Todo mundo ama Carbonara. E se você já foi em Roma, certamente, provou essa deliciosa comida italiana. Assim sendo, é considerado um dos pratos tradicionais da cozinha romana.
No entanto, as suas origens são napolitanas. Além disso, surgiu recentemente, então, por volta de 1944, quando um soldado americano chegou à Itália.
De fato, as tropas americanas gostaram muito das barracas onde se podia encontrar “comida de rua” original como pizza, supplì e especialmente espaguete.
Logo, foram servidos com molho de cacio e pepe (queijo e pimenta) porque o tomate era proibido (manchava os aventais brancos).
Então, quer saber um pouco da história da carbonara? Desse modo, acompanhe abaixo o que o blog Benini & Donato Cidadania Italiana preparou para você conhecer esse saboroso prato romano.
Carbonara – Um pouco de sua história
De volta à história, em 1944 um soldado americano separou o espaguete, mas era tão simples que acrescentou alguns ingredientes em sua preparação para todos os soldados.
Sendo assim, adicionou ovos, bacon e creme líquido. Dessa maneira, o resultado ficou perfeito e, assim, a carbonara surgiu de modo surpreendente!
Logo, a notícia correu por todo o lugar e todos queriam provar esse novo prato. Depois disso, a receita ficou melhor e todos os ingredientes equilibrados.
Já em 1946 o prato havia se espalhado por Roma, após seu lançamento. Então, a primeira taberna que serviu Carbonara em Roma foi no Vicolo della Scrofa, segundo informações dos estudiosos da culinária romana.
Com isso, o prato mais tarde também se espalhou no resto da Itália e no resto do mundo.
Da outra versão, o carbonai também chamado de carbonari em Roma, inventou o Carbonara. Assim sendo, prepararam esse prato com ingredientes fáceis de encontrar e armazenar.
Logo, pode ser uma evolução de um prato de origens antigas do Lácio chamado “cacio e ova” (queijo e ovos). De acordo com essa teoria, a pimenta preta do Carbonara se assemelharia aos mesmos queimadores de carvão manchados de fuligem.
Carbonara – O molho da cozinha tradicional italiana
Seja qual for sua origem, uma coisa é certa: Carbonara se tornou e é um grande clássico da cozinha tradicional italiana! Aliás, todo mundo adora esse prato e todo mundo tenta prepará-lo em sua cozinha, mas só os italianos sabem cozinhá-lo muito bem!
Assim sendo, existem muitas variantes em que alguém usa bacon em vez de guanciale (bacon italiano onde se tira a bochecha do porco) ou que usa abobrinha em vez de bacon (no estilo vegetariano).
Então, o molho para Carbonara fica pronto em alguns minutos. Desse modo, tudo o que é necessário ter é guanciale (temperado, cortado em tiras), creme sobre base de gema de ovo (nessa versão) e muito queijo parmesão ralado (pecorino).
Na sua simplicidade e riqueza de matérias-primas, a receita do Spaghetti alla carbonara é um parente próximo das outras duas autênticas receitas italianas: a Amatriciana e a Gricia!
Portanto, aqui está uma receita para você prepará-lo em sua casa.
Receita de Carbonara – Prove essa delícia da cozinha romana
Aqui estão os ingredientes que você deve usar para essa receita de carbonara:
- 500 g de espaguete;
- 150 g de guanciale (tipo de bacon) mas você pode usar bacon se não encontrar o guanciale;
- 200 g de queijo parmesão (ou metade de parmesão e metade de queijo pecorino se achar);
- 4 gemas;
- Sal e pimenta a gosto.
O tempo de preparo que essa receita tem é de, aproximadamente, 15 minutos. E o de cozimento é de mais ou menos 10 minutos. Além disso, serve 4 porções.
Modo de preparo
Coloque uma panela grande de água para ferver. E quando estiver fervendo, adicione sal, coloque o espaguete e cozinhe o tempo que diz na embalagem.
Enquanto a água estiver fervendo, pique o guanciale 150g em cubos de 1 cm de espessura. Claramente, você perceberá que a casca será removida.
Agora, adicione um pouco de pimenta e frite o bacon em uma panela por cerca de 5 minutos, mas tome cuidado para não queimar.
Em seguida, rale o queijo parmesão (parmesão + pecorino). Depois disso, pegue as gemas e misture-as com queijo parmesão (parmesão + pecorino) e polvilhe bastante pimenta em uma tigela.
Após isso, misture o espaguete com o bacon e retire do fogo. Depois, adicione a mistura de gemas e queijo e adicione duas xícaras de água do cozimento. E continue misturando bem rápido.
Por fim, sirva imediatamente com queijo ralado e aproveite sua carbonara!
Conte-nos se você já saboreou esse prato romano, carbonara e se gostou. Para mais artigos sobre comida na Itália, acesse culinária italiana.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.