Villa Carlotta – História e suas principais características para um passeio esplêndido

Villa Carlotta – História e suas principais características para um passeio esplêndido Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Localizada em Tremezzina, a uma curta distância da Vila del Balbianello, a Villa Carlotta é outro exemplo de como a arquitetura pode combinar perfeitamente com a beleza da natureza e da arte.

Assim sendo, todo o complexo se estende por uma área de 70.000 m2 de jardins e museu.

Logo, a Villa Carlotta é muito fácil de encontrar, então, só precisa chegar a Tremezzo, e você a verá no caminho. Além disso, se você deseja ter uma experiência memorável, considere chegar a Villa Carlotta de barco, pois o cais de Tremezzo fica a poucos metros de distância.

Desse modo, aqui queremos sugerir esse ponto turístico na Itália para você conhecer. Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará hoje sobre essa grande Villa Carlotta.

Principais características Da Villa Carlotta

Todo o terreno de Villa Carlotta faz parte de um vasto projeto que vem sendo desenvolvido desde o final do século XVII.

Apesar de sua aparência imponente, Villa Carlotta é bastante simples se comparada com os padrões da época. Assim sendo, a vila está posicionada acima da estrada, o que permite uma vista inspiradora do Lago Como e das colinas do Triângulo Larian.

Desse modo, a Villa Carlotta está rodeada por um amplo jardim botânico repleto de árvores centenárias. Ademais, palmeiras, azáleas e muitas outras plantas.

Portanto, visite Villa Carlotta na primavera, durante o período de floração. Logo, esse é definitivamente o melhor momento para absorver os aromas que esses belos jardins podem oferecer!

Villa Carlotta também é famosa por sua coleção de arte

Um importante museu coleciona estátuas, pinturas e móveis neoclássicos originais, bem como valiosas obras-primas de Antonio Canova, Francesco Hayez e Bertel Thorvaldsen.

O museu dentro de Villa Carlotta

Se você estiver em Tremezzina e arredores, não perca a oportunidade de visitar esta combinação perfeita de natureza e arte. Sendo assim, a vila é frequentemente o lar de muitos eventos artísticos e exposições, então, você não terá problemas para encontrar algo que goste.

História da Villa Carlotta

A construção foi iniciada por volta de 1690 pelo banqueiro milanês Giorgio Clerici. Então, em 1795 a propriedade foi comprada pelo empresário Giambattista Sommariva, depois, em 1843, pela princesa Marianna de Nassau.

E que a deu a sua filha Carlotta da Prússia por ocasião do casamento com Jorge II Duque da Saxônia-Meiningen.

Giorgio, nascido em Meiningen em 1826, era um homem culto com muitos interesses. Ademais, profundo amante das artes plásticas e do próprio artista, amante da música, historiador e estudioso da literatura, patrono do teatro.

E conhecera Carlotta, nascida em Berlim em 1831 – um jovem inteligente, muito dotado de música, interessado, como ele, no teatro. Então, se apaixonou por ela.

O que as crônicas da época não hesitam em definir um casamento de amor – longe da lógica do poder e do palácio – foi celebrado, após um breve noivado, em 18 de maio de 1850.

Após quatro anos, feliz e animada pelo nascimento de três filhos, em 1855 Carlotta morreu prematuramente. No testamento, a princesa legou a vila de Tremezzo ao marido, que sempre cuidou dela com muito carinho.

Então, Giorgio decidiu se casar de novo rapidamente, mesmo que apenas para poder sustentar seus filhos com uma nova figura materna; a escolha recaiu sobre Fedora di Hohenlohe-Langenburg.

Após a morte de Fedora, Giorgio casou-se, em 1873, pela terceira vez, mas morganicamente, com a atriz Ellen Franz. Dessa maneira, essa escolha não foi compartilhada nem pela família nem por muitos governantes europeus.

No entanto, o novo casal era muito amado por seus súditos e Giorgio morreu em 1914.

Uma das obras famosas: o Parque Villa Carllota

Uma das obras mais famosas do Lago de Como, um lugar absolutamente único, onde o trabalho do homem se integra alegremente com o da natureza. E graças a GB Sommariva atingiu o auge do esplendor, transformando parte do jardim em um parque romântico.

Além disso, embelezando a habitação com as obras dos artistas mais famosos do período, como Canova, Thorvaldsen e Hayez, tornando-o um templo da arte neoclássica e do século XIX.

Favorecido pela fertilidade da terra devido ao depósito, por antigas geleiras, de um sedimento particularmente ácido, o parque de Villa Carlotta é famoso pela incrível floração primaveril de rododendros e azáleas em mais de 150 variedades.

Então, um itinerário entre exemplares antigos de camélias, cedros e sequóias, ciprestes, imensos plátanos, faias roxas, essências exóticas. E há encontros surpreendentes: o jardim de rochas, o vale das samambaias, a floresta de rododendros, o jardim de bambus, o museu de ferramentas agrícolas e vistas extraordinárias.

Então, vai visitar essa Villa Carllota? Conte-nos o que achou e suas experiências.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.