Castelos mais bonitos de Abruzzo e sua cultura local

castelos mais bonitos de Abruzzo e sua cultura local Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Castelos mais bonitos de Abruzzo

Abruzzo, conhecida como a região mais verde da Europa, fica a 80 quilômetros de Roma, na região central da Itália. Sendo assim, Abruzzo reservou quase metade de suas terras para espaços verdes.

Além disso, segue-se conhecida por seus exuberantes parques nacionais e reservas naturais. Também imersos entre a vegetação estão joias escondidas.

Logo, as ruínas de castelos medievais e fortalezas militares tornaram-se imperdíveis para historiadores, estudiosos e, agora, turistas. Portanto, aqui no blog Benini & Donato Cidadania Italiana você poderá apreciar alguns deles.

Castelos mais bonitos de Abruzzo e sua cultura local

Rocca Calascio

No topo das falésias rochosas da província de L’Aquila fica o forte do século XIII, Rocca Calascio. Sendo assim, uma vez usada para fins militares, a fortaleza decadente fica a uma altitude de 1.460 metros.

Deste ponto de vista, Rocca Calascio oferece uma vista panorâmica da Planície Navelli e do Vale do Tirino. Então, a beleza que tudo consome fez deste um ponto de acesso para a filmagem de filmes medievais; incluindo Lady Hawke, O Nome da Rosa e A Jornada da Noiva.

Da vila de Calascio, suba ou siga as curvas e curvas da trilha estreita até o forte. Depois de explorar Rocca Calascio, retorne à vila para relaxar em vários dos bares espalhados pela cidade.

Castello Roccascalegna, um dos castelos mais bonitos de Abruzzo

Situada entre os vales do Rio Secco e Sangro, na província de Chieti, em Abruzzo, está a vila medieval de Roccascalegna. Logo, elevando-se acima da cidade, em sua posição dominante, fica o Castello Roccascalegna.

Desse modo, o castelo do século V pertenceu aos lombardos, que então passaram a propriedade da enorme fortaleza para os suevos. E depois de vários anos e vários proprietários diferentes, o Castello Roccascalegna adquiriu lentamente um visual mais extravagante.

No entanto, isso mudou. Quando a fortaleza foi abandonada no século XVIII, ficou deserta por três séculos. Assim sendo, sem proteção contra os elementos e ladrões, a estrutura do castelo começou a se deteriorar.

Enfim, uma restauração recente em 1996 trouxe o Castello Roccascalegna de volta à sua antiga glória.

Leia mais: Castelos italianos: uma viagem pela arquitetura e lendas, onde se preserva o fascínio intemporal da história – Parte I

Castelo Caldora

Construído nas encostas da província de L’Aquila, é o castelo mais antigo da região de Abruzzo. Então, com três torres dignas com vista para o Vale Peligna, Castello Caldora já foi parte de um extenso sistema de defesa militar.

Um sistema que incluía seis outros castelos, incluindo Anversa e Roccascale. Após uma recente restauração, diferentes partes do castelo foram abertas para visitas.

Desse modo, planos para abrir uma das três torres ao público estão sendo discutidos. Então, uma vez acessível, a torre oferecerá aos visitantes uma vista da cidade e do vale circundante.

Enfim, apenas a uma curta distância da praça da cidade de Pacentro, esse local histórico fica ao lado de vários hotéis e lojas.

Civitella del Tronto

Situada no topo das colinas da província de Teramo, fica Civitella del Tronto. Outrora pertencente a Filipe II de Habsburgo, rei de Espanha, este forte é considerado o uso mais estratégico da engenharia e posicionamento militar na Europa.

Então, Civitella del Tronto tem vista para o Reino da Santa Sé, bem como o Reino de Nápoles. Os passeios pela fortaleza levam os visitantes ao longo de três caminhos cobertos dentro da enorme estrutura de 25.000 m².

As áreas acessíveis do forte incluem a praça de armas, o quartel dos soldados, a Igreja de San Giacomo. Desse modo, o que resta do palácio do governador e uma das muitas cisternas.

Após o passeio, desfrute de uma prova de sabor de Sassi d’Abruzzo. Um produto que só pode ser encontrado nesta região de Abruzzo e em toda a Itália.

Castelo Cantelmo, mais um dos castelos mais bonitos de Abruzzo

Posicionado no fundo do Vale Peligna, na província de L’Aquila, em Abruzzo, está o Castello Cantelmo. E sendo localizado na cidade medieval de Pettorano sul Gizio, o forte militar foi construído em um layout irregular com quatro torres pairando sobre as muralhas do complexo.

Após décadas de abandono, a fortaleza militar outrora reforçada foi deixada em ruínas. As recentes renovações feitas na década de 1990 permitiram que o Castello Cantelmo fosse aberto ao público.

Sendo assim, o antigo lar de tropas militares agora abriga várias exposições, incluindo “Os Homens e a Montanha”. Também “Exposição de Queimadores de Carvão” e “Descobertas Arqueológicas da Era Romana”.

Então, gostou de descobrir esses castelos mais bonitos de Abruzzo e sua cultura local? Conte-nos mais sobre as impressões que teve.

Confira também: Castelo Sforza – História, curiosidades e porque visitar

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.