir sua carreira.
Tibério dividiu os poderes de seu pai em três: Roma, as legiões e as províncias. Aliás, os senadores eram contra a divisão de poderes.
Publius Cornelius Tacitus o chamou de “tirano” por suas ações não tão justas perante o povo.
Tácito descreveu seus últimos anos como “sombrios”. Enfim, as pessoas acabaram sendo julgadas com muita facilidade durante seu reinado.
III – Nero e o fogo de Roma, um dos Imperadores Romanos
Nero também é conhecido como Nerone. Assim sendo, era descendente de uma nobre família romana e bisneto de Otaviano Augusto.
Desse modo, Nero tornou-se imperador após a morte de Cláudio. Logo, o “quinquênio Neronis” foi descrito como um momento feliz para Roma.
Durante os primeiros cinco anos, ele seguiu uma política em favor do Senado. Para tanto, a sua intenção era garantir os privilégios e a riqueza do Senado e da classe libertada.
Para isso, em 64 a cidade romana foi destruída por um incêndio e ele aproveitou para construir um palácio, o Domus Aurea.
Nero entrou para a história como um tirano cruel devido às suas provisões. Por fim, essas medidas levaram à alienação de algumas classes sociais.
IV – Vespasiano
Ele foi o fundador da dinastia Flaviana e o nono imperador de Roma. Assim sendo, teve uma longa carreira militar e acabou se tornando um pretor.
Durante seu império, ele conseguiu restaurar as finanças da cidade de Roma. Logo, favoreceu o cultivo de pousios e outras atividades em benefício dos cidadãos.
Também começou a construção do Anfiteatro Flaviano conhecido como Coliseu.
V – Trajano, o melhor imperador
Também conhecido como Marco Ulpio Nerva Traiano. Sendo assim, trouxe Roma ao seu esplendor máximo.
Aliás, foi um grande legislador e administrador. Para tanto, a época de Trajano também é conhecida como a “Idade de Ouro”. Enfim, foi referido como “Optimus Princeps”.
VI – O Imperador Grego, um dos Imperadores Romanos
Publio Elio Traiano Adriano também conhecido como Adriano, foi imperador de Roma de 117 até sua morte. Assim sendo, durante seu império, ele cuidou de melhorar as condições dos militares.
E mandou construir a Muralha de Adriano na Grã-Bretanha. Sem esquecer a construção de edifícios públicos em muitos locais como teatros, anfiteatros, portos e ruas.
VII – O filósofo de Roma
Marco Aurélio foi imperador de Roma até cerca de 180, ano de sua morte. Assim que Marco Aurélio foi eleito imperador, ele associou seu irmão adotivo Lúcio Aurélio Vero Cômodo ao seu comando.
Desse modo, está sendo lembrado por sua paixão pela filosofia. Enfim, quando o Oriente, Alemanha e Grã-Bretanha se rebelaram, forçou Marco Aurélio a ir à guerra.
VIII – Septímio Severo, o imperador africano
Uma vez imperador, ele aplicou a noção de “dominado”. Assim sendo, o imperador tira força de sua investidura militar das legiões e não estava sendo mais o fantoche do Senado. Aplicou seu novo culto ou a “monarquia sagrada” e o título de “Dominus ac Deus”.
IX – Diocleciano
Ele nasceu em uma família de origem humilde da província romana da Dalmácia. Logo, conseguiu subir nas fileiras do exército romano para se tornar comandante sob o império de Marco Aurélio.
Durante seu império, ele escolheu seu colega soldado Maximiano como colaborador e co-imperador. E, assim, concedeu-lhe o título de Augusto e metade do império ocidental de Roma.
X – Constantino, um dos Imperadores Romanos famoso
Conhecido pelo nome de Flávio Valério Constantino, era chamado de “O Grande”. Então, quando menino, seguiu seu pai para a Grã-Bretanha e, em sua morte, foi aclamado imperador do exército, mas não foi reconhecido por Galério.
Desse modo, foi imperador romano de 306 a 337 a.C. E em 324 ele permaneceu o único imperador de Roma. Teve seu nome atribuído à antiga Bizâncio e fez dela sua capital graças à sua posição estratégica e econômica.
Durante seu mandato, ele implementou uma reforma radical dos poderes dos prefeitos e do pretório. Sendo assim, manteve a gestão administrativa e jurídica em suas mãos.
Sem esquecer que ele fundou o sistema monetário. Em homenagem a ele, ergueram o arco triunfal no Anfiteatro Flaviano que ainda hoje se pode admirar.
O arco tem três arcos e é decorado com relevos de Trajano, Antoniano e Adriano.
Cristianismo em Roma
O Édito de Milão em 313 legitimou o cristianismo como todas as outras religiões professadas no Império Romano. Então, com o primeiro Concílio de Nicéia, o cristianismo foi então consolidado.
Enfim, graças às suas reformas permitiu e favoreceu a propagação do cristianismo no império.
Para finalizar, compartilhe conosco o que achou desses X Imperadores Romanos mais populares.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.