Tudo o que você precisa saber sobre o bife florentino, o prato preferido da Toscana

Tudo o que você precisa saber sobre o bife florentino, o prato preferido da Toscana Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Bife Florentino, o prato preferido da culinária toscana

Que tal experimentar um dos pratos mais preferidos da Toscana: o bife florentino. Assim sendo, venha saber mais sobre essa deliciosa comida italiana.

Quando você pensa em bife, o que vem à mente? Embora você pense em algumas palavras, certamente, a palavra “italiano” não é uma delas.

Até porque sempre associamos à culinária italiana o prato de massas e pizzas, verdade? Por isso, hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará um dos pratos que também você encontra na Itália: o bife florentino!

Para tanto, apesar de nem sempre associarmos o bife à cozinha italiana, é inegável que o bife florentino está sendo um dos pratos de bife mais preferidos da Toscana e de todo o mundo.

Sendo assim, como uma das estrelas da cozinha toscana, esse bife está sendo simplesmente preparado e grelhado malpassado em fogo de lenha.

Desse modo, um bife que combina duas porções de bifes muito macios. Então, o que liga os dois é um osso em forma de T que lhe dá a forma clássica que todos reconhecemos.

Então, qual é o seu destaque e segredo do rico sabor ao paladar? Logo, o bife florentino é uma carne rica, saborosa. Além disso, rara que está entre as mais macias que você pode encontrar.

Leia mais: Arancini – O famoso bolinho de arroz muito popular em Palermo

O que você deve procurar no bife florentino perfeito?

Se você viajar para a Itália, então, peça uma Bisteca alla Fiorentina. Dessa maneira, você terá um bife feito com carne Chianina.

Logo, você pode conhecer essa raça de gado toscano por sua carne deliciosa e muito saborosa. Agora, se você procurar por um bife igualmente delicioso no Brasil, então, procure por carnes de primeira qualidade.

Para tanto, o melhor bife florentino terá cerca de 3 a 4 dedos de espessura, como os toscanos medem. Então, está sendo cerca de 2 a 3 polegadas. Portanto, será possível servir poucas pessoas dependendo da quantidade de carne.

Como você grelha sua bisteca alla Fiorentina?

Esta é a área que realmente diferencia esse tipo específico de bife de muitos outros. Sendo assim, para o bife florentino, você sempre deve cozinhar em fogo alto devido à espessura do bife.

Tradicionalmente, é grelhado com uma boa crosta por fora e malpassado no centro para o contraste perfeito. Mas, lembre-se sempre de que o bife à fiorentina está sendo servido al sangue, ou muito malpassado.

Além disso, você nunca deve pensar em cozinhar demais uma carne de tão alta qualidade. Então, você saberá que seu bife está pronto quando usar um termômetro para cozinhá-lo na temperatura ideal.

Portanto, certifique-se de que, ao empurrar o termômetro no bife, esteja atingindo o centro ou o mais próximo possível.

Ademais, lembre-se de que seu bife continuará cozinhando enquanto ficar na panela. Por isso, controle a temperatura.

Também ao escolher um tempero para esse bife em particular, pense minimamente. Enfim, tudo que você precisa é um pouco de sal e pimenta para realmente maximizar o sabor.

Como é servido o Bife Florentino?

É tradicionalmente servido em família, pois a sua espessura permite servir poucas pessoas. Assim sendo, quando você estiver jantando em um restaurante na Toscana ou outra região da Itália, a carne deve vir bem cortada e fora do osso.

E para acompanhamento, você pode se servir com batatas assadas ou brócolis, pois combinam muito bem.

Então, o que achou desse bife florentino? Além disso, deseja experimentar essa comida toscana? E se já saboreou, então, compartilhe sobre sua experiência em degustar dessa carne tão boa.

Confira também: Polpette – O prato que todo italiano conhece e aprecia desde infância

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.