Conhecida como a praça mais famosa de Florença, a Piazza della Signoria merece uma visita. E sua tem um motivo: ela está sendo o coração político e histórico da região.
Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará um pouco da história dessa praça e o que você encontrará lá ao visitá-la.
A história da Piazza della Signoria
A Piazza della Signoria tem sido o centro da política de Florença desde o século XIV, hospedando continuamente eventos cerimoniais, festivais e anúncios políticos.
Mas mesmo antes disso, a região era movimentada. Logo, na década de 1980, as escavações tiveram lugar na praça. E que levou os historiadores a descobrirem artefatos da época romana, do período etrusco e até da Idade do Bronze.
Palazzo Vecchio
De longe a atração mais popular dentro do Palazzo della Signoria ou Palazzo Vecchio, a prefeitura de Florença (ainda a sede do governo local, é um edifício funcional que abriga muitos escritórios que os florentinos usam diariamente, bem como o gabinete do prefeito).
Então, construído no local de um teatro romano do século I (cujas ruínas agora podem ser visitadas), a primeira fase do Palazzo foi construída de 1298 a 1302 por Arnolfo di Cambio.
E embora tenha sido ampliada várias vezes depois. Então, sua torre distinta foi acrescentada em 1310.
O pátio interno, atualizado por Michelozzo e decorado por Vasari (e conhecido como Cortile di Michelozzo), é aberto ao público gratuitamente. E o próprio Museu Palazzo tem uma taxa de admissão.
Uma das praças mais elegantes da Itália
Uma das praças mais elegantes de toda a Itália, a Piazza della Signoria é tão grandiosa e fascinante quanto sua tumultuada história.
Sendo assim, essa praça é o lugar perfeito para absorver a atmosfera da cidade, mesmo que você esteja fazendo isso com centenas de outros turistas.
Para uma experiência mais tranquila, dê um passeio à noite e sente-se sob a Loggia dei Lanzi para admirar a vista.
Se a Piazza Duomo era o centro religioso da cidade, a Piazza della Signoria sempre foi o centro político. Logo, dominada pelo belo Palazzo Vecchio do século XIV, a praça abriga uma espécie de museu de esculturas ao ar livre, a Loggia dei Lanzi , e uma cópia do David de Michelangelo – um símbolo do orgulho florentino.
O que ver na Piazza della Signoria
Museu Palazzo Vecchio
Um dos lugares mais gratificantes de Florença, para os interessados em sua história. Logo, um edifício de aparência forte cujo nome significa ‘palácio antigo’, foi a sede do governo desde o início de 1300.
No século XVI, o governante Médici teve o interior completamente renovado. E do lado de fora estão o mundialmente famoso David e o florentino “Marzocco”, o feroz leão segurando o brasão de Florença.
Ambas as estátuas são cópias (O original de David está na Accademia e o original de Marzocco está no Bargello). Assim sendo, as excursões podem ser pré-agendadas.
Loggia dei Lanzi
Uma elegante loggia que abriga esculturas do período romano ao final do Renascimento e do século XIX. Sendo assim, as obras-primas são o belo Perseu segurando a cabeça da Medusa, com detalhes intrincados, e o cativante “O Rapto das Sabinas ” de Giambologna.
Depois de visitar a Piazza Signoria, confira as praças mais bonitas de Florença. Logo atrás da LOggia dei Lanzi, você encontrará a entrada para a Galeria Uffizi, que abriga algumas das maiores pinturas do mundo.
Museu Gucci
Aos amantes da moda não devem perder a história da marca Gucci, fundada em Florença em 1921. Sendo assim, essa pequena galeria mostra algumas ótimas peças do arquivo da Gucci ao lado de um café.
Uffizi Caffetteria
Se você estiver visitando a Uffizi, não perca o café na cobertura, de onde você pode tirar fotos interessantes da praça.
Caffe’ Rivoire
É um dos cafés históricos de Florença. Sendo assim, está aí desde 1872, onde ficou famoso por servir o melhor chocolate quente da cidade.
Conte-nos o que gostou de conhecer sobre a Piazza Della Signoria, uma das mais famosas de Florença. E se você teve a chance de vê-la de perto, compartilhe conosco como foi essa experiência.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.