Cultura da Sardenha – Patrimônio artístico e grande número de edifícios religiosos

Cultura da Sardenha – Patrimônio artístico e grande número de edifícios religiosos Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Cultura da Sardenha

Cada cidade dessa maravilhosa ilha tem suas tradições culturais e monumentos históricos únicos. Sendo assim, o principal símbolo de Sardenha é a Fonte Rosello localizada perto da ponte de mesmo nome.

Logo, construído no poço da nascente que tem sido usado no século XV. Para tanto, a abertura da fonte tornou-se uma nova etapa na vida da cidade.

E as mulheres locais lavavam linho nele, e os trabalhadores traziam enormes barris para enchê-los com água limpa. Então, conhecer esses costumes é bem interessante.

Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana tem a alegria de compartilhar com você a cultura da Sardenha. E convidamos você a vir conhecer esse fascinante lugar cheio de obras artísticas.

Cultura da Sardenha

Sardenha é perfeita para férias em família. Logo, aqueles que não podem relaxar sem esportes completos e viagens a lugares bonitos também desfrutariam da pitoresca ilha.

Então, há um grande número de edifícios religiosos antigos que sobreviveu na ilha. Desse modo, em Cagliari você pode ver a bela Catedral de Santa Maria.

Sendo assim, a sua construção deu-se no século XVIII. E decidiu-se construir uma catedral no local da antiga igreja gótica.

Logo, representa um marco impressionante com forte predominância de elementos da arquitetura barroca. Mas, os especialistas podem ver facilmente outros estilos em sua fachada.

Aliás, o local de construção foi escolhido por uma razão, pois há uma fonte de cura atraindo peregrinos em suas paredes.

E o principal objeto turístico da capital é o anfiteatro romano, uma construção pré-histórica que está perfeitamente preservada até hoje. Dessa maneira, milhares de anos atrás, lutas de gladiadores e corridas de cavalos assistidas por milhares de espectadores foram realizadas nesta grande arena.

Dicas do que você deve saber enquanto estiver na Sardenha

A temporada de praia na ilha começa em maio e dura até meados de novembro. Sendo assim, o mês mais quente é agosto, quando a temperatura diária pode chegar a 35°C.

O Palazzo d’Albios localizado na pequena cidade de Alghero também é notável. Desse modo, construída no século XVI, a catedral não é apenas impressionante na aparência, mas também possui uma decoração interior única.

Logo, deve-se notar que a cidade velha de Alghero é caracterizada por uma abundância de locais históricos. Então, antigas muralhas de fortificação e ruas estreitas e sinuosas com incríveis edifícios medievais sobreviveram lá.

Um dos locais históricos mais interessantes está localizado em Barumini; estamos falando da famosa fortaleza, Nuraghe de Barumini. E existem mais de 7.000 colunas de formato cônico; os moradores locais usaram um material bastante incomum – basalto – para construí-los.

Para tanto, o basalto foi extraído nas encostas de vulcões extintos. E segundo os cientistas, edifícios únicos foram erguidos há mais de 2500 anos.

Ademais, monumentos históricos incomuns conseguiram sobreviver até os dias atuais apenas em parte. E a torre central cercada pelas ruínas e estruturas mais baixas é simplesmente incrível.

Logo, a Sardenha impressiona os viajantes curiosos com uma abundância de marcos históricos únicos.

Portanto, descobrir a Sardenha significa mergulhar e encontrar as suas tradições culturais mais antigas. E que sempre a caracterizaram e fazem dela um destino único e fascinante para quem todos os anos a escolhe como local para as suas férias.

Então, museus, sítios arqueológicos, festivais, danças, hábitos, sons, comidas e cidades vão fazer você conhecer essa ilha. Enfim, apreciá-la ainda mais com sua bela terra cheia de mistério e fascínio.

O Patrimônio artístico na Sardenha

A arte na Sardenha tem uma origem muito antiga. Assim sendo, os primeiros acontecimentos já foram no Neolítico com a decoração da cerâmica.

E com as representações da Deusa Mãe, passando depois para a civilização Nuraghic com as suas estatuetas de bronze representando personagens, animais e objetos da vida cotidiana, a vida que se desenvolveu em torno das aldeias nurágicas.

Cultura da Sardenha, o berço da arte e da civilização

Existem também testemunhos artísticos do período romano, graças à descoberta de elaboradas e valiosas esculturas, vasos, mosaicos e levantamentos arquitetônicos.

No período da Idade Média, estavam sendo encontradas principalmente esculturas de móveis em mármore no interior das igrejas. E enquanto a decoração exterior das mesmas igrejas remonta a um período diferente, quando a Sardenha passou do período bizantino para o judiciário.

Então, as influências do estilo ibérico e barroco sucederam-se produzindo pinturas e mármores policromados até 800, altura em que na Ilha desenvolveu-se no entanto uma produção artística autóctone, da pintura à escultura do século XIX.

Por fim, uma visita a museus, igrejas e sítios nurágicos fará com que você sinta e toque o verdadeiro patrimônio dessa bela ilha. E se você conhece algo sobre a cultura da Sardenha, não deixe de compartilhar abaixo.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.