Você, provavelmente, já ouviu falar no nome Chianti. Ou, talvez, já degustou de um dos vinhos mais conhecidos no mundo, pois leva esse nome.
Sendo assim, a área de Chianti é a principal região vinícola da Toscana, na Itália. Desse modo, localizada ao Sul de Florença sendo notável por suas colinas e vinhedos ensolarados.
Então, possui cidades cênicas como Radda, Castellina e Castelnuovo Berardenga dentro de suas fronteiras. E é um destino perfeito para quem procura desfrutar de vistas do campo.
Ademais, comida e vinho excepcionais e um modo de vida tradicional e antiga. Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará estas VIII cidades de Chianti para você incluir em seu roteiro ao organizar sua viagem para Itália.
VIII Cidades de Chianti para visitar
I – Radda em Chianti
A cidade montanhosa de Radda em Chianti já foi a capital da Liga Chianti. De certa forma, isso ainda é verdade hoje, pois poucas cidades no Chianti podem combinar com o charmoso layout medieval de Radda.
Também as suas amplas vistas sobre as vinhas são bastante notáveis. Logo, em Radda, o vinho Chianti Classico é rei, a bebida dominante em toda a rústica cidade. Também há lojas deslumbrantes e festivais sazonais.
Para uma imersão completa no Chianti Classico, visite o mundo durante o festival de vinhos Radda nel bicchiere na primavera, movimentado. Mas definitivamente obrigatório para todos os apaixonados por vinho.
II – Castellina em Chianti, uma das cidades de Chianti para visitar
A ‘irmã’ de Radda, Castellina fica a 16 km de Radda e apresenta a intrigante Vie delle Volte, uma passagem medieval hoje dedicada ao vinho e à comida produzidos localmente.
Sendo assim, barris de madeira, aroma de uvas, caves convidativas a explorar. Logo, tudo lá é para desfrutar do vinho Chianti. Aliás, há um pequeno Museu Arqueológico do Chianti Senese hospedado dentro da impressionante fortaleza medieval que vale a pena visitar.
III – Greve em Chianti
A acolhedora praça principal de Greve é cercada por loggia por todos os lados. Além disso, abriga uma estátua do filho mais famoso da cidade, o explorador Giovanni da Verrazzano.
Sendo assim, a praça é um grande espaço para os mercados que Greve em Chianti vem realizando há séculos.
IV – Monte Fioral
Esta pequena aldeia e antigo castelo está situada no topo de uma colina íngreme acima de Greve em Chianti. Logo, você pode caminhar até lá se tiver resistência.
Enfim, Montefioralle é uma encantadora aldeia de pedra com alguns restaurantes. E há ainda muitos recantos pitorescos que proporcionam ótimas fotos.
V – San Casciano em Val di pesa
San Casciano é uma das portas de entrada para a região de Chianti, muito perto de Florença. E que é perfeita para uma viagem de um dia ou mesmo como base para visitar a cidade para quem quer ver uma autêntica!
Logo, seu charme está na autenticidade. E apesar do tamanho, é animado e pode mantê-lo entretido por algumas horas. Também tem algumas lojas legais, trattorias lindas e até um museu de arte sacra.
VI – Panzano
Há uma razão pela qual Panzano é uma das capitais gastronômicas mais apreciadas de Chianti. Assim sendo, o poeta Dario Cecchini tem seu açougue nessa região. Logo, uma espécie de fast food estilo toscano, muito bem feito.
Dessa maneira, nesse local você poderá comer um hambúrguer incrível ou saborear uma suculenta bisteca em frente a uma lareira. Em seguida, suba ao topo da colina para ver a Igreja de Santa Maria. Definitivamente, uma das principais cidades a visitar em Chianti para quem gosta de boa comida.
VII – Volpaia
Volpaia não é uma cidade, mas uma pequena aldeia, com antigas paredes de pedra. E portas emolduradas por flores trepadeiras. Logo, você descobrirá, em poucos metros quadrados, o que é o Chianti.
Sendo assim, o antigo castelo abriga hoje um local informal de degustação de vinhos na torre medieval. Além disso, alguns restaurantes são encantadores com vista para os vinhedos.
E que tornaram essa parte do mundo tão famosa e especial. Ademais, há duas igrejinhas, muitas portas pitorescas e recantos floridos para capturar uma bela foto.
VIII – Castelnuovo Berardenga, uma das cidades de Chianti para visitar
Muito perto de Siena e da pitoresca Crete Senesi, na parte Sul da região de Chianti, Castelnuovo Berardenga está rodeado por uma paisagem encantadora e algumas vilas.
Sendo assim, a cidade costumava servir de defesa para Siena no século XIV. E o atmosférico Vicolo dell’Arco ainda fala de seu passado medieval.
Além disso, você pode visitar as igrejas paroquiais e ver (ou até ficar) em um dos esplêndidos conjuntos arquitetônicos da região, como a Villa Chigi Saracini, o Castelo de Montalto ou a Certosa di Pontignano.
Enfim, aproveite o ritmo descontraído da vida dessa cidade que aderiu ao movimento Slow City.
Como visto, essas VIII cidades de Chianti para visitar é mais uma oportunidade de conhecer essa região tão pitoresca e campestre.
Então, aproveite agora para nos contar quais dessas cidades mais gostou e deseja conhecer.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.