Biografia de Domenico Veneziano e suas pinturas de arte
Nos registros históricos, sabe-se pouco da vida de Domenico Veneziano. E apenas algumas de suas obras sobrevivem.
Todavia, apesar disso, ele é classificado entre os maiores mestres do início do Renascimento italiano. E ele se dizia veneziano.
Mas, não se sabe onde nasceu. Logo, se em Veneza ou se a família se mudou de Veneza para Florença antes de seu nascimento.
Assim sendo, alguns historiadores da arte pensam que Domenico recebeu treinamento inicial em Veneza. Logo, onde conheceu as pinturas de artistas do Norte da Europa.
E, assim, ele foi sendo influenciando e conquistando o seu espaço, aos poucos. Portanto, aqui o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre esse grande mestre que iniciou o Renascimento italiano em sua época.
Biografia de Domenico Veneziano
Na década de 1430, trabalhou em Perugia. Em 1438, ele escreveu a Piero de’Medici, pedindo ajuda para obter comissões em Florença.
Desse modo, sua carta de solicitação foi evidentemente bem-sucedida. Então, ele se estabeleceu em Florença por volta de 1439. E, exceto por breves períodos, trabalhou lá até sua morte.
Por volta de 1444, pintou os afrescos da igreja de San Egidio no Hospital de Santa Maria Nuova. Além disso, trabalhou junto com Andrea del Castagno e Piero della Francesca, seu maior aluno.
Todavia, nenhum desses afrescos sobreviveu. Logo, essa perda deixou uma grande lacuna. Então, no conhecimento sobre o desenvolvimento da pintura florentina do início do Renascimento.
Em 1447, Domenico Veneziano completou sua obra-prima conhecida como Retábulo de Santa Lúcia das Magnólias para a igreja de Santa Lucia dei Magnoli.
Assim sendo, o painel central, Madonna and Child with Saints, está na Galeria Ufizzi. E cinco painéis estão em museus de Washington, Cambridge e Berlim.
Dessa maneira, essa pintura está entre as obras mais importantes do início do Renascimento italiano. Definitivamente, marcou o fim do uso de polípticos como pinturas de altar. E sua paleta pastel deve ter causado um impacto revolucionário nos contemporâneos.
Embora Domenico Veneziano tenha estudado Massaccio, Uccello e Castagno no que diz respeito à representação do espaço e da figura, a cor era sua principal preocupação.
Então, o método de adicionar mais óleo à têmpera como aglutinante foi usado nos tempos modernos para intensificar a cor. Portanto, Domenico experimentou a técnica para criar efeitos de luz atmosféricos.
A última obra conhecida do artista é o afresco de São João Batista. Ademais, São Francisco para a Capela Calvacanti na igreja de Santa Croce. Enfim, o afresco foi removido da parede em 1566 e o artista morreu em Florença em 1461.
Domenico Veneziano – IX pinturas e obras de arte mais importantes
I – Madona E Criança
c.1437-38. Têmpera sobre madeira. 73,2 x 53,2 centímetros. Assim sendo, Museu de Arte, Bucareste, Romênia.
II – A Adoração dos Magos, obra de Domenico Veneziano
c.1439-41. Álamo, diâmetro 84 cm. Também em Gemäldegalerie, Berlim, Alemanha
III – São João No Deserto
c 1445. Madeira. 28,5 x 32,5 cm. Então, a Galeria Nacional de Arte, Washington, DC, EUA
IV – São Francisco Recebendo Os Estigmas
c.1445. Madeira. 26,7 x 30,5 cm. Sendo assim, A Galeria Nacional de Arte, Washington, DC, EUA
V – Madona E Criança
c.1445. Têmpera sobre madeira. 83x57cm. Dessa maneira, a Galeria Nacional de Arte, Washington, DC, EUA.
VI – A Madona e o Menino Entronizados com Ss. Francisco, João Batista
1445-47. Têmpera sobre painel de madeira. 209 x 216. Logo, Galleria degli Uffizi, Florença, Itália.
VII – O Martírio de Santa Lúcia, obra de Domenico Veneziano
c.1445-48. Álamo. 26,5 x 29,5 cm. Painel Predela do Retábulo de Santa Lúcia das Magnólias. Gemäldegalerie, Berlim, Alemanha.
VIII – São João Batista e São Francisco.
1455-1460. Afresco destacado. 190x115cm. Desse modo, Museo dell’Opera di Santa Croce, Florença, Itália.
IX – Retrato De Uma Jovem Mulher
c.1465. Têmpera sobre madeira. 52,5 x 36,5 cm. E em Gemäldegalerie, Berlim, Alemanha.
Conte-nos o que achou em descobrir algumas informações da biografia de Domenico Veneziano. Por fim, compartilhe sobre as suas obras de pinturas.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.