X Comidas tradicionais de Veneza, Itália

X Comidas tradicionais de Veneza, Itália Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Conheça as comidas tradicionais de Veneza como Carpaccio

Mencione as palavras comida italiana e muitas imagens de massas e pizzas geralmente vêm à mente. De fato, esses dois itens básicos estão sendo geralmente associados à Itália e suas muitas regiões.

Como tal, é bastante comum ver a maioria dos turistas comendo-os em áreas turísticas populares de Veneza. Embora não haja absolutamente nada de errado com isso, há outras iguarias que os próprios venezianos gostam de comer.

Na verdade, a maioria dos pratos venezianos autênticos consistem em peixes e vegetais. Assim sendo, isso se deve à sua localização geográfica única na lagoa e à sua proximidade com as ilhas de Sant’Erasmo.

Então, se você está planejando fazer uma viagem a Veneza, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana irá sugerir algumas das comidas tradicionais de Veneza, Itália.

X Comidas tradicionais de Veneza, Itália

I – Baccalà Mantecato

Um clássico e icônico prato veneziano, Baccala Mantecato é o bacalhau seco do Atlântico que é demolhado, escalfado. E batido até se tornar uma mousse com uma textura leve e fofa.

Em seguida, geralmente é espalhado em uma fatia de baguete ou polenta grelhada. Também bebido com um copo de vinho ou um coquetel espumante.

O Baccala, ou bacalhau salgado, está sendo demolhado em água doce durante longos períodos de tempo para ficar tenro e saboroso antes de ser utilizado. Enfim, os moradores da região chamam esse prato de um gosto obrigatório de Veneza.

II – Polenta e Schie, uma das comidas tradicionais de Veneza

Uma tradução literal de Polenta e Schie sairia como fubá com camarão. Sendo assim, outrora considerado um prato aos menos favorecidos, a polenta e schie é agora um requintado aperitivo veneziano servido na maioria dos restaurantes.

Também é visualmente agradável – a textura lisa, amarela e parecida com mingau da polenta contrasta bem com o schie frito ou cozido. E a melhor parte desse prato você pode servir de muitas maneiras diferentes.

Então, experimente todas se puder e veja qual versão você prefere.

III – Sarde em Saor

Sarde em Saor significa literalmente sardinha agridoce. Desse modo, é um pequeno lanche popular em Veneza sendo melhor degustado quando preparado um dia antes.

Então, as sardinhas geralmente são levemente polvilhadas em farinha e depois fritas até ficarem douradas e crocantes. Logo, uma combinação de cebolas fatiadas salteadas, passas, pinhões e vinagre de vinho branco é preparada e usada para marinar as sardinhas por pelo menos 24 horas.

Agora, imagine o sabor do mar que está sendo equilibrado pela doçura das passas e do ‘noz’ dos pinhões. Hum!

IV – Bigoli

Bigoli é uma massa longa e espessa originária da região de Vêneto, onde Veneza está localizada. E embora pareça muito semelhante à massa de espaguete padrão que vemos hoje, é muito maior e tem uma textura mais grossa.

Assim sendo, pode ser usado em muitos pratos de massa. Porém, tradicionalmente, era comido com pato ou ragu de salsicha (molho à base de carne), bem como anchovas (sardinha salgada).

V – Tiramisu

Se você já acessa os nossos posts, certamente, sabe o que é tiramisu! Sendo assim, essa sobremesa atemporal de bolo italiano à base de café tem muitas variações.

E também é uma das sobremesas mais fáceis de fazer em casa. Embora existam debates intermináveis ​​sobre a origem do tiramisu, na Itália, a maioria acredita que pode ter vindo de uma pequena cidade nas proximidades de Veneza.

Leia mais: 6 Dicas de culinária italiana: Rica em variedades ao paladar!

VI – Carpaccio, uma das comidas tradicionais de Veneza

Carpaccio, um alimento básico em restaurantes italianos em todo o mundo, é um aperitivo de carne crua em fatias finas ou socada que geralmente é servido com uma fatia de limão, queijo, azeitonas ou folhas de rúcula.

Logo, aqui está um pouco de curiosidades da história: o prato estava sendo inventado por volta de 1950 por Giuseppe Cipriani, dono de um famoso restaurante chamado Harry’s Bar em Veneza.

Desse modo, servira à condessa Amália Nani Mocenigo, que estava sob ordens médicas para evitar carnes cozidas.

Mais tarde, recebeu o nome de Vittore Carpaccio, um pintor renascentista veneziano conhecido por seus tons de vermelho e branco em suas obras.

VII – Fritelle alla Veneziane

Frittelle são tradicionais rosquinhas venezianas macias e fofas. E que estavam sendo servidas apenas durante o festival cristão do Carnaval em Veneza. Sendo assim, os mais favorecidos economicamente podiam pagar por ele.

Graças à sua popularidade, essa sobremesa doce estava sendo declarada a sobremesa nacional do estado veneziano no século XVIII. Desde então, o frittelle você pode comprar na confeitaria local ou feito no conforto da casa.

Além disso, Frittelle vem em muitas variações, como fritelle assada, fritelle de creme ou fritelle de ovo, para citar alguns. Agora, o frittelle alla veneziane original. No entanto, não possui ingredientes adicionais que alteram seu sabor original.

VIII – Risoto

Desde o século XII, o risoto domina há muito tempo a cena culinária veneziana. Dessa maneira, é difícil não ver o porquê.

Semelhante à massa, o risoto vem em muitas variações e sabores. Então, o que o distingue de outros pratos de arroz é, de fato, o tipo de arroz utilizado no risotto.

Comumente conhecido como arroz arbóreo, são grãos de arroz curtos, gordos e arredondados que são muito amiláceos. Então, isso permite que o arroz absorva o caldo de cozimento adequadamente e ainda permaneça macio e cremoso.

Em Veneza, o risoto está sendo quase servido como uma sopa de arroz. E sua consistência, chamada de all ‘onda, e bem diferente da versão popular encontrada em outras partes da Itália.

IX – Buranelli

Este biscoito amarelo em forma de donut é originário da ilha de Burano, uma vila de pescadores perto de Veneza. Sendo assim, feito com ingredientes naturais como ovos, farinha, açúcar e manteiga, este lanche saudável tem longa durabilidade.

Diz-se que esses biscoitos foram meticulosamente feitos e dados aos pescadores como alimento enquanto eles estavam no mar por longos períodos de tempo.

Enfim, buranelli são crocantes e não muito doces, tornando-os o companheiro perfeito para uma refrescante xícara de café ou cappuccino.

X – Risi e Bisi, outras comidas tradicionais de Veneza

Risi e Bisi, um risoto veneziano mais famoso que consiste em arroz e ervilhas, é um prato inusitado que pode ser considerado meio risoto e meia sopa.

Geralmente, está sendo um primeiro prato e mais comumente consumido no inverno e na primavera. Assim sendo, outros ingredientes como pancetta, salsa, parmesão e cebola estão sendo usados ​​nesse prato.

Ademais, se reúnem através de um método de preparo específico. Então, se tiver oportunidade, experimente esse prato tradicional.

A comida não apenas une as pessoas, mas também conta a história de uma nação. Assim como essas comidas tradicionais venezianas, temos certeza de que há histórias de outros pratos tradicionais venezianos.

Enfim, eles estão esperando para serem descobertos e contados.

Bom apetite e nos conte quais das melhores comidas tradicionais de Veneza combinam com você!

Confira também: Pequenas dicas para um melhor preparo de massas, risotos e demais comidas italianas

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.