Curiosidades sobre a Praça São Pedro
Se você viajou para Roma, certamente, conhece ou ouviu falar da praça mais famosa da Cidade Eterna. Sendo assim, as estátuas ali estão entre as atrações mais bonitas de toda a praça.
Aliás, ela possui mais de 350 anos de história sendo um ponto turístico para todos que viajam para a Itália.
Então, a Praça São Pedro, muito famosa em Roma, sempre consegue surpreender turistas, viajantes e até mesmo quem mora lá. Então, é nessa praça que os fiéis de todo o mundo se reúnem para ouvir as palavras do Santo Padre e ver com seus próprios olhos a símbolos do cristianismo.
Cúpula de São Pedro
Além das estátuas, você vê a Cúpula de San Pietro, conhecida como “Er Cuppolone” pelos romanos. E não é a única maravilha: a incrível praça em frente à famosa Basílica de São Pedro foi projetada por Gian Lorenzo Bernini e construída entre 1657 e 1667. Então, uma magnífica estrutura ao redor.
Por isso, hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre essa Praça São Pedro relatando algumas de suas curiosidades. Portanto, venha saber mais e incluir esse ponto turístico em sua próxima viagem à Roma.
Curiosidades sobre a Praça São Pedro
Aqui estão algumas curiosidades sobre a Praça São Pedro para você descobrir mais informações interessantes sobre esse lugar incrível!
Simbolismo de Bernini – Curiosidades sobre a Praça São Pedro
A Basílica de São Pedro está envolta em uma grande praça, projetada por Gian Lorenzo Bernini. Sendo assim, a Piazza San Pietro (em italiano) faz parte do território da Cidade do Vaticano.
Então, a praça é um exemplo completo da arquitetura barroca, de uma beleza verdadeiramente surpreendente.
O simbolismo ligado ao desenho da praça é muito simples: sua forma oval deveria representar um abraço, o abraço da Igreja aos seus fiéis. A esse respeito, o próprio Bernini disse:
“A igreja de São Pedro, quase a matriz de todas as outras, deve ter tido um pórtico que mostrava precisamente que recebia católicos de braços abertos para confirmá-los na fé, hereges para reuni-los à Igreja e infiéis para iluminá-los para a verdadeira fé”.
Se você olhar de perto, a praça tem uma aparência côncava, criada para produzir o efeito “teatro”: Desse modo, quando fica lotada, a multidão se vê, como em um auditório.
Mais curiosidades sobre a Praça São Pedro – Colunatas
A colunata de San Pietro é talvez o elemento distintivo mais marcante da praça. Logo, existem 286 colunas, localizadas em 4 linhas.
A colunata e as estátuas, uma das curiosidades sobre a Praça São Pedro
E as estátuas? As estátuas de São Pedro ultrapassam a colunata e têm um significado específico. Sendo assim, confira mais detalhes.
As estátuas de São Pedro encontram-se cada uma correspondendo a uma coluna, como se representassem colunas triunfais únicas.
Então, por que escolher esse arranjo? Pois bem, Bernini queria representar a “eclesia triunfal” em relação à “eclesia militans” que é a multidão de fiéis rezando na praça.
Desse modo, as estátuas da Praça de São Pedro feitas de travertino e trabalhadas por colaboradores do próprio Bernini sob estrita supervisão. Logo, não será difícil entender a importância dessas estátuas.
E que, segundo a teoria, representam um farol, um guia para o peregrino que vai ao túmulo do apóstolo Pedro.
As dimensões das esculturas são exatamente a metade da fachada da basílica, que representa os apóstolos e um Jesus da mão de Bernini.
Estátuas da colunata de São Pedro
Também as estátuas da colunata de São Pedro remetem a alguns personagens: encontramos, por exemplo:
São José, esposo de Santa Maria, Santa Isabel, a Rainha, o Mestre da Sagrada Doutrina São Tomás, o Bispo São Carlos, o Papa São Leão o Grande, o padre São Filipe Neri, o solitário São Nilamone, candidato a protetor dos peregrinos em contemplação.
Há muitos outros santos e alguns papas. Sendo assim, entre os santos mais populares, há S. Martina, S. Bárbara, S. Filippo Benizi, os santos Giovanni e Paolo, Cosma e Damiano.
Além disso, nessa procissão em direção a Cristo Ressuscitado colocada no centro e no topo da fachada, você encontrará São Nicolau de Tolentino, cuja estátua foi colocada em 1704 por ordem de Clemente XI.
Enfim, essas são as estátuas de São Pedro colocadas no exterior, mas as do interior também são uma maravilha de se ver.
III Dicas para visitar a Basílica de São Pedro
Depois de você conhecer algumas curiosidades sobre a Praça São Pedro, veja aqui III dicas para visitar a Basílica de São Pedro. E, assim, curtir cada momento!
I – Não perca o interior da Basílica
É uma obra-prima como nenhuma outra, repleta de obras de arte inestimáveis. Sendo assim, entre estes, também a estátua de Pieta de Michelangelo.
II –Dê uma boa olhada nas perspectivas
A praça esteve sendo projetada de acordo com um modelo de perspectiva verdadeiramente único. Portanto, observe-o com atenção e descobrirá cada vez mais detalhes que você havia perdido.
III – O passeio pelas sete igrejas
Se você é um religioso fiel ou aprecia a área espiritual, pode ver a Basílica de um ponto de vista diferente praticando o passeio pelas sete igrejas, um dos ritos mais emocionantes. Por fim, é uma peregrinação a pé que atravessa a cidade, tocando as sete igrejas que simbolizam o cristianismo.
Aqui finalizamos essas curiosidades sobre a Praça São Pedro e esperamos que tenha sido uma leitura enriquecedora.
Então, se desejar, compartilhe conosco o que achou da Praça São Pedro, se já conhece ou se pretende visitá-la.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.