Pontos Turísticos em Bolonha, Itália – Parte I

Pontos Turísticos em Bolonha, Itália – Parte I Foto: Flickr
Compartilhe em suas redes

Conheça estes pontos turísticos em Bolonha, na Itália

Se você estiver viajando no Norte da Itália, visite não apenas cidades turísticas famosas como Milão ou Veneza, mas também visite Bolonha. Assim sendo, é um destino turístico que mistura cultura, história, arquitetura.

Como também vinho, pizza e arte como nenhum outro e ainda tudo isso em um único lugar. Por isso, neste artigo, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana traz alguns pontos turísticos em Bolonha, que vale a pena visitar nessa maravilhosa cidade italiana.

Pontos Turísticos em Bolonha, Itália – Parte I

Praça Maior, Basílica de San Petrônio, Museu Ducatti são alguns dos pontos turísticos em Bolonha, na Itália. E aqui segue a Parte I e, posteriormente, você descobrirá outros na Parte II. Portanto, conheça todos e faça seu roteiro de passeios e atividades por essa cidade antiga.

Praça Maior ou Praça Maggiore

A praça principal de Bolonha. Até 1877, a Praça Maggiore era chamada de “Rynkova”, e não à toa – era um verdadeiro centro comercial da cidade.

Desse modo, o comércio ativo sempre foi realizado lá, compradores e vendedores ficavam ali durante o dia e à noite. Hoje, não há comerciantes, mas a vida ainda está em agitação 24 h por dia.

Ao longo do perímetro da Piazza Maggiore estão outros pontos turísticos em Bolonha: o Palácio dos Notários, o Palácio dos Bancos, a Catedral de São Petrônio e a Fonte de Netuno.

Basílica de San Petronio

A Basílica de San Petronio, ou a Catedral de São Petrônio, está localizada na mesma Piazza Maggiore. Dessa maneira, é a principal catedral de Bolonha, por isso, não é de surpreender que esteja localizada na praça principal da cidade.

O edifício começou a ser construído em 1390. Logo, a catedral foi construída em estilo gótico. A basílica foi construída há muito tempo, mas foi possível construir um templo verdadeiramente majestoso – 45 m de altura.

Fonte de Netuno

Outra atração diretamente da Piazza Maggiore. Logo, a fonte vem decorando a cidade com sua aparência desde o século XVI.

E o desenho da fonte foi desenhado por Tomazzo Lauret. Ademais, a estátua de cobre de Netuno foi feita por um escultor apelidado de Giambologna pelos habitantes locais.

Netuno está no pedestal da fonte em que a mãe deu à luz, segurando um tridente formidável na mão direita. Logo, ao lado do deus dos mares, em um pedestal de três camadas, há bebês, um pouco mais baixos – sereias. Eles simbolizam os quatro maiores rios do mundo: o Danúbio, o Ganges, o Nilo e o Amazonas.

Santo Stefano, um dos pontos turísticos em Bolonha, na Itália

Mova-se um pouco do centro da cidade na direção leste e encontre um lugar chamado Santo Stefano – um complexo de templos cristãos. Assim sendo, Santo Stefano também está sendo chamado de lugar das sete igrejas.

Logo, tais pontos turísticos religiosos de Bolonha como a Igreja de São João Batista, a Igreja do Santo Sepulcro. Também a Igreja da Santíssima Trindade, a Igreja da Bandagem, a Basílica dos Santos Mártires Vitali e Agricola, a Igreja da Crucificação e o Tribunal de Pilatos estão localizados aí.

Todos os edifícios têm uma história secular – o primeiro foi construído por volta de 440. Você pode passar horas explorando os meandros de Santo Stefano, mas vale a pena.

Catedral de São Pedro

A primeira menção deste templo remonta ao século X. Sendo assim, sabe-se com segurança que a catedral foi consagrada pelo Papa em 1184.

Em 1575, o templo foi reconstruído por ordem do Cardeal Paleotti. Mas durante o trabalho de reconstrução, algo deu errado.

E, como resultado, as abóbadas da catedral desmoronaram. Então, algumas partes do templo tiveram que ser reconstruídas.

Museu Ducatti, um dos pontos turísticos em Bolonha que vale a pena conhecer

Em 1926, estava sendo fundada a empresa “Ducatti”, que se tornou conhecida em todo o mundo graças às suas motocicletas. Se de repente você é um conhecedor de altas velocidades e dessas motocicletas italianas, visite esse museu em Bolonha, e conheça a história da marca “Ducatti”.

O Museu Ducati está dividido em três partes. Em um deles, há motocicletas de série, a partir dos primeiros modelos. Na segunda parte do museu já existe um veículo de corrida.

Os prêmios conquistados por pilotos em motocicletas Bologna também estão localizados nesse lugar. Outra parte do museu são os “momentos Ducatti”. Aqui você pode conhecer muitos fatos sobre o equipamento, a planta, figuras-chave que contribuíram para o sucesso da empresa.

Torres caindo de Bolonha

Aparentemente, os italianos não querem que as torres fiquem retas. Portanto, a torre caindo pode ser vista não apenas na cidade de Pisa, mas também em Bolonha.

Desse modo, há dois deles aqui: Azinelli e Garizenda.

A altura da torre Azinelli é de 97 metros, Garizenda é de 48 metros. Logo, o primeiro tem um ligeiro desvio de 1,3 graus.

Mas devido à sua altura considerável, essa inclinação parece perceptível. Enfim, a casa tem uma inclinação maior – 3 metros.

Madonna di San Lucas

Este santuário cristão fica fora da cidade na colina da Guardia, e para chegar até ele é preciso caminhar cerca de dois quilômetros morro acima. Todavia, se você não quiser fazer essa viagem, pode chegar ao templo em locomotivas a vapor que saem do centro da cidade.

Dessa maneira, a construção da igreja começou no final do século XII. A última vez que foi reconstruído no século XVIII, e desde então a aparência do templo não mudou.

O interior está repleto de um grande número de colunas e estuques. Há também um ícone da Mãe de Deus. Sob a cúpula da igreja há um mirante com uma bela vista da cidade.

Aqui chegamos ao final da Parte I e esperamos que você visite esses pontos turísticos em Bolonha, na Itália. E se já conheceu algum deles, conte-nos como foi a sua experiência.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.