Biografia de Paolo Uccello
Paolo di Dono é mais conhecido por seu apelido, Uccello – “o pássaro”, cuja origem não é clara. Assim sendo, Uccello foi um dos fundadores mais versáteis do início do Renascimento italiano.
E embora sua reputação posterior não refletisse seu verdadeiro significado, ele saiu de moda durante sua vida e só foi redescoberto no século XX.
Mas, por ter se destacado mesmo posteriormente, ele foi célebre e aqui o blog Benini & Donato Cidadania Italiana vai mostrar algumas de suas obras de arte e biografia.
Talento, obras de artes na biografia de Paolo Uccello
Ele foi originalmente aprendiz de Ghiberti, a quem ajudou na decoração das portas do paraíso do batistério de Florença. E nada sobreviveu de sua contribuição para os mosaicos de San Marco em Veneza.
Mas seus afrescos do Gênesis no Chiostro Verde de Santa Maria Novella em Florença (c. 1430) mostram que ele era um seguidor de Ghiberti. Logo, estava firmemente enraizado em o estilo gótico internacional.
É, portanto, uma grande surpresa notar sua mudança de direção na década de 1430. Então, desenvolvendo um intenso interesse pela perspectiva sob a influência das obras de Masaccio e Donatello, ele se dedicou ao desenvolvimento da nova ciência da perspectiva na pintura.
Desse modo, sua primeira grande conquista foi o Retrato Equestre de John Hawkwood. Então, prova da obsessão de Uccello pela perspectiva são seus desenhos nos Uffizzi de objetos que ele fez parecer transparentes para poder mostrá-los em sua complexidade estereométrica.
Infelizmente, ele sobreviveu ao seu próprio tempo: depois de pintar suas três peças de batalha da Batalha de San Romano, as comissões diminuíram à medida que o gosto geral mudou e exigiu refinamento da corte.
O pintor italiano Paolo Uccello foi uma figura importante no estabelecimento do Renascimento em Florença, Itália. Além de ser um pintor proeminente, Uccello também era um matemático habilidoso.
Pensamento de perspectiva
E foi seu pensamento lógico que despertou sua paixão pelo pensamento de perspectiva. Desse modo, ele passava dias e noites desenhando objetos únicos com uma perspectiva crítica.
Além disso, o pintor florentino teve bastante sucesso em fundir dois estilos artísticos distintos, o estilo gótico e o novo estilo heroico do início da Renascença.
Aliás, Uccello usou o conceito de perspectiva para dar mais profundidade às suas pinturas. E, com isso, estava sendo bem-sucedido em estabelecer as bases da perspectiva e da arte visual.
Logo, a palavra que melhor resume o trabalho de Uccello é idiossincrática; ousou ser diferente numa época em que a maioria dos artistas optava por técnicas mais seguras.
Uccello, por outro lado, estava enfatizando a cor e a teatralidade quando outros optaram pelo naturalismo para suas obras. Não é surpresa que Uccello não tenha deixado seguidores após sua morte; ele realmente era único.
Biografia de Paolo Uccello
Paolo di Dono nasceu em 1397 perto de Florença, Itália, filho de um pai barbeiro e sua esposa dona de casa. Assim sendo, o nome Uccello foi impulsionado por seu amor pela pintura de pássaros.
Aos 10 anos, Uccello estava aprendendo com o famoso escultor Lorenzo Ghiberti, cuja oficina era considerada o coração da arte florentina naquela época.
Desse modo, a oficina de Ghiberti está sendo considerada o local onde muitos grandes artistas foram treinados, incluindo também Uccello. E dentro de alguns anos na oficina Uccello logo se tornou membro da Arte dei Medici e degli Speziali, um grupo oficial de pintores que pertencia a Florença.
A influência de Ghiberti pode ser vista em alguns dos trabalhos anteriores de Uccello, que têm fortes dimensões angulares acompanhadas de uma força escultural.
Em algumas das pinturas de pássaros e animais de Uccello há um leve tom de naturalismo associado a eles. Sendo assim, os animais estavam sendo retratados como criações poderosas que possuem movimento único como qualidade.
A obra mais famosa de Uccello
Foi também na oficina de Giberti que um jovem Uccello conheceu um jovem Donatello no que resultaria em uma amizade para toda a vida. Talvez a obra mais famosa de Uccello seja A Batalha de San Romano; a pintura foi feita em três painéis diferentes e retrata a famosa batalha travada entre as tropas de Florença.
Logo, a pintura também mostra o fascínio de Uccello pela perspectiva. E todos os três painéis foram feitos em um padrão elaborado e decorativo composto por figuras em cavalos e uma vasta paisagem extensa.
Além disso, Uccello lidou muito bem com as diferentes texturas de cor nessa pintura e está profundamente enraizada em seu estilo gótico.
Outra obra-prima comentada de Uccello é sua pintura de São Jorge e o Dragão. Novamente feita em seu estilo gótico único, a pintura é uma maravilha.
Pois se destacou naqueles tempos e ainda hoje devido ao seu ângulo de perspectiva e estilo gótico. Enfim, essa pintura é um exemplo firme de quão bem Uccello entendia a perspectiva.
E aqui chegamos ao final e se você gostou de saber sobre a biografia de Paolo Uccello, gostaríamos de saber. Para isso, compartilhe conosco.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.