Salada Caprese – A receita italiana perfeita para o verão

Salada Caprese – A receita italiana perfeita para o verão Foto: Freepik

A salada Caprese tem tudo a ver com a Itália no verão. Isso porque é fresca, colorida e simples de preparar.

Na verdade, essa salada traz um refrigério em dias calorosos. Então, se torna perfeita para essa temporada.

Sendo assim, é uma receita composta por pouquíssimos ingredientes, mas não deixa de ser saborosa. Aliás, a sua simplicidade a fez ser famosa em todo o mundo.

Além disso, é uma receita tradicional italiana!

Logo, as suas cores são um verdadeiro hino à bandeira italiana. Desse modo, o verde do manjericão, o branco da muçarela e o vermelho do tomate.

Logo, um verdadeiro triunfo do patriotismo italiano. Também porque concentra os sabores genuínos. E simples dos excelentes produtos da Itália.

Por essa razão, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana abordará sobre essa salada Caprese deliciosa para você conhecer. E, assim, prepará-la em sua refeição nos dias quentes de verão.

Salada Caprese – Um pouco de sua história

A origem da salada Caprese se refere a área geográfica: a magnífica e paradisíaca ilha de Capri, no Golfo de Nápoles, uma das mais belas e sugestivas ilhas italianas.

Sendo assim, conhecida mundialmente pela Villa Malaparte, a encantadora Gruta Azul e os Faraglioni. Logo, de acordo com uma das lendas relacionadas a esse prato, a salada caprese foi inventada por um pedreiro.

Desse modo, particularmente, patriota que recheou seus sanduíches com tomate, muçarela e manjericão para lembrar as cores da bandeira italiana.

Outra lenda diz que foi inventada no hotel “Quisisana” em Capri, em homenagem a Filippo Tommaso Marinetti, expoente do movimento artístico chamado Futurismo.

Sendo assim, em seu “Manifesto da Cozinha Futurista”, ele criticou os pratos de massa porque eram muito pesados. Assim, na década de 1920, durante uma estadia em Capri, o prato sem carboidratos da salada Caprese apareceu no cardápio pela primeira vez.

Versão original da Salada Caprese

De acordo com a versão original, caprese deve ser feita de tomates, com formato tipicamente irregular. Ademais, cuja polpa é quase sem sementes e altamente aromática.

Sendo assim, a muçarela deve ser absolutamente búfala, com excelência da Campânia que tem um sabor inimitável. E, para completar o prato acrescenta o manjericão. Além disso, sal e um fio de azeite extra virgem italiano.

Segundo os mais antigos, essa é a versão que também foi servida ao famoso rei Farouk do Egito. Por fim, durante sua estada na ilha de Capri em 1951.

Novas versões da Salada Caprese

Embora a receita clássica envolva o uso apenas desses ingredientes, inúmeras versões da salada Caprese foram inventadas com base no gosto de cada cozinheiro.

Há quem use pedacinhos de muçarela (bocconcini) em vez de muçarela grande ou quem a substitua por Parmigiano Reggiano. Logo, há quem prefira o tomate cereja ao invés do tomate tradicional.

Então, algumas pessoas preferem usar tomates verdes ou ainda tomates secos. E há quem prefira salada na tigela e quem prefira no espeto. Outros, adicionam alcaparras e azeitonas, ou anchovas para transformar o caprese em uma versão “marinara”.

Além desses, muitos adicionam atum ou bresaola ou pesto. Enquanto também há quem acrescente abacate e lima para dar um toque exótico.

Portanto, a salada Caprese, tanto a tradicional como a alternativa ainda continua sendo um dos pratos inconfundíveis da culinária italiana.

Dicas para deixar a Salada Caprese perfeita

A salada Caprese apesar de ser um prato extremamente simples, mas prepará-la com alguns segredinhos italianos a tornará ainda mais saborosa. Por isso, siga estas dicas e saboreie-a no verão.

Escolha a muçarela de búfala fresca

Pode ser substituído por muçarela de sua região, mas em qualquer caso, deve estar sempre fresco.

É muito importante manter a muçarela em temperatura ambiente para não perder muito leite. Pois, caso contrário, alteraria o sabor do tomate. Logo, para eliminar o excesso de leite, passe um pouco de papel de cozinha.

Prefira sempre os tomates orgânicos

Escolha tomates maduros e crocantes, tentando cortar as rodelas do mesmo tamanho. Além disso, seque os tomates, assim como a muçarela, para retirar o excesso de água.

O sal deve ser adicionado apenas nos tomates e não na muçarela

Escolha o manjericão do tipo napolitano

Pegue o manjericão de folhas grandes, e quebre-o com as mãos. Também o adicione antes de servir o caprese, pois ele tende a escurecer.

Escolha apenas o bom azeite extra virgem italiano

Por fim, não precisa acrescentar muito, um fio de azeite é suficiente e realça o prato.

E, para finalizar essas dicas, os temperos como maionese, vinagre, azeitonas não devem ser adicionados. Logo, cobririam o sabor equilibrado da muçarela e do tomate.

Além disso, há quem acrescente orégano ao prato ou quem o substitua por salsinha. Então, o importante é que seja de boa qualidade. Enfim, que não se acrescente muito, senão neutralizarão os sabores.

Receita de Salada Caprese para aproveitar o verão

Ingredientes

  • 800g de tomate;
  • 800g de muçarela de búfala da Campânia;
  • Algumas folhas de manjericão fresco;
  • Azeite extra virgem;
  • Sal

Modo de preparo da salada caprese

Lave os tomates e retire o talo verde, lave o manjericão e reserve.

Em seguida, corte os tomates e a muçarela de búfala na lateral do comprimento.

Depois, espalhe as fatias de tomate e muçarela ordenadamente em um prato, alternando-as.

Agora, despeje o azeite e uma pitada de sal em uma tigela. Após isso, misture e despeje o molho obtido nos dois ingredientes principais.

Pouco antes de servir, decore o prato com algumas folhas de manjericão. Por fim, sirva o Caprese em temperatura ambiente.

Que tal preparar esse prato de salada caprese em sua casa? Conte-nos se gostou dessa receita maravilhosa de salada italiana.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.