Se você está procurando uma opção turística única em Roma, escolha as Termas de Caracalla. Desse modo, é um dos banhos termais mais extensos e impressionantes das raízes antigas da cidade.
Logo, os banhos de Caracalla são emocionantes para todos os turistas e amantes de uma boa experiência em águas mornas. Por isso, não a deixe de incluir em seu roteiro na Cidade Eterna.
E por que você deve ir? Pois bem, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana fornecerão algumas sugestões e dicas de impressionante lugar.
Termas de Caracalla em Roma é a opção turística incrível
As termas foram construídas sob o reinado de Marco Aurélio, entre 212 e 216 d.C. Sendo assim, eram os banhos termais mais espetaculares de seu tipo, onde os cidadãos podiam se banhar, relaxar, socializar e se exercitar.
Logo, as Termas de Caracalla, ou Thermae di Caracalla, também abrigavam uma biblioteca, jardins e templo. Desse modo, você precisará usar sua imaginação quando visitar o local antigo hoje, já que tudo o que resta são as paredes do térreo e as abóbadas desmoronadas.
No entanto, é um ótimo local para ver enquanto estiver na capital italiana.
Chegando aos Banhos de Caracalla de trem
As Termas de Caracalla estão localizadas perto da Via Ápia, uma das estradas mais antigas e importantes de Roma. Sendo assim, fica um pouco ao Sul do centro histórico.
Então, significa que você precisará pegar transporte para chegar lá se estiver bem movimentado e agitado.
Pegando o trem para Roma
Você pode chegar facilmente a Roma de trem a partir de qualquer grande cidade italiana, graças às frequentes conexões ferroviárias de alta velocidade operadas pela Trenitalia e Italo.
Qual estação fica mais próxima das Termas de Caracalla?
Existem algumas maneiras de chegar aos Banhos de Caracalla. Assim sendo, o sistema de transporte público em Roma é excelente, com muitos ônibus, bondes e metrôs circulando por toda a cidade.
Explorando as Termas de Caracalla
Visitar as Termas de Caracalla não poderia ser mais fácil. Desse modo, uma vez dentro, você pode passear à vontade e apreciar as ruínas antigas.
Não há necessidade de um guia, pois há muitas placas para explicar onde você está e o que está vendo. Ainda assim, ter um guia experiente mostrando a você pode tornar sua experiência ainda mais emocionante.
Ao caminhar, você verá muito da estrutura das Termas de Caracalla. Assim sendo, fique atento à extensa área de piscina, academia, vestiários e outros pontos notáveis.
Na área de natação, você pode ver um jogo antigo à beira da piscina esculpido na pedra. Logo, imagine as competições que poderiam ter ocorrido aqui séculos atrás!
Há também alguns grandes fragmentos de mosaico, que teriam sido exibidos no segundo andar. Infelizmente, apenas as ruínas do térreo permanecem, mas esses animais marinhos em mosaico e deuses romanos ajudam a dar aos visitantes uma ideia de como eram os banhos.
Visitando o subsolo
Você também pode visitar as partes subterrâneas das Termas de Caracalla. Assim sendo, isso se deve a um longo processo de escavação e é essencial para aproveitar ao máximo sua viagem.
Então, você poderá ver os bastidores dos banhos, onde os escravos atiçavam o fogo em cerca de 50 fornos de tijolos. E esses fogos eram usados para aquecer as piscinas e pisos e precisavam ser mantidos acesos durante o dia e a noite.
As partes subterrâneas das Termas de Caracalla também abrigam uma extensa rede de tubulações e bombas. Durante os dias de glória do banho, canos de chumbo transportavam água de um aqueduto próximo a cerca de 20 galões por segundo.
Além disso, moviam a água ao redor do prédio. Portanto, esses recursos inteligentes ajudam a ilustrar a quão avançada era a Roma Antiga.
Então, o espaço subterrâneo é fácil de visitar. Logo, os túneis são grandes e os tetos altos. Portanto, você ficará abaixo da superfície por cerca de 20 a 30 minutos, dependendo de quanto tempo você levar para admirar as exposições.
Visitando as Termas de Caracalla à noite
De agosto até o início de outubro, você pode visitar as impressionantes Termas de Caracalla à noite. Sendo assim, os banhos são iluminados atmosféricos, tornando esta experiência totalmente memorável e bem diferente do passeio diurno usual.
Termas de Caracalla História e fatos
As Termas de Caracalla foram encomendadas pelo imperador Septímio Severo no ano 206 d.C. e concluídas por seu filho, o sinônimo Caracala, em 216.
Sendo assim, as termas foram projetadas para acomodar 1.600 visitantes. E eram muito populares entre os cidadãos romanos até fecharem no final do século VI. Hoje, os banhos em ruínas são os maiores do gênero, abrangendo uma área de 230 por 115 metros.
Construindo os banhos da Termas de Caracalla
Construir os maiores e mais belos banhos da Roma Antiga não é tarefa fácil. Cerca de 13.000 prisioneiros de guerra, da campanha escocesa de Septímio Severo, foram usados para nivelar o local das Termas de Caracalla.
Para a construção, cerca de 6.000 comerciantes trabalharam todos os dias na construção da gigantesca estrutura. Então, isso exigiu cerca de 21 milhões de tijolos!
Além disso, ainda não é o fim. Em seguida, 600 marmoristas esculpiram estátuas e decorações em 6.300 metros cúbicos de mármore.
Aqui terminamos essa Parte I sobre Termas de Caracalla em Roma e esperamos que esteja sendo uma experiência incrível. Então, se sim, comente abaixo.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.