Andrea Del Verrocchio – Biografia de um dos pintores florentinos na época renascentista

Andrea Del Verrocchio – Biografia de um dos pintores florentinos na época renascentista Foto: Flickr
Compartilhe em suas redes

Como escultor, Verrocchio foi a figura mais importante da arte renascentista entre Donatello e Michelangelo. E que fazia obras de realização técnica sem precedentes e naturalismo e beleza de tirar o fôlego.

Assim sendo, como pintor, formou um elo direto na cadeia central da pintura florentina entre seu mestre, Fra Filippo Lippi, e seu próprio aluno, Leonardo da Vinci.

Como desenhista, ele foi uma figura central que explorou novas técnicas de mídia e funções do desenho e influenciou profundamente Leonardo, Rafael e outros.

E como professor, dirigiu um ateliê que se tornou uma espécie de laboratório de experimentação e inovação. Logo, contribuiu para a criação do Alto Renascimento no início do século XVI.

“Um homem renascentista em todos os sentidos, Andrea del Verrocchio foi um artista pioneiro e versátil, cujos talentos se destacaram por seu brilhantismo”, disse Kaywin Feldman, diretor da National Gallery of Art.

“Somos gratos às instituições e colecionadores particulares, bem como ao Bank of America e ao Buffy and William Cafritz Family Fund, sem os quais esta exposição não seria possível”

“Verrocchio era um visionário”, disse Andrew Butterfield, curador da exposição e especialista reconhecido internacionalmente no artista. Desse modo, tinha uma imaginação incansável e um impulso implacável para experimentar e melhorar o que ele ou qualquer outra pessoa havia feito antes.

Mas ele também era como o maestro de uma orquestra que poderia reunir muitos talentos e extrair o melhor deles.

Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana descreverá brevemente um pouco de sua biografia, obras e brilhantismo em seus trabalhos.

Andrea Del Verrocchio – Biografia de um dos pintores florentinos na época renascentista

Verrocchio, Andrea 1435–88, escultor e pintor florentino, cujo nome verdadeiro era Andrea di Michele di Francesco di Cioni. Assim sendo, foi uma figura de destaque no início do Renascimento.

E sua oficina era um centro de treinamento de jovens artistas em Florença. Desse modo, um metalúrgico virtuoso, Verrocchio estava preocupado principalmente com a representação espirituosa do movimento e a elaboração de detalhes.

Além disso, muitas de suas pinturas estão perdidas. Dos restantes painéis, a sua mão é evidente no Batismo de Cristo (Uffizi), assistido por Leonardo da Vinci.

No retábulo de Pistoia foi auxiliado por Lorenzo di Credi. Ademais, outras atribuições são Tobias and the Angel (National Gall., Londres). Também duas pinturas da Madonna e do Menino (National Gall., Londres; Berlim) e uma Crucificação com Santos (Argiano).

Então, a maioria das realizações de Verrocchio na escultura sobreviveu. E seu trabalho anterior inclui o ousado grupo Incredulity of St. Thomas (Orsanmichele).

Em 1472, ele projetou os túmulos de Piero e Giovanni de’ Medici (San Lorenzo). No mesmo período, ele criou o gracioso Menino com um Golfinho e um retrato ágil de David (Bargelo).

Além disso, foi para Veneza (1480) para trabalhar no monumento equestre do condottiere Bartolomeo Colleoni. Logo, Verrocchio desenhou uma figura maciça do comandante, que só foi lançada após a morte do escultor.

Exemplos de seu trabalho em bronze estão no Metropolitan Museum, e há dois bustos de Giuliano e Lorenzo de’ Medici na National Gallery of Art, Washington DC.

Vida e Influência como pintor

Andrea del Verrocchio, nascido Andrea di Michele di Francesco de’ Cioni, foi um escultor, pintor e ourives italiano. E que foi mestre de uma importante oficina em Florença.

Sendo assim, aparentemente ficou conhecido como Verrocchio após o sobrenome de seu mestre, um ourives.

O que Andrea del Verrocchio fez?

Verrocchio foi um dos principais artistas da Florença do final do século XV. Sendo assim, é celebrado principalmente como escultor, embora vários pintores importantes tenham treinado em seu estúdio, incluindo Leonardo da Vinci.

Então, ele se formou como ourives e passou a trabalhar como escultor e pintor.

Quem treinou Andrea del Verrocchio?

Verrocchio treinou não apenas como ourives e escultor, mas também como pintor, provavelmente, com o mestre do início da Renascença Fra Filippo Lippi.

Logo, os retábulos e quadros devocionais de Verrocchio distinguem-se pelo enfático sentido de espaço e volume tridimensional, derivado de sua experiência em escultura.

Muito interessante, verdade? Então, conte-nos o que mais chamou a sua atenção sobre a biografia de Andrea Del Verrocchio, um dos artistas mais influentes de Florença, Itália.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.