Giorgio de Chirico nasceu na família de um engenheiro ferroviário italiano. E depois estudou em Atenas, Florença e Munique. Aliás, foi muito influenciado pela filosofia de Nietzsche e pela arte simbolista de Arnold Böcklin.
Em 1910, de Chirico mudou-se para Paris, onde fez contato com Picasso. Ademais, fez amizade com Guillaume Apollinaire (1880-1918), poeta francês e líder do movimento vanguardista que rejeita as tradições poéticas em perspectiva, ritmo e linguagem.
Assim sendo, em Paris, ele começou a produzir imagens oníricas altamente perturbadoras de cidades desertas, por exemplo. Logo, a Grande Torre, A Recompensa do Adivinho, Mistério e Melancolia de uma Rua, etc.
Com isso, produziu fotos com fantásticas combinações de imagens que carregavam uma carga de mistério, por exemplo. Então, Love Song, Portrait premonitoire de Guillaume Apollinaire, A Incerteza do Poeta, et al.
As mesmas formas assombradas tendem a aparecer repetidas vezes em combinações poéticas. E aqui o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará um pouco sobre sua biografia, suas XVII pinturas também listadas.
Giorgio de Chirico em Ferrara
Em 1917, no hospital militar de Ferrara, de Chirico conheceu um compatriota, também pintor, Carlo Carrà (1881-1966). Então, juntos fundaram a pintura metafísica.
Embora o movimento tenha durado pouco, foi talvez o movimento mais original. Além disso, o mais importante da arte italiana do século XX e o ponto mais alto da carreira de pintura de De Chirico.
Sendo assim, as pinturas metafísicas de De Chirico tiveram grande influência sobre os artistas surrealistas. E que reconheceram nelas a expressão eloquente do inconsciente e do absurdo a que eles próprios aspiravam.
Em palavras e por exemplo, Ernst, Tanguy, Magritte e Dali, entre outros, mostraram uma rara unidade em reconhecer de Chirico como um mestre precursor.
Na década de 1930, no entanto, de Chirico mudou para uma forma de expressão mais convencional. Então, seu grande interesse pela arqueologia e pela história tomou a forma de pinturas neobarrocas repletas de cavalos, naturezas-mortas e retratos.
Logo, os surrealistas, em particular, condenaram seu trabalho posterior.
Em 1929 de Chirico escreveu Hebdomeros, um romance de sonho. Todavia, na década de 1930, depois de retornar à Itália, renunciou a todos os seus trabalhos anteriores.
E voltou ao estilo acadêmico e ao estudo das técnicas dos antigos mestres. Logo, publicou sua autobiografia Memorie della mia vita em 1945.
Giorgio de Chirico – XVII pinturas e obras de arte mais importantes
Aqui estão as XVII pinturas listadas de Giorgio de Chirico. Então, confira!
I – O Enigma da Hora, de1911, em Óleo sobre tela com coleção privada.
II – Nostalgia do infinito, de 1913, em Óleo sobre tela, no Museu de Arte Moderna, Nova York, NY, EUA.
III – O Despertar de Ariadne, de 1913, em Óleo sobre tela, na Coleção privada.
IV – A Grande Torre/ La Grande Tour, de 1913, em Óleo sobre tela, com 123,5 x 52,5 cm. Kunstsammlung Nordrhein-Westfalen, Düsseldorf, Alemanha.
V – Le Rêve Transformé, de 1913, em Óleo sobre tela, com 63x152cm. E se encontra no Museu de Arte de Saint Louis, St. Louis, MO, EUA.
VI – A recompensa do adivinho, de 1913, em Óleo sobre tela, onde se encontra no Museu de Arte da Filadélfia, Filadélfia, PA, EUA.
VII – Praça D’Itália, de 1913, em Óleo sobre tela. E está na Galeria de Arte de Ontário, Toronto, Canadá.
VIII – A incerteza do poeta, de 1913, em Óleo sobre tela, com 106x94cm. E está em Tate Gallery, Londres, Reino Unido.
Mais Pinturas de Giorgio de Chirico
IX – Love Song/Le Chant D’Amour, de 1914, em Óleo sobre tela, com 73 x 59,1 centímetros. Ademais, está no Museu de Arte Moderna, Nova York, NY, EUA.
X – Retrato Prémonitoire De Guillaume Apollinaire, de 1914, em Óleo sobre tela. 81,5 x 65 cm. E está localizada no Musée National d’Art Moderne, Centre Georges Pompidou, Paris, França.
XI – Torino Printanière, de 1914, em Óleo sobre tela, com 124×99,5cm e em coleção privada.
XII – L’Angoisse Du Départ, de 1914, em Óleo sobre tela, com 85x69cm. E está Albright-Knox Art Gallery, Buffalo, NY, EUA.
XIII – Mistério e melancolia de uma rua, de 1914. Além disso, em Óleo sobre tela, com 88x72cm, em coleção privada.
XIV – Le Duo (Les Mannequins De La Tour Rosel), de 1915. Ademais, em Óleo sobre tela, com 81,9 x 59 cm, no Museu de Arte Moderna, Nova York, NY, EUA.
XV – Hector e Andrômaca, de 1917, em Óleo sobre tela, na Galleria Nazionale d’Arte Moderna, Roma, Itália.
XVI – As musas inquietantes, de 1918, em Óleo sobre tela, na coleção privada.
XVII – O filho pródigo, de 1922, em Óleo sobre tela, no Museo d’Arte Contemporanea, Milão, Itália.
Aqui está um grande pintor e artista onde suas obras se espalharam pelo mundo. E você já conhecia Giorgio de Chirico? Conte-nos mais sobre o que achou dele.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.