Praticamente, todo italiano conhece o prato por nome de Polpette. Assim sendo, faz parte da culinária italiana desde a infância até a sua fase adulta.
De fato, muitos italianos diriam que foi sua avó quem criou a receita do polpette. E dependendo da cidade e da região, existem diferentes tipos de almôndegas. Aliás, é possível encontrar almôndegas para todos os gostos!
Desse modo, ele é um prato muito saboroso, além de fácil de preparar porque você usa a carne moída. Também é muito fácil de encontrar em açougues e demais lojas de venda de carnes.
Além disso, para os curiosos, o termo “polpetta”, provavelmente, deriva da palavra “pulpa”. E ela significa carne sem osso em latim.
No entanto, outros pensam que a etimologia do termo vem da palavra francesa paupiere. Desse modo, essa palavra significa pálpebra, pois o movimento das mãos usadas para produzi-las parece exatamente o que a pálpebra faz para proteger os olhos.
Mas será que essa comida polpette é completamente uma receita italiana? Desse modo, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará hoje sobre esse prato delicioso. Por fim, acompanha os italianos desde tenra idade.
História do Polpette – Como tudo começou…
De acordo com as teorias, os polpettes nasceram na Pérsia com o nome de kofta, almôndegas típicas do Oriente Médio. E cuja derivação provavelmente vem da palavra persa koofteh que significa “carne moída”.
Todavia, é sabido que também polpette foi preparado na Roma antiga. Sendo assim, o grande chef romano Apicius os chamou de esicia omentata, embora não correspondam exatamente à nossa ideia de almôndegas.
Então, esses eram feitos com bagas de murta e garum. E misturados com vinho tinto e envoltos em vinho tinto e omentum (a rede de porco).
Logo, até o século XIV nos livros de receitas não há vestígios da palavra almôndega. Sendo assim, aparecem apenas no século XV no Libro de Arte Coquinaria do Maestro Martino, cozinheiro do camareiro Patriarca de Aquileia.
Embora o termo seja semelhante (purpetta), o prato não corresponde mais uma vez à nossa ideia de polpetta. Na verdade, era principalmente uma subespécie de assado no espeto.
No entanto, representa a primeira receita dedicada a almôndegas na história da literatura culinária italiana.
Polpette no manual italiano
Posteriormente, foi possível encontrar a receita das almôndegas no conhecido manual italiano traduzido para o português como “A ciência na cozinha e a arte de comer bem”, datado de 1881.
Então, foi declarado que é um prato simples de fazer onde todos conseguem preparar na cozinha.
Hoje, de fato, a preferência é dada a matérias-primas decididamente mais ricas, como carne moída fresca, parmesão, presunto. Ademais, cada país, inclusive o Brasil, tem sua própria receita e molho para almôndegas.
A polpette, isto é, as almondegas, em suma, é o prato perfeito que une pessoas. Também culturas e gostos, uma das melhores receitas que permite inúmeras variações.
E, agora, anote essa receita totalmente italiana e extremamente tradicional: polpette no estilo pizzaiola. Portanto, confira e prepare em seu lar.
Receita de Polpette à moda italiana
Ingredientes para o Polpette (almôndegas);
- 400 gramas de carne de vaca ou vitela;
- 1 ovo;
- Queijo parmesão 40 gramas;
- 40 gramas de pão ralado;
- 2 fatias inteiras de pão embebidas por 5 minutos em água ou leite;
- Sal;
- Pimenta.
Ingredientes para o molho de tomate no estilo “Pizzaiola”
- 250 ml de molho de tomate;
- 250ml de água;
- 1 alho;
- Orégano;
- 3 colheres de azeite extra virgem.
Modo de preparo para o Polpette
Em primeiro lugar, coloque todos os ingredientes das almondegas em uma tigela. Sendo assim, comece a mexer todos juntos. E deixe que forme uma mistura homogênea e levemente pegajosa.
Após isso, crie as bolinhas com a mistura, fazendo um movimento circular e coloque-as em um recipiente ou prato. Agora, deixe reservado.
Então, para o molho faça o seguinte:
Refogue o alho com azeite extra virgem e acrescente o molho de tomate. Depois, use a mesma quantidade de tomate e água (por exemplo. Então, se usar 1 garrafa de água, usará 1 garrafa de molho de tomate) e adicione sal e orégano.
Logo, coloque as almôndegas no molho e continue cozinhando por 40/50 minutos. E adicione um pouco de água se reduzir muito o molho.
Então, o que achou desse prato Polpette? Conte-nos mais sobre sua experiência nessa deliciosa comida italiana.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.