O Fórum Romano é uma estrutura das mais importantes de Roma, além de ser um atrativo turístico inigualável. Assim sendo, esse local mostra de fato como Roma preservou suas ruínas, tradições, relíquias e muitos outros artefatos.
E hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana continuará a abordar nessa Parte II sobre esse fantástico monumento. Ademais, leia a Parte I que há muitas atrações para ver no Fórum Romano e em seus arredores.
O que ver no Fórum Romano e em suas proximidades
A Praça do Fórum Romano
A praça principal do Fórum Romano é uma grande área no centro do Fórum. E onde aconteciam todas as transações comerciais e eventos públicos mais importantes da cidade.
Sendo assim, esse local foi uma área aberta onde não se construiu nada por muito tempo. Todavia, adquiriu um número crescente de edifícios públicos e monumentos.
Logo, o último foi a coluna de Focas, uma das colunas mais significativas de Roma, dedicada em 608 d.C. ao imperador romano oriental Focas.
Ao longo dos lados curtos da praça, ficavam as plataformas de onde os oradores falariam, a Rostra Imperial, a Rostra Vandalica. E a Rostra ad Divi Iuli, dedicada por Augusto a Júlio César.
No lado norte da praça ficava a Basílica Emília: essa era uma área cívica que costumava ser a sede dos banqueiros. Além disso, parece datar do século I a.C, mas foi restaurada e modificada muitas vezes nos séculos seguintes.
No lado sul da praça do Fórum Romano havia outra basílica, a basílica Iulia. Sendo assim, essa basílica parece ter sido usada para atividades políticas. E também judiciárias e econômicas onde leva o nome de quem mandou construir: Júlio César.
A Cúria, um local do Fórum Romano
A Cúria era a antiga sede do Senado Romano. Desse modo, é um grande edifício de tijolos criado por Júlio César. E inaugurado por Augusto, modificado por Diocleciano e finalmente transformado em igreja em 630 d.C.
Então, um destino que permitiu a preservação de seus belos afrescos bizantinos e sua impressionante porta de bronze.
O Arco de Septímio Severo
O Arco de Septímio Severo é um grande arco triunfal que data do século III d.C. Logo, fica no final da Via Sacra, abaixo das encostas do Monte Capitolino e é feito de travertino, alvenaria e mármore.
Uma inscrição nos diz que o arco foi construído para homenagear o imperador e seu filho por restaurar o Estado. E estender o império do povo romano e costumava ter uma escultura de bronze no topo que dava para o Fórum.
A Casa das Vestais, um dos lugares mais bonitos do Fórum Romano
A casa das Vestais é uma das áreas mais bonitas do Fórum Romano. Para tanto, é uma das construções mais antigas da cidade e costuma estar associada ao rei Numa Pompílio, que instituiu as Virgens Vestais como instituição.
Desse modo, a casa foi destruída durante o grande incêndio de 64 d.C. No entanto, foi reconstruída, por isso, se vê agora uma versão posterior dela.
Agora, as salas são ainda bem visíveis e as escadas para os pisos superiores e o pórtico, um dos pontos mais bonitos de todo o Fórum.
O Templo de Vesta
O Templo de vesta fica no lado oriental do Fórum Romano e é fácil de reconhecer graças à sua forma redonda distinta. Então, o templo fazia parte do mesmo complexo da casa das Vestais, nas proximidades.
Além disso, foi bastante danificado, no entanto, moedas antigas nos dizem a forma que teria e os trabalhos de restauração da década de 1930 remendaram alguns dos fragmentos encontrados na área.
A Régia
Diz-se que a Regia é o lugar onde o rei Numa Pompilius costumava residir. Desse modo, esse é um dos sítios mais antigos do Fórum, com vestígios que os arqueólogos conseguiram datar da Idade do Ferro.
A antiga necrópole
Entre o templo de Antonino e Faustina e o Templo de Rômulo, escavações arqueológicas no início do século XX trouxeram vida à antiga necrópole (cemitério).
Assim sendo, essas sepulturas datam da Idade Latina (século X a.C). Portanto, são anteriores a quase tudo no Fórum.
Além disso, esses são um achado importante para historiadores e arqueólogos, pois lançam luz sobre um uso muito mais antigo dessa área que as antigas fontes romanas.
Os Jardins Farnese, lugar sensacional do Fórum Romano
Se, do Fórum, você olhar para o Monte Palatino, verá uma estrutura que claramente não é antiga, mas sim da Renascença, os Jardins Farnese.
Os Jardins foram construídos no início de 1500 pelo Papa Paulo III Farnese. E rapidamente se tornaram um dos jardins mais extraordinários da cidade pela variedade de plantas e vistas.
Logo, a construção dos jardins levou muitos anos e sua aparência mudou no século XVII, quando foram adicionados dois grandes aviários, e depois novamente até o início da década de 1930.
O que ver no Monte Palatino a partir do Fórum Romano
Esta é uma rápida visão geral do que você pode ver no Monte Palatino ao subir do Fórum Romano. Portanto, leia adiante mais detalhes desse passeio.
O Monte Palatino é uma das antigas sete colinas de Roma. E o lugar que Rômulo amante de Roma escolheu como local para sua nova cidade.
Assim sendo, esse monte é um dos lugares mais bonitos da Roma Antiga e pode ser acessado a partir do Fórum Romano, que fica de frente.
As cabanas de Rômulo
As cabanas de Romulus estão na área do Palatino chamada Germalus, no canto sudoeste da colina. Desse modo, trata-se de um conjunto de habitações que parece ter sido habitado desde o século IX Ac.
E uma delas é habitualmente designada por Casa de Rômulo, cuja réplica integral está sendo vista no Museu Palatino. Então, esse é um lugar fantástico para se familiarizar com os primeiros dias da cidade de Roma.
O Palácio dos Imperadores
Em termos de efeito visual, a visão mais impressionante do Monte Palatino é o Palácio do Imperador. Sendo assim, a Domus construída no final do século I d.C. pelo imperador Domiciano e está dividida em três partes:
- Domus Flavia, com as salas para negócios e convidados de entretenimento;
- Domus Augustana, a atual casa dos Imperadores;
- Estádio ou Hipódromo, o jardim do palácio.
O Palácio é impressionante de se ver, então, se tiver tempo, vá ao Circus Maximus após sua visita. Fica logo abaixo do Palácio, fora do parque arqueológico, mas oferece vistas deslumbrantes do palácio para o exterior, o complemento perfeito para a vista que se tem do Palatino.
O Museu Palatino
O Museu Palatino fica no topo do Monte Palatino e abriga uma coleção de artefatos que abrange mais de XV séculos de história de Roma. Então, desde sua fundação até os maiores sucessos do Império Romano.
Portanto, imperdível para os amantes da história. Por isso, conte-nos o que achou de descobrir mais passeios no Fórum Romano e arredores.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.