Conheça a massa recheada da culinária italiana e suas variedades

Conheça a massa recheada da culinária italiana e suas variedades Foto: Pixabay
Compartilhe em suas redes

Massa recheada da culinária italiana

A massa é um dos alimentos mais amados na culinária italiana e em todo o mundo. Logo, não há como pensar em massas e não as associar à Itália. E, quanto as massas recheadas? Você já ouviu falar? Já provou algum prato desse tipo?

Hoje o blog Benini& Donato Cidadania Italiana abordará brevemente sobre esse prato da culinária italiana que todos nós amamos: Massas recheadas!

Massa recheada da culinária italiana

O preparo do macarrão não é apenas uma prática alimentar, mas também uma arte. Assim sendo, desde os tempos antigos, as mulheres que puxavam o lençol, sfoglia, (ou seja, macarrão) a mão, a base de todos os primeiros pratos tradicionais, eram o sfogline.

Logo, fazer massa em casa era uma tradição familiar que permitia poupar dinheiro e ainda se deliciar na hora de comer. Por essa razão, existem vários tipos de formatos das massas.

E, certamente, há possibilidade de variar o cardápio semanal, apesar dos poucos ingredientes disponíveis. Logo, tagliolini, tagliatelle, maltagliati, tortelli e qualquer formato era bom para dar um toque de criatividade ao almoço.

Portanto, o mesmo vale para a massa fresca recheada. Então, saiba mais lendo abaixo sobre delícia de comida italiana.

Massa recheada: a magia de fazer massa

A massa fresca recheada é uma das belezas da Itália. Desse modo, consiste em uma folha de massa fresca que contém um recheio diferente e fechada em um formato específico que determina seu nome.

Logo, enumerar todas as formas de massas recheadas é uma tarefa impossível, até porque existem variantes regionais. Todavia, a massa recheada nasceu no período renascentista e encontrou sua difusão máxima nas regiões do Norte da Itália.

De fato, as receitas mais famosas de massas recheadas pertencem à área do Vale do Pó (Pianura Padana), que ainda hoje fazem parte da herança e tradição italiana.

Desse modo, os Tortellini fazem parte dessa memória e ainda hoje quando falamos deles evocam aromas de tradição e dedicação. Aliás, o mesmo acontece com o ravioli.

De qualquer forma, esse conhecimento milenar é uma tradição que qualquer italiano deseja transmitir às gerações futuras com cuidado, profissionalismo e paixão.

Massa recheada da culinária italiana: as formas de massas mais conhecidas

Como mencionado anteriormente, há um grande número de receitas locais, bem como uma grande quantidade de nomes diferentes.

Logo, as variações regionais são muitas e, inclusive, a poucos quilômetros o mesmo nome indica coisas diferentes. Portanto, veja algumas das formas de massa recheada mais famosas:

Agnolotti: típicos do Piemonte, têm formato quadrado e são recheados com carne assada;

Anolini: típicos da região de Parma e Piacenza, são redondos com bordas lisas e serrilhadas e recheados com carne estufada;

Cappelletti: típico da Emilia Romagna cuja forma lembra um chapéu de homem, maior que o tortellino;

Culurgiones: típico da Sardenha, a forma é a de um bolinho e o fechamento “spighita”, como uma orelha (spigha), é realmente difícil de fazer;

Fagottini: embora não tenham uma origem regional típica, sua forma é única. As extremidades de um quadrado se encontram no centro, fechando completamente o recheio;

Mais formatos de massas

Mezzelune: também conhecido como Schlutzkrapfen, a forma lembra a do crescente, lisa ou recortada;

Ravioli: termo genérico para agrupar todos os tipos de massas recheadas com formato quadrado ou redondo, sobrepostas a si mesmas;

Tortelli: típicos da Emilia Romagna, são semelhantes aos tortellini, mas variam em recheio e tamanho;

Tortellini: a forma mais conhecida de massa recheada na Itália. E são tradicionalmente muito pequenas. Por fim, são estritamente servidos em caldo e, alguns locais, como salada;

Pansotti: típico da Ligúria, o nome deriva do termo “pancia” (barriga), porque o recheio lembra sua forma.

Estas são apenas algumas das formas de massa mais populares, mas existem muitas e muitas outras. Aliás, qualquer um pode brincar com a imaginação e criar sua própria forma de massa recheada.

É preciso dizer que, embora existam muitas formas de massas frescas recheadas, a autenticidade dos ingredientes e a paixão pela culinária são os principais elementos de um prato. Enfim, os italianos sabem muito bem.

Conte-nos o que você mais gostou de conhecer sobre essa massa recheada da culinária italiana.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.