Do penhasco de cor pastel de Positano à beira do lago de Como, sem mencionar as capitais da lista de desejos de Roma, Florença e Veneza, as cidades mais românticas da Itália estão em todos os lugares.
Sendo assim, os casais não têm falta de opções. Todavia, a parte mais difícil será escolher apenas um para aproveitar cada momento.
Dessa forma, onde você e seu amor irão dependerá de seus interesses. Logo, os amantes da cultura e da arte devem procurar Roma e Florença repletas de museus.
Já os que amam a praia devem escolher cidades ao longo das costas como Amalfi e Ligúria. Agora, casais que querem multidões limitadas, mas ainda experiências italianas por excelência – jardins exuberantes, vilas históricas, tratorias pitorescas – devem seguir para destinos menos visitados como Ostuni ou Ravello.
Cidades mais românticas da Itália para uma viagem a dois
Não importa qual você escolha, todas as cidades italianas garantem um romance digno de lua de mel. E o blog Benini & Donato Cidadania Italiana destaca estes abaixo como sugestões para belos passeios a dois.
Portofino
O termo “vila de pescadores” é um lugar conhecido como Portofino, uma pequena cidade na costa da Ligúria, no Norte da Itália. Todavia, é verdade que você pode caminhar por todo o lugar em menos de 15 minutos.
Mas, as enormes mansões nas encostas, ruas repletas de butiques de alta qualidade e porto cheio de iates são praticamente a antítese das vibrações de cidade pequena.
E essa justaposição é o que atrai as glamorosas multidões milanesas durante os meses quentes de verão. Assim sendo, o glamour do lugar, além da chance de conviver com designers de moda, modelos e muito mais, fará com que qualquer lua de mel pareça instantaneamente exagerada.
Roma, uma das cidades mais românticas da Itália
A Cidade Eterna tem um apelo eterno por muitas razões. Primeiro, o número impressionante de locais para ver, do Vaticano à Basílica de São Pedro.
Além disso, do Coliseu ao Panteão e à Fonte de Trevi. Então, a cidade é ideal para casais em lua de mel que desejam muita ação. Enfim, ideal para quem quer conferir uma importante capital histórica da sua lista de desejos.
Mas não pense que você só terá uma experiência turística e simples. Na verdade, Roma ainda é uma cidade de tesouros inimitáveis, especialmente quando se trata de atividades: subir a colina Janiculum.
Por fim, para fazer compras vintage na Via del Governo Vecchio, conferir antiguidades no Palazzo Massimo, comer no mercado Testaccio e muito mais.
Ostuni
A “Cidade Branca” é a joia da Puglia, região Sudeste da Itália. Assim sendo, você pode dar uma segunda olhada quando avistar as casas brancas de topo plano, empoleiradas em uma pequena colina perfeita. E que parecem pertencer a uma ilha grega.
Dessa forma, essa pequena cidade é o esconderijo perfeito à beira-mar menos visitado durante os meses quentes. Então, os casais podem mergulhar nas águas azuis depois de passear pelas ruas labirínticas da vila.
Florença
Caminhe pelas margens do rio Arno pouco antes do pôr do sol e você verá por que a capital da Toscana é um eterno favorito da lua de mel. Então, a arquitetura em tons de terracota ganha vida na luz suave da “hora de ouro”.
Desse modo, passe seus dias apreciando obras-primas como “David” de Michelangelo, “O Nascimento de Vênus” de Botticelli e “A Anunciação” de Da Vinci.
Mas não saia da cidade antes de parar em Santa Croce para comprar produtos de couro feitos na Itália. Aliás, os métodos tradicionais de curtimento de couro estão em prática desde o século XIII, então, qualquer cinto, bota ou jaqueta que você comprar será feito para durar a vida toda.
Positano, uma das cidades mais românticas da Itália
Com suas casas em tons pastel que sobem do mar até o topo de uma falésia íngreme, Positano é um daqueles lugares de tirar o fôlego – literalmente. Muitas vezes referida como a “cidade vertical”, a única maneira de subir e descer a encosta é atravessando degraus estreitos e íngremes.
Mas todo o esforço físico vale a pena quando você chega ao Le Sirenuse para coquetéis ao pôr do sol no terraço do Champagne Bar coberto de buganvílias.
Ou caminhe pelas ruas à noite, repletas de glamorosos bares, restaurantes e clubes à beira-mar. Logo, a cena diurna é tão divertida, mas certifique-se de reservar sua reserva no clube de praia La Fontelina com antecedência se você estiver em lua de mel durante a alta temporada de verão – as multidões (sem mencionar os preços) não são brincadeira.
Lago de Como
Você pode supor que a cidade homônima no Lago Como é uma armadilha para turistas cheia de cafés e lojas de souvenirs, mas Como é exatamente o oposto. (A vizinha Bellagio, por outro lado, ganha para a cidade mais superestimada.)
Comece em pequenas ruas laterais, como a Via Bernardino Luini, para explorar a caxemira italiana na Falconeri. Na Via Carcano, você encontrará artigos para casa, cozinha e escritório centrados no design na Dep Design Store.
Veneza, uma das cidades mais românticas da Itália
Casais que passam a lua de mel em Veneza são atraídos para a “cidade flutuante” com a promessa de passeios de gôndola panorâmicos. Ademais, praças perfeitas e hotéis luxuosos em estilo de palácio.
Depois de passar alguns dias vagando pelos caminhos estreitos e sinuosos, atravessando pequenas pontes sobre canais cintilantes e vendo a arquitetura histórica em todos os lugares, o romance de Veneza é suficiente para que qualquer casal se apaixone novamente.
Ravello
Esta é uma pequena vila afastada da Costa Amalfitana em um penhasco com vista para o mar. Assim sendo, não é tão frequentada como a vizinha Positano, em grande parte porque não há acesso direto à praia.
Mas o que falta na orla compensa com vistas espetaculares e menos multidões. Então, explore locais como a Villa Rufolo, do século XIII, que tem lindos jardins em terraços e arquitetura em estilo mourisco (chamado de “uma Alhambra em miniatura”).
Enfim, termine o seu dia com um jantar tranquilo e panorâmico no Palazzo Avino ou no Belmond Hotel Caruso.
Quais dessas cidades mais românticas da Itália você se interessou? Escreva para nós e compartilhe também se já conheceu alguma delas.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.