O Fórum Romano é o coração da Roma Antiga e, hoje em dia, um dos sítios arqueológicos mais importantes da Cidade Eterna e do mundo. Assim sendo, um dos lugares mais bonitos de Roma que você visitará em viagem à Itália.
Todavia, também é um lugar que atrai menos atenção do que o vizinho ao lado, o exuberante Coliseu. Mas, tudo é uma questão de preferência também.
Então, para você ter uma bela experiência nesse Fórum Romano, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará um pouco o que você verá, quais os lugares arredores possíveis também para passear. Portanto, confira abaixo nesta Parte I e depois outros atrativos na Parte II e na Parte III.
Conheça o Fórum Romano, o coração da Roma antiga – Parte I
O antigo Fórum de Roma situa-se ao que hoje é a cidade moderna. Além disso, está localizado entre o Coliseu de um lado, o Monte Campidoglio do outro e o Monte Palatino, onde ficam os Palácios dos Imperadores.
Embora o Coliseu esteja na lista de desejos de praticamente qualquer turista de Roma, não é incomum encontrar pessoas se perguntando se vale a pena visitar o Fórum Romano.
Pois bem, é importante estar preparado para o que você verá nesse fórum, o que esperar encontrar e o que ele não é. Por isso, vale a pena conhecer um pouco antes de estar lá e fazer um bom planejamento.
Desse modo, o Fórum Romano é a área da Roma Antiga onde acontecia a vida religiosa e pública. Atualmente, ele é um sítio arqueológico e, de certa forma, pode-se dizer que o Fórum Romano é a Roma Antiga.
Ao contrário do Coliseu ou dos Banhos de Caracalla, que são dois antigos edifícios independentes, o Fórum Romano é uma grande área onde você literalmente caminha pelas antigas ruas romanas.
Sendo assim, a área é grande e principalmente ao ar livre. Logo, prepare-se para o clima (faça a pesquisa antes para ver a questão de como se vestir, acessórios para usar etc) e para as ruas irregulares (verifique um bom calçado).
O que ver no Fórum Romano?
O Fórum Romano é um local grande com muitas coisas para ver. Então, possui uma área plana compreendida entre o Monte Capitolino e o Monte Palatino, os dois mais significativos das sete colinas de Roma.
Sendo assim, o Monte Palatino está imediatamente acima do Fórum e é acessível através dele. Logo, a Colina é onde Rômulo, o fundador de Roma, montou sua cabana e onde os imperadores construíram seus palácios.
Portanto, as melhores atrações para ver no Fórum Romano estão no Fórum Próprio e no Monte Palatino.
Via Sacra no Fórum Romano
A Via Sacra é a rua principal que atravessa o Fórum Romano. Atualmente, há a possibilidade de conectar o Coliseu ao Monte Capitolino, mas o Coliseu já existia por muitos séculos.
Sendo assim, a tradição relata que a Via Sacra era onde Rômulo conquistou Tito Tácio Rei de Sabina (século VIII a.C) e enquanto na época a estrada era um pouco mais que uma trilha lamacenta, isso mostra que, de alguma forma, a rua era usada desde muito cedo.
Então, a pavimentação da rua vista hoje é feita de lajes de basalto e parece datar da época de Augusto (século I d.C). Logo, em tempos históricos, a estrada era usada para procissão triunfal após campanhas militares bem-sucedidas.
Portanto, a Via Sacra é hoje uma das áreas mais cênicas do Fórum Romano, especialmente, porque se encontra próximo do Coliseu. E onde as colunas altas ainda estão de pé, dando uma ideia do que essa estrada deve ter aguentado e está intacta até agora.
O Arco triunfal de Tito
O primeiro monumento impressionante que você encontra na Via Sacra é o fantástico Arco de Tito. Desse modo, o arco é um dos três arcos triunfais de Roma e data do século I d.C.
Sendo assim, esse é um monumento comemorativo construído por ordem do imperador Domiciano, para homenagear seu antecessor Tito.
Como a inscrição e as esculturas no arco mostram, o arco comemorou a vitória de Roma sobre Jerusalém e a tomada do templo, um evento que os historiadores descrevem como ocorrido em 70 d.C.
O Templo de Antonino e Faustina
Um dos edifícios mais bonitos e preservados do Fórum Romano é o Templo de Antonino e Faustina. Desse modo, fica no local onde a Via Sacra encontra o Fórum e foi construído em 141 d.C para o imperador Antonino Pio e sua esposa: Faustina.
Então, como muitos edifícios religiosos antigos, o templo tornou-se uma igreja na Idade Média e adquiriu o nome de San Lorenzo in Miranda. E esse destino mudou sua aparência, mas também garante sua preservação que permite desfrutá-lo hoje.
Aliás, há uma inscrição no topo do templo que diz: “Divo Antonino et Divae Faustinae Ex. SC”, o que significa que o Senado dedica este templo ao Imperador e sua esposa.
Para tanto, o templo ergue-se num pódio com 5 metros de altura e é acessível por uma escadaria. Por fim, esse é um dos edifícios mais altos do Fórum Romano e um dos mais atraentes.
O Templo de Divus Romulus, dentro do Fórum Romano
O chamado Templo de Divus Romulus é uma estrutura redonda que se abre para a Via Sacra, dentro do Fórum. Todavia, não se sabe ao certo qual era o uso original desse templo.
Porém, o que se sabe é que foi construído pelo imperador Maxêncio no início do século IV. Posteriormente, incorporado à igreja de São Cosma e Damiano, construída no século VI por ordem de Papa Félix IV.
Desse modo, esse templo é impressionante e possui um valor único que vale a pena ver. Portanto, não deixe de visitar quando estiver em Roma.
Aqui finalizamos essa Parte I sobre o que ver no Fórum Romano, o coração da Roma antiga. E esperamos que você tenha se entusiasmado em conhecer em sua próxima viagem à Itália. Por fim, conte-nos o que achou desse lugar.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.