Cultura da Calábria, Itália – Arte, música, literatura e muito mais

Cultura da Calábria, Itália – Arte, música, literatura e muito mais Foto> Freepik

Se você viajasse por toda a extensão da Itália, seria difícil encontrar outra região com a grande variedade de beleza natural selvagem e intocada como a da Calábria.

Assim sendo, as suas cordilheiras escarpadas e quilômetros de praias de areia branca são a base da história antiga e das tradições dessa região.

Sendo assim, da arquitetura dos castelos e catedrais locais aos teatros de ópera e magníficas descobertas de arte subaquática, a Calábria é uma terra de muitos tesouros escondidos que são melhor descobertos com o coração aberto, olhos arregalados e desejo de magnificência.

Por esses motivos, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará a você um pedaço da sua enorme beleza. Portanto, não deixe de ver.

Arquitetura e cultura da Calábria

O Castelo Aragonês é visto como um símbolo da cidade de Reggio Calabria. Assim sendo, a estrutura foi o lar de vários habitantes diferentes, incluindo os normandos, angevinos e aragoneses ao longo dos séculos.

Logo, cada civilização deixou sua marca no castelo com várias modificações, embora tenha sido Ferdinando I de Aragão quem iniciou as mudanças mais drásticas e expandiu muito o castelo.

Então, seu legado persiste como homônimo do castelo. E o monumento é um dos mais visitados da cidade e da Calábria devido à sua arquitetura medieval e inusitada localização à beira-mar.

E após anos de decadência, o castelo acabou sendo restaurado e recuperou seu lugar como ponto focal no centro da cidade de Reggio Calabria.

Agora, perto do Castelo Aragonês está a Igreja dos Ottimati. Desse modo, acredita-se que a igreja tenha sido construída no século X e acabou sendo reconstruída por uma Confraria Normanda.

Então, o exterior do edifício religioso é simples, mas clássico, com uma grande porta principal em arco e uma rosácea na frente. Agora, sua característica exterior mais notável é a cúpula vermelha brilhante que fica no topo de um telhado de terracota.

Também o interior da igreja é muito mais intrincado, com lindos pisos com padrões de mosaico feitos de pedras coloridas, altas colunas de mármore, tetos abobadados e arte de época. E a pintura mais famosa dentro da Igreja dos Ottimati é a Anunciação da Virgem Maria, de Agostino Ciampelli.

Uma das peças mais originais

Talvez uma das peças mais originais da arquitetura local seja o Castelo Aragonês de Le Castella. O castelo fica logo acima da Reserva Marinha de Capo Rizzuto, de modo que quase parece estar afundando lentamente na água azul cristalina.

Além disso, o castelo só está ligado ao continente por uma fina faixa de terra. Por mais rara que seja o exterior, o interior guarda maravilhas ainda mais incomparáveis.

Uma bela escada em espiral de pedra conecta os três andares do castelo com cada andar oferece uma vista diferente. Enquanto as vistas do Mar Tirreno do castelo são espetaculares, uma sala oferece aos visitantes uma rara observação da vida marinha protegida do fundo do mar em tempo real através das câmeras subaquáticas do castelo.

Então, por causa do número de cadeias de montanhas, existem inúmeras vilas lindas e pitorescas escondidas no coração dos picos. E bem como no topo de estruturas rochosas com vista para o mar.

Logo, as aldeias próximas e ao redor das montanhas de Aspromonte são uma excursão maravilhosa onde os visitantes podem desfrutar da beleza natural da terra entre as paradas.

Ademais, outro lugar imperdível é Scilla, que fica no topo de rochas escarpadas com vista para o mar, graças à sua localização ao longo do Estreito de Messina.

Por fim, o distrito costeiro de Scilla, chamado Chianalea, é considerado uma das aldeias mais bonitas da Itália.

Literatura na cultura da Calábria

Embora nem todos os escritores calabreses tenham alcançado fama nacional ou internacional, essa terra encantadora teve um impacto significativo na literatura ao longo dos séculos.

Então, um exemplo é Tommaso Campanella, um frade dominicano do século XVI conhecido por seus escritos filosóficos, tratados teológicos e poemas.

Vários séculos depois, a vida cotidiana na Calábria tomou o centro das atenções nas obras de Nicola Misasi, cujo estilo narrativo retratava as histórias de fazendeiros, pastores e bandidos locais.

E criando um instantâneo quase preciso, mas às vezes romantizado, da Calábria no final do século XIX e início do século XX.

Na mesma linha, Corrado Álvaro implementou o estilo verismo (realismo italiano) para retratar e chamar a atenção para a pobreza generalizada em sua região natal.

A primeira e mais significativa obra de Álvaro, Gente em Aspromonte, é uma coletânea de 13 contos que narram as lutas dos pastores na região de Aspromonte durante as primeiras décadas do século XX.

Nos anos mais recentes, vários autores calabreses ganharam aclamação nacional e internacional. Entre eles está Carmine Abate, escritor de contos, romances e ensaios com temas sobre migração e diferenças culturais.

Logo, suas obras foram traduzidas para o inglês, bem como para várias outras línguas europeias e árabes.

Também vale a pena mencionar os escritores que fazem parte da tradição arbëresh (ítalo-albanesa) da Calábria.

Giulio Variboba, um poeta arbëresh nascido na província de Cosenza, é mais conhecido por sua obra intitulada A Vida da Virgem Maria, que foi escrita em Arbëresh em meados do século XVIII.

Enfim, o trabalho de Variboba é creditado com o avanço da cultura Arbëresh na Calábria. Mas, há ainda muitos outros não listados aqui.

Arte e cultura da Calábria

Esta região do Sul, localizada na Itália, é amplamente cercada pelas águas dos mares Tirreno e Jônico. Portanto, é mais do que apropriado que algumas das peças de arte mais conhecidas da Calábria tenham sido descobertas quilômetros sob ondas espumantes.

Assim sendo, o Museu Nacional de Reggio Calabria apresenta vastas coleções arqueológicas de períodos antigos da antiga civilização italiana, Magna Grécia e da era bizantina.

O museu tem uma seção subaquática particularmente interessante que exibe relíquias antigas encontradas nas águas da Calábria. E, incluindo os icônicos Riace Bronzes, que são duas estátuas de bronze de mais de um metro e oitenta que pesam mais de 300 libras cada.

As estátuas foram recuperadas do fundo do Mar Jônico e acredita-se que tenham sido originalmente lançadas de um navio que tentava aliviar sua carga enquanto atravessava o mar.

Entre os artistas nativos da Calábria, Marco Cardisco (também conhecido como Marco Calabrese) foi um dos mais ativos durante o período renascentista.

E conhecido por seus retratos de nobres romanos, Giuseppe Pascaletti foi talvez o artista mais proeminente da província de Cosenza durante o século XVIII.

A Calábria também é o lar do artista Enrico Salfi. Nascido em Cosenza, Salfi foi um renomado pintor que se concentrou em assuntos bíblicos e romanos antigos.

Uma figura-chave moderna da cena artística da Calábria é Umberto Boccioni, um pioneiro do Movimento Futurismo da Itália que prevaleceu durante as primeiras décadas do século XX.

Apesar de uma carreira relativamente curta, as obras de Boccioni foram exibidas em muitos dos principais museus de arte da Itália, bem como no Metropolitan Museum of Art, em Nova York.

Música na cultura da Calábria

A Calábria é o lar do Festival Internacional de Jazz Roccella Ionica, fundado em 1981 e que ocorre todos os anos em agosto. Assim sendo, o festival incentiva músicos de todas as formas de arte e gênero de música a experimentar e colaborar.

Para tanto, não é incomum ter compositores e cantores dos gêneros jazz, música clássica e pop interagindo durante o festival.

Em termos de música moderna, a Calábria é o lar de vários compositores cantores aclamados nacionalmente, incluindo as irmãs Mia Martini e Loredana Bertè, bem como Rino Gaetano e Brunori Sas.

Compartilhe conosco o que achou ao descobrir sobre a cultura da Calábria.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.