Escadaria Espanhola em Roma – Obra prima da era barroca

Escadaria Espanhola em Roma – Obra prima da era barroca Foto: Freepik
Compartilhe em suas redes

Conhecer a Escadaria Espanhola em Roma é desfrutar dos poucos lugares no mundo que expressam o romance da maneira que ela faz. Sendo assim, essa obra-prima está sendo considerada um destaque da era barroca em Roma.

Ademais, foi construída para conectar a Escadaria Espanhola com a igreja no topo Trinita di Monti. Então, no total, são 138 degraus que se estendem por uma grande área localizada no coração do distrito comercial de Roma.

Além disso, durante séculos, os degraus de mármore foram uma espécie de ponto de encontro idílico de contos de fadas para artistas, poetas e amantes desde sua inauguração por volta do início do século XVIII.

Hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana falará um pouco sobre a Escadaria Espanhola em Roma, um dos pontos centrais de Roma para visitar e ter uma experiência única.

Escadaria Espanhola em Roma – Obra prima da era barroca

A igreja localizada no topo da Escadaria Espanhola em Roma chama-se Trinita di Monti. Logo, durante o século XVIII essa igreja esteve sob o patrocínio dos Reis de França.

Desse modo, um diplomata francês financiou a construção das escadarias. Além disso, se chamava La Scalinata di Trinità dei Monti. Originalmente, não havia nada de espanhol nos degraus, na verdade, eles poderiam muito bem ter sido os degraus franceses.

Então, por que ela é chamada de escadas espanholas? Bem, a praça na base da Escadaria de Espanha é conhecida como praça espanhola, ou Piazza di Spagna, porque está localizada na praça.

Também porque nesse local se encontra a Embaixada da Espanha junto à Santa Sé. Dessa maneira, quando Trinita dei Monti terminou seu patrocínio aos reis da França, os espanhóis viram a oportunidade de nomear os degraus com o nome da praça abaixo, em vez da igreja no topo!

Fatos interessantes sobre a Escadaria Espanhola em Roma

Aqui estão alguns fatos interessantes sobre a Escadaria Espanhola em Roma. Logo, Piazza di Spagna, em italiano, de Roma, isto é, a praça mais popular tendo sua escadaria com vista para a Igreja Trinita Dei Monte.

A praça está situada no centro da cidade e na principal rua comercial, Via Dei Condotti. Então, vamos dar uma olhada nos fatos interessantes sobre ela? Assim sendo, ajudará você a descobrir um pouco de sua história.

A Escadaria Espanhola tem um total de 135 degraus;

Recebeu o nome de Escadaria Espanhola por estar nas proximidades da embaixada espanhola original, situada na Piazza di Spagna;

A escada estava sendo projetada por dois arquitetos Francesco de Sanctis e Alessandro Specchi;

Na base da Escadaria Espanhola, você pode encontrar a fonte barroca chamada Fontana della Barcaccia, “Fonte do Barco Feio”. E que foi construída em 1627-29 por Pietro Bernini, pai do famoso filho Gian Lorenzo Bernini;

Desenho de Bernini, que mostra um barco inundado no centro de uma bacia, inspirado na enchente do rio Tibre em 1598.

No final do século XV, existia apenas uma pequena capela na colina onde hoje se ergue a maior Igreja Trinita dei Monti. Sendo assim, o rei francês Luís XII encomendou a construção de uma nova igreja em 1495, substituindo a pequena capela.

Mais curiosidades…

Logo, a construção começou em 1502 e rabiscou por décadas. Finalmente, foi consagrado em 1585 pelo Papa Sisto V;

O obelus no topo da escada é um dos 12 obelus egípcios que estão localizados em Roma;

Construído a partir de um presente de 20.000 Scudi. Sendo assim, era de moeda italiana na época, pelo diplomata francês Étienne Gueffier em 1655.

A Escadaria Espanhola era uma ligação da Embaixada da Espanha Bourbon e da Igreja Trinità dei Monti, que estava sob o patrocínio dos Reis Bourbon da França.

Dizem que no canto direito da Escadaria de Espanha está a casa onde o poeta inglês John Keats viveu até à sua morte em 1821. E morreu de tuberculose aos 25 anos. Atualmente, a casa é um museu dedicado à sua memória, repleto de recordações da geração romântica inglesa.

Esses degraus são uma das escadas mais compridas e largas da Europa.

É terminantemente proibido comer e beber para manter a escada limpa.

O trabalho na Escadaria Espanhola começou em 1723 e inaugurada em 1725.

O obelisco mesmo em frente à igreja, Trinita dei Monti, situava-se originalmente nos Jardins de Salústio. Sendo assim, transferido para sua localização atual a pedido do Papa Pio VI em 1789. É uma pequena cópia do obelisco do faraó Ramsés II.

As duas torres sineiras em Trinita dei Monti, uma indicava a hora francesa, enquanto a outra seguia a hora italiana.

O que você achou dessa Escadaria Espanhola em Roma? Compartilhe conosco as suas impressões desse magnífico lugar na Itália.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.