Biografia de Fra Angélico – Pintor italiano que trabalhou em igrejas florentinas

Biografia de Fra Angélico – Pintor italiano que trabalhou em igrejas florentinas Foto: Flickr
Compartilhe em suas redes

Fra Angélico, pintor de igrejas florentinas

A vida de Fra Giovanni da Fiesole, batizado como Guido di Piero (nascido por volta de 1395 em Vicchio di Mugello, morreu em Roma em 1455) é uma lenda.

Assim sendo, Angélico foi como ele ficou conhecido logo após sua morte; o nome “Beato” era um comentário sobre sua pintura. E não uma referência à sua beatificação, que aconteceu apenas recentemente, em 1984.

Fra Angélico era dominicano e mendicante, portanto, não fazendo parte de uma ordem fechada, estava livre para conhecer e conversar com outras pessoas da cidade.

Em 1420-1422, ele entrou no convento de San Domenico em Fiesole com seu irmão Benedetto. Então, foi nesse local que ele produziu suas primeiras obras: retábulo para o altar-mor, Retábulo da Anunciação, A Coroação da Virgem, bem como os afrescos de seu mosteiro.

Portanto, por sua contribuição e belas artes, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará um pouco sobre o seu trabalho de pinturas. Então, confira aqui!

Biografia de Fra Angélico

Fra Angélico não só ganhou reconhecimento como pintor, mas conquistou respeito em seu convento. E isso porque foi nomeado Vicario pela primeira vez em Fiesole de 1432/33, cargo que ocuparia com frequência nos anos posteriores.

Assim sendo, na década de 1430, o pintor trabalhou em igrejas florentinas. Então, realizou as seguintes encomendas para os dominicanos de Cortona: o Tríptico de Cortona e o painel da Anunciação.

A partir de 1438, ele trabalhou em sua encomenda mais importante, o Retábulo de São Marcos. E os afrescos do convento de São Marcos em Florença.

Em julho de 1445, Fra Angélico foi convocado por Eugênio IV a Roma, onde pintou afrescos na capela do Santíssimo Sacramento. Logo, mais tarde foi destruída pelo Papa Paulo III.

Para o sucessor de Eugênio, Nicolau V, pintou os afrescos de Santo Estêvão e São Lourenço entre 1447 e 1449. Com isso, recebeu ajuda de Benozzo Gazzoli (1420-1497), na Capela Niccolina, no Vaticano, em homenagem ao Papa que encomendou os afrescos.

No verão de 1447, começou a trabalhar nos afrescos da Capella di San Brizio, na catedral de Orvieto. Sendo assim, esses foram competidos por Luca Signorelli cinquenta anos depois.

De 1450-1452, retornou ao seu antigo convento de Fiesole como prior, antes de ir pela última vez a Roma, onde morreu em 18 de fevereiro de 1455. Desse modo, é enterrado em Santa Maria sopra Minerva, onde seu túmulo sempre atraiu fiéis.

Após sua beatificação pelo Papa João Paulo II em 1984, a lápide foi colocada em um pedestal e cercada por uma grade de bronze com motivos florais. Por fim, seu dia de festa é 18 de fevereiro, o dia de sua morte.

Fatos interessantes sobre Fra Angélico

Fra Angelico foi um renomado e influente pintor italiano. Então, conhecido por sua mistura icônica e única de misturar o estilo grego e romano do Renascimento com a abordagem religiosa da Idade Média.

Seu trabalho lidava com conceitos de luz, espaço e massa.

Em 1438, Fra Angelico começou sua experimentação com afrescos, que é basicamente pintar com cores à base de água em gesso úmido.

Dizem que Fra Angelico passou os últimos anos de sua vida principalmente em Roma e, mais tarde, passou três anos em Florença.

As figuras dramáticas e magníficas pintadas por Angelico estabeleceram as bases para a introdução da pintura a fresco florentina no século XIV e início do século XV.

Fra Angelico está entre os artistas renascentistas proeminentes e influentes que viveram em Florença. E você? Já o conhecia? Comente o que achou desse ilustre pintor florentino, o Fran Angelico.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply