As praças de Roma refletem a história da cidade e, por isso, vale a pena cada minuto admirando-as. Dessa maneira, ao visitar a Cidade Eterna, não deixe de conhecer e passear por suas belas paisagens e monumentos.
E hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana dará continuidade as opções que você pode incluir em sua lista de pontos turísticos de Roma. E se você ainda não leu a Parte I, convidamos a acessar AQUI e conhecer a metade.
X Praças de Roma com forte influência para a história da cidade – Parte II
VI – Praça Della Rotonda, uma das praças de Roma com monumentos importantes
Esta sugestiva praça abriga um dos mais belos e importantes monumentos de Roma: o Panteão. Sendo assim, no centro está a fonte renascentista projetada por Giacomo della Porta em 1575, encimada pelo obelisco de Ramsés II.
Logo, a praça está repleta de restaurantes, pubs e bares onde você pode tomar um aperitivo com seus amigos. Enfim, um dos lugares perfeitos para desfrutar de uma bela noite ao luar.
VII – Praça del Popolo
Esta famosa praça, o coração pulsante da cidade, leva o nome da igreja de Santa Maria del Popolo. Assim sendo, rica em monumentos funerários e obras de arte, como as duas famosas pinturas de Caravaggio: a Conversão de São Paulo e a Crucificação de São Pedro.
A praça – projetada por Giuseppe Valadier – tem formato elíptico e suas restaurações mais recentes foram durante o período neoclássico. Então, ao centro, sobre uma grande base com fontes e leões, ergue-se um dos maiores obeliscos de Roma, o obelisco Flaminiano (23,91 metros de altura, sem a base), construído pelo faraó Ramsés II.
Da Praça del Popolo saem três importantes ruas, formando o chamado Tridente, por isso, selecionamos como uma das praças de Roma para visitar. Dessa maneira, à esquerda encontra-se a Via del Babuino, que leva à Piazza di Spagna.
Depois, à direita, a Via di Ripetta, que leva à Piazza Navona e ao Panteão. Por fim, no centro fica a Via del Corso, que é o destino preferido dos amantes das compras.
VIII – Praça Venezia
A Piazza Venezia é considerada o centro da cidade e liga duas ruas importantes: Via dei Fori Imperiali à Via del Corso. Então, no lado sul da praça fica o edifício Vittoriano, projetado por Giuseppe Sacconi.
Assim sendo, é o monumento nacional dedicado a Victor Emmanuel II, abrigando o túmulo do Soldado Desconhecido e o chamado Altare della Patria (Altar da Pátria).
Ademais, a praça leva o nome do Palazzo Venezia, um edifício renascentista localizado no lado oeste da “piazza”. Por um breve período, foi o Palácio Apostólico e depois, de 1564 a 1797, foi a sede da delegação da Sereníssima República de Veneza nos Estados Pontifícios.
IX – Praça São Pedro, uma das mais belas praças de Roma
Esta praça São Pedro é uma das mais sublimes praças de Roma. E só passando, pisando e vendo tudo que ela tem a oferecer para descrever as melhores sensações.
Então, não há palavras para descrever a incrível emoção de passar pela Piazza San Pietro (Praça de São Pedro), a praça mais bonita do mundo!
Logo, está localizada no Estado do Vaticano, mas na verdade você tem que vir a Roma se quiser visitar esta obra-prima projetada por Bernini. Logo, uma das melhores experiências para se ter em meio a sua colunata que abraça simbolicamente os fiéis.
Além disso, muitos fiéis se reúnem na praça no domingo ao meio-dia: querem assistir ao Angelus Domini e receber a bênção do Papa, que se dirige à praça da janela de seu escritório.
Por fim, se você for católico ou não, não importa: visitar a Praça de São Pedro é uma experiência que você jamais esquecerá.
X – Praça da Espanha
Um dos locais mais famosos de Roma, a Piazza di Spagna como é conhecida em italiano. Assim sendo, essa bela praça está localizada ao pé da escadaria Trinità dei Monti (Escadaria Espanhola), e leva o nome da Embaixada da Espanha junto à Santa Sé.
Desse modo, no centro da praça está a Barcaccia (“Barco Feio”) de Pietro e Gian Lorenzo Bernini, uma fonte construída em memória ao transbordamento do rio Tibre em 1598.
Portanto, a Praça da Espanha ainda é um dos destinos mais populares para turistas de todo o mundo. E também para a população local que gosta de apreciar as paisagens.
Quais dessas praças de Roma você sentiu vontade de conhecer? Compartilhe conosco!
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.