Curiosidades e biografia de Masaccio – Considerado o maior mestre da pintura renascentista italiana

Curiosidades e biografia de Masaccio – Considerado o maior mestre da pintura renascentista italiana Foto: Flickr
Compartilhe em suas redes

Biografia de Masaccio, o mestre da pintura renascentista italiana

Tommaso di Ser Giovanni di Simone Guidi Cassai, chamado simplesmente de Masaccio foi considerado o maior mestre da pintura renascentista italiana. Assim sendo, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana discorrerá sobre sua biografia e curiosidades interessantes.

Desse modo, apesar de que pouco se sabe sobre sua formação, mas aqueles que foram decisivos para seu desenvolvimento destacam-se em: os grandes escultores florentinos Donatello e Nanni di Banco.

Além desses, as pinturas de Giotto, de quem ele era um verdadeiro herdeiro. E os primeiros trabalhos de Brunelleschi. Em 1422, Masaccio foi nomeado mestre da Guilda Florentina.

A partir de 1424

Logo, a partir de 1424, ele trabalhou com seu colega mais velho Masolino na decoração da Capela Brancacci. Com isso, foi dedicada a São Pedro.

Também Masaccio, aplicando as leis da perspectiva, conseguiu uma considerável ilusão de ótica de profundidade na pintura de construções arquitetônicas e paisagens.

Então, a ilustração de seu novo método é A Santíssima Trindade com a Virgem, São João e Dois Doadores (1426-28) em Santa Maria Novella em Florença. Logo, nessa obra, pela primeira vez, criou o efeito tridimensional onde alcançou em um plano bidimensional.

Masaccio provavelmente completou este afresco aos 27 anos, no ano em que (até onde sabemos) ele morreu. Sendo assim, em outras imagens da Trindade, Deus Pai é mostrado entronizado. E exceto para Masaccio, este é o único exemplo conhecido em que Ele se destaca.

Ele também foi capaz de retratar figuras ao ar livre de forma tão convincente que parecem borrar à medida que se afastam de nós.

Sendo assim, a perspectiva linear reproduz o efeito de formas cada vez menores à distância.

Com sua nova perspectiva aérea, Masaccio apontou que eles também ficam mais escuros e fora de foco.

Alguns historiadores da arte acreditam que ele lançou o novo estilo do Renascimento praticamente sozinho. Então, ele tinha apenas 21 anos na época e morreu 6 anos depois. E deixando para outros desenvolver suas descobertas.

Leia também: Giovanni Battista Tiepolo – Pintor italiano famoso pelo brilho de suas cores

Biografia de Masaccio – Grande pintor italiano

Ele nasceu como Tommaso di Ser Giovanni di Simone em 21 de dezembro de 1401. Além disso, morreu no verão de 1428. Desse modo, foi uma figura importante no Renascimento italiano.

Para tanto, ele era capaz de imitar os movimentos e figuras realistas em suas pinturas da natureza. No entanto, ele morreu jovem aos 26 anos.

E a causa exata de sua morte ainda é uma grande questão até hoje.

Descubra sobre curiosidades impressionantes sobre Masaccio

Aqui estão algumas curiosidades impressionantes sobre Masaccio. Portanto, vem conferir:

O nome segundo a biografia de Masaccio

O nome Masaccio é considerado a versão mais curta de Tommaso. Assim sendo, reflete o estilo humorístico de Maso. E ainda significa Tom bagunçado ou desajeitado.

Seleção do nome

O nome Masaccio estava sendo escolhido para distingui-lo de Masolino. Então, esse último era seu principal colaborador que compartilhava o mesmo nome.

Carreira na biografia de Masaccio

A carreira de Masaccio estava sendo curta devido à sua morte. No entanto, ele foi capaz de influenciar os próximos artistas.

A perspectiva linear

A perspectiva linear foi percebida em suas obras. Assim sendo, era conhecido como o primeiro pintor que aplicou o ponto de fuga na arte.

O local de nascimento

O local de nascimento de Masaccio estava localizado em Castel San Giovanni di Altura. Por fim, os seus pais eram Jacopa di Martinozzo e Giovanni di Simone Cassai.

Pais e família de acordo com a biografia de Masaccio

Seu avô materno trabalhou em Barberino di Mugello como estalajadeiro. E seu pai trabalhava como tabelião.

Desse modo, em 1406, seu pai faleceu. Aliás, naquela época, ele tinha apenas 5 anos de idade. Enfim, sua mãe se casou novamente em 1412.

Educação artística

A informação exata relacionada à educação artística de Masaccio não está sendo conhecida. Logo, se acreditava que ele teve sua formação como artista mudando-se para Florença.

O primeiro trabalho

O San Giovenale Triptych (1422) foi o primeiro trabalho de Masaccio. Logo, você só precisa ir ao Museu de Cascia di Reggello para conferir. Além disso, outra obra de Masaccio foi a Virgem e o Menino com Santa Ana.

Outras obras da biografia de Masaccio

Natividade e Anunciação foram as outras duas obras atribuídas a Masaccio. No entanto, ambas estão perdidas hoje.

Influência

Apesar de sua morte em tenra idade, Masaccio foi capaz de afetar o mundo da arte. Desse modo, ele mudou a popularidade para o trabalho humanista e natural da arte gótica.

Aqui finalizamos a biografia de Masaccio e algumas de suas curiosidades. Então, você ficou impressionado depois de ler sobre Masaccio? Logo, compartilhe conosco.

Confira também: Pintor e poeta italiano Salvator Rosa – Biografia, principais obras e legado

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.