Bolo Pasqualina da Ligúria, curiosidades e tradições

Bolo Pasqualina da Ligúria, curiosidades e tradições Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

O bolo Pasqualina da Ligúria é uma receita de bolo salgado típica da região de Gênova. Assim sendo, é assado no forno e recheado com legumes (geralmente espinafre), ovos e queijo.

Hoje, seu sabor ultrapassou os limites de Gênova. E agora está sendo bem conhecido por todos os paladares da Ligúria (e muitos mais em todo o país). Assim sendo, o seu nome já explica a ocasião e o momento em que, tradicionalmente, era preparado.

Na verdade, era geralmente usado como prato principal no menu de Páscoa (chamado Pasqua, em italiano). E há muitas tradições ligadas a essa receita em particular.

Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre algumas curiosidades e tradições. Então vamos dar uma olhada, certo?

Bolo Pasqualina da Ligúria, curiosidades e tradições

O bolo Pasqualina da Ligúria fica ainda melhor quando consumido frio, no dia seguinte ao cozimento. É por isso que, com o tempo, tornou-se um dos principais símbolos culinários – não apenas da Páscoa, mas também da segunda-feira de Páscoa.

Na verdade, é usado como prato para piqueniques e viagens fora da cidade na segunda-feira de Páscoa na Itália. Desse modo, os ingredientes variam de acordo com as estações.

Além de ovos e queijo, estão sendo usadas ervas, ervilhas, cebolas e alcachofras (especialmente alcachofras de Albenga). Mas, alguns até usam borragem, acelga e espinafre também.

No entanto, os ingredientes originais do bolo pasqualina são essenciais – manjerona e presinsêua (um queijo de coalho típico da Ligúria que é muito difícil de encontrar fora dessa região).

Tradição da massa folhada

A tradição diz que feitas até 33 camadas, como os anos de Cristo. Logo, tudo muito fino.

Então, com o passar dos anos, por falta de tempo, o número de camadas foi diminuindo. Desse modo, o tipo de massa também particular está sendo preparada com água, farinha e azeite, mas sem fermento.

O bolo Pasqualina, segundo a tradição, deve ser coberto após o recheio. E a folha de massa inferior deve ultrapassar as bordas da assadeira, de modo a formar uma bela crosta enrolada decorativa com a superior.

Antigamente, dado o seu tamanho, os fornos caseiros não eram suficientes para assar essa receita. Por isso, as pessoas costumavam gravar as figuras de sua família na massa quando a entregavam ao forno comunitário.

Então, quando foram buscar no padeiro, não confundiram com os outros.

Dicas para um melhor preparo do bolo Pasqualina

Você vai querer preparar este bolo no dia anterior. Pois bem, lave bem os legumes, retire os talos e corte as folhas em tiras bem finas. Em seguida, coloque-os em um pano e espere a noite toda até que soltem a água.

Após isso, cozinhe alguns com ervas em água ou refogue-os em uma panela com as alcachofras e a cebola frita. Logo, deixe o restante dos legumes crus na massa e cozinhe diretamente no forno.

Cru ou cozido, você adicionará os legumes ao recheio com queijo ralado, ovos batidos, sal e manjerona fresca. Então, despeje a mistura em uma forma de bolo inglês e espalhe a prescinsêua por cima.

Com uma colher, faça algumas fatias para decorar a superfície com ovos cozidos inteiros.

Depois, feche tudo com a segunda camada de massa de pastel e leve ao forno de 45 minutos a uma hora, dependendo do tamanho do bolo.

Que tal? Gostou desse bolo Pasqualina na Ligúria? Conte-nos!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.