Dia da Libertação da Itália – Feriado nacional e uma das datas mais comemoradas na Itália

Dia da Libertação da Itália – Feriado nacional e uma das datas mais comemoradas na Itália Foto: Pixabay
Compartilhe em suas redes

O dia 25 de abril é o Dia da Libertação na Itália. Em muitas cidades, há eventos comemorativos, e é um dos feriados mais populares do país.

Sendo assim, permite o início dos fins de semana de férias de primavera como feriado: muitos italianos aproveitam para passar alguns dias à beira-mar, nas montanhas ou na cidade da arte.

Por ser uma data de grande relevância para o povo italiano, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre esse dia com muito entusiasmo. Portanto, convidamos você a conhecer a história desse dia e o que aconteceu.

A importância histórica do dia 25 de abril – Libertação da Itália

O dia 25 de abril é uma das datas históricas mais importantes da Itália: é o aniversário da libertação da Itália do regime fascista e da ocupação nazista em 25 de abril de 1945.

Assim sendo, chama-se Dia da Libertação e foi proposto e confirmado como feriado de Alcide De Gasperi, primeiro-ministro, a partir de 22 de abril de 1946.

Logo, ele emitiu um decreto de tenente que dizia: “Em comemoração da libertação total do território italiano, o 25 de abril de 1946 é declarado feriado nacional”.

Logo, foi um dia inesquecível, e há muitas reconstruções com fotos e vídeos. Para tanto, o anúncio de Sandro Pertini é muito famoso: “Cidadãos, trabalhadores! Greve geral contra a ocupação alemã, contra a guerra fascista, pela salvação de nossas terras, nossas casas, nossas oficinas. Como em Gênova e Turim, enfrente os alemães com o dilema: render-se ou perecer”.

Em 2021, embora o Covid não permitisse muitos eventos de rua, houve o tradicional show aéreo do Frecce Tricolore, um espetáculo autenticamente italiano da Pattuglia Acrobatica Nazionale da Força Aérea Italiana.

O que acontece na Itália no dia 25 de abril de cada ano

O dia 25 de abril é feriado e, portanto, todos os escritórios públicos estão fechados. Desse modo, bancos, correios, prefeituras e outros órgãos públicos estão fechados, como escolas e algumas lojas.

Em muitas cidades, especialmente naquelas decoradas por bravura militar para a libertação, eventos são organizados para comemorar essa ocasião. Então, o acontecimento mais importante é a solene homenagem do Presidente da República e dos mais altos funcionários do Estado ao Soldado Desconhecido, com a famosa colocação da coroa de louros em memória dos mortos e desaparecidos da guerra.

Dia 25 de abril, ocasião de celebração e feriados

O dia 25 de abril é um dos primeiros feriados e um dos primeiros fins de semana prolongados do ano: os italianos aproveitam para sair de férias. Sendo assim, algumas pessoas escolhem o mar ou as montanhas.

Além disso, outros cidadãos mudam de uma cidade para outra ou preferem um fim de semana no lago. Além disso, muitas pessoas não trabalham e, portanto, aproveitam esse feriado especial. Também muitos hotéis à beira-mar e nas montanhas abrem nesse feriado.

La Festa Della Liberazione

Enquanto muitos festivais na Itália são comemorados apenas localmente, o Dia da Libertação é um feriado nacional no calendário. Sendo assim, a maior parte do país fecha – incluindo prédios públicos e transporte, e muitos restaurantes.

E isso acontece por um motivo: para que os cidadãos possam assistir a desfiles, concertos, manifestações, discursos. Ademais, cerimônias em homenagem àqueles que perderam suas vidas nas mãos dos nazistas, particularmente os combatentes da Resistência.

Desse modo, as celebrações mais elaboradas ocorrem na capital Roma, notadamente a visita anual do presidente italiano ao mausoléu das Cavernas Ardeatinas.

Logo, onde 335 romanos foram mortos pelos nazistas em 1944. No entanto, todas as cidades organizam eventos para homenagear o feriado.

Mesmo em cidades menores, como Torino, você encontrará desfiles e outros eventos ao longo do dia.

Então, você já tinha conhecimento dessa data tão histórica e importante? Conte-nos mais sobre o dia da Libertação da Itália e colabore em nosso blog.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.