Visite o Museu Cívico de Pádua e Palazzo Zuckermann
O coração da coleção do Museu Cívico de Pádua é composto por artefatos artísticos e artesanais. E das quais foram recuperados quando o mosteiro ou San Giovanni da Vedara foi fechado pela República de Veneza em 1780.
Sendo assim, é o complexo de museus mais antigo da cidade nessa região. Logo, está situado entre os claustros do ex-convento dos frades Eremitani.
Além da Capela Scrovegni, inclui o Museu Arqueológico, com sua importante coleção de exposições do período paleolítico, pré-romano e romano, além de uma grande seção egípcia.
Aliás, abriga também o Museu de Arte Medieval e Moderna. Então, a coleção egípcia foi enriquecida pelas descobertas arqueológicas do explorador paduano Gian Battista Belzoni (1778-1823).
E você pode saber mais sobre seu personagem, viagens e descobertas em uma instalação multimídia no próprio museu. Mas, aqui o blog Benini & Donato Cidadania Italiana pretende mostrar algumas informações relevantes sobre esse Museu Cívico de Pádua e o Palazzo Zuckermann.
Portanto, conheça mais sobre esses dois importantes lugares em Pádua para uma viagem cultural e artística na cidade.
Museu Cívico de Pádua
A Pinacoteca – a galeria de arte – contém obras dos grandes mestres da pintura do século XIV ao XIX. E inclui o crucifixo de Giotto, que foi pendurado anteriormente na capela Scrovegni.
Assim sendo, há obras de Guariento, Boccaccini, Veronese e duas importantes telas de Jacopo Tintoretto. Também Refeição na casa de Simão e Crucificação.
Além disso, há obras Tiepolo São José com o Menino, a Madona e Cristo no Monte das Oliveiras que não devem estar sendo perdidas de forma alguma.
Para tanto, o museu também inclui instalações multimídia que enriquecerão sua visita à Capela Scrovegni. Logo, fornecendo informações sobre os afrescos de Giotto e o contexto artístico e histórico em que trabalhou.
Do outro lado da larga avenida, o Corso Garibaldi, que acompanha os Jardins da Arena. E que fica o majestoso Palazzo Zuckermann que abriga o Museu de Artes Aplicadas no térreo e primeiro andar.
E o Museu Bottacin com sua rica coleção de moedas e medalhas em o segundo. Por fim, esses estavam sendo recolhidos pelo empresário estudioso, Nicola Bottacin, que mais tarde os doou para a cidade.
O Museu de Artes Aplicadas abriga mais de 2.000 objetos pertencentes à coleção do Museu Cívico de Arte Medieval e Moderna. Então, as exposições incluem vidro, cerâmica, talheres, objetos de marfim, tecidos para joias, móveis e outros móveis.
Agora, uma curiosidade interessante que vale a pena ressaltar. Então, o museu também inclui uma pequena coleção de objetos recentemente retirados do depósito do museu.
E que está composta por objetos de arte oriental, fruto das viagens ao leste dos exploradores de Pádua no século XIX. Também não se deve deixar de mencionar uma valiosa coleção de desenhos. E gravuras desde o século XVI até a época contemporânea.
Por fim, inclui 14.000 gravuras e 9.000 retratos de artistas franceses, holandeses, flamengos e alemães.
Palazzo Zuckermann
O Palazzo Zuckermann é um palácio localizado no corso Garibaldi em Pádua, Itália. Assim sendo, o edifício agora abriga as coleções do Museu de artes aplicadas e decorativas no primeiro andar.
Além disso, há também o Museo Bottacin no segundo andar. Então, essas coleções fazem parte do Museu Cívico de Pádua.
E fica do outro lado da rua da Cappella degli Scrovegni e do Museo agli Eremitani. Logo, esse último abriga a principal galeria de arte do Museu cívico de Pádua.
Para tanto, o palácio foi encomendado pelo rico industrial Erico Zuckermann e construído pelo arquiteto Arosio em 1912-1914. Enfim, no século XX, o palácio passou a ser usado como o principal edifício dos correios de Pádua.
Que tal? Gostou de saber que existem esses dois locais de artes para visitar em sua próxima viagem à Pádua?
Então, conte-nos algo a respeito, talvez, já visitou o Museu Cívico de Pádua e o Palazzo Zuckermann ou pretende visitar. Por fim, compartilhe a sua experiência cultural na Itália.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.