O que são trufas italianas? Conheça as suas variedades e os tipos

O que são trufas italianas? Conheça as suas variedades e os tipos Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Se você é um amante de comida doce, então, você deve experimentar trufas na Itália. Assim sendo, encontradas em muitas regiões do país, as trufas italianas são valorizadas por seu aroma e sabor intensos que podem elevar um prato humilde de massa a alturas gastronômicas.

Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará a você um pouco da variedade, os tipos das trufas italianas. Então, nos acompanhe abaixo.

O que são trufas italianas?

As trufas são conhecidas na Itália como tartufo. Sendo assim, a origem disso é a palavra latina tubérculo, que descreve um caroço.

Desse modo, eles são muito mais como cogumelos subterrâneos do que batatas. No entanto, crescem abaixo da superfície perto das raízes das árvores.

Normalmente, eles são encontrados a uma profundidade de cerca de 5 a 30 centímetros no subsolo.

Assim sendo, as trufas crescem melhor em um clima úmido e frio. Ademais, são encontradas em florestas em todo o Norte do Piemonte.

Também em partes centrais da Toscana, bem como na Úmbria e Le Marche, crescendo sob várias espécies de árvores, como salgueiro, álamo, avelã e carvalho.

Além disso, existem nove tipos comestíveis de trufas, mas as principais variedades são cultivadas no inverno. E geralmente são nomeadas por sua cor – branca ou preta.

Também pode ser um desafio descobrir o que você está comendo e determinar seu valor, então, aqui estão algumas dicas.

Trufas brancas italianas

Tuber Magnatum Pico ou trufas brancas também são conhecidas como Trifola d’Alba Madonna, o Rei das Trufas ou Diamantes Brancos.

Assim sendo, amados por italianos e visitantes, eles têm um aroma e sabor incomparáveis. Logo, as trufas brancas têm uma forma irregular, são lisas e variam de branco a ocre.

Além disso, seu aroma é terroso, e o sabor pode incluir notas de alho, nozes ou mel. Ademais, a província de Langhe, perto da cidade de Alba, no Piemonte, é a região mais famosa pelas trufas brancas italianas.

Todavia, você também pode encontrá-las em Le Marche, Toscana e Umbria. Logo, elas crescem graças ao microclima único e às condições do solo em áreas onde você encontra carvalhos, salgueiros e choupos.

Uma trufa branca mais comum é o Tartufo Bianchetto ou Marzuolo. Então, essa trufa é colhida entre fevereiro e abril e tem pele lisa e sabor e aroma de alho.

Nero Pregiato ou trufas negras doces são outra variedade de prestígio, mas são mais comuns e permanecem frescas por mais tempo do que as trufas brancas.

Aliás, eles são mais fáceis de armazenar e transportar, então, é mais provável que você os veja fora da Itália. Disponíveis de meados de novembro a meados de março, são de sabor mais suave que o branco, com alguns descrevendo o aroma como notas de chocolate, terra ou frutas secas.

As trufas negras têm um exterior marrom escuro a preto com um tom avermelhado. Dentro a carne é escura com veias brancas. Como têm um sabor mais forte, beneficiam de um calor suave no processo de cozedura. Dizem que a melhor dessas trufas negras vem de Norcia, na Úmbria.

Trufas negras italianas

Existem várias outras espécies de trufas negras encontradas na Itália. Logo, a mais comum é a trufa negra de verão – a Scorzone – que pode ser encontrada de maio a outubro, mas geralmente é melhor em julho.

Assim sendo, essa trufa tem uma casca irregular como exterior com uma carne marrom clara e cheira a cogumelos.

As trufas negras de inverno também são comuns e às vezes são consideradas a variedade nero pregiato. E encontrado de janeiro a março, a pele é muito menos irregular do que a carne é cinza ou marrom com veias esbranquiçadas.

Onde você pode encontrar trufas na Itália?

A Itália é um dos principais produtores de trufas do mundo, e várias feiras de trufas são realizadas em todo o país a cada ano. Assim sendo, diz-se que as melhores trufas brancas vêm da área perto de Alba, no Piemonte.

No entanto, diferentes variedades podem ser encontradas nas regiões Norte e Central da Itália. E onde os microclimas e a composição do solo proporcionam as melhores condições para o seu crescimento.

E, então, já conhecia as trufas italianas? Já provou o seu sabor? Se sim, compartilhe conosco a sua experiência e colabore com mais dicas.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply