Culinária da Itália na região Norte Vs. Sul – Qual é a diferença?

Culinária da Itália na região Norte Vs. Sul – Qual é a diferença?
Compartilhe em suas redes

Enquanto a Itália se destaca em seu país pela beleza cultural, arquitetônica e paisagística no país inteiro, mas as suas regiões Norte e Sul oferecem uma culinária muito diferente uma da outra.

Assim sendo, os italianos ao Norte do país adoram ricos molhos cremosos, carnes recheadas e polenta saborosa. Entretanto, os italianos do Sul preferem azeites leves, frutos do mar frescos e, claro, molho de tomate picante.

Regiões de culinárias distintas

Desse modo, embora essas regiões sejam significativamente distintas umas das outras, ambas contribuíram igualmente para o que os brasileiros conhecem como “Comida Italiana Clássica”.

E, por essa razão, hoje o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará um pouco sobre as diferenças que existem entre uma comida do Norte e Sul da Itália. Portanto, continue conosco nessa aventura.

Culinária da Itália ao Sul

O Mar Mediterrâneo desempenha um papel importante na culinária do Sul da Itália. Assim sendo, desde os frutos do mar frescos ao clima quente sendo ótimo para o cultivo de ervas e vegetais frescos, incluindo pimentão, berinjela e tomate.

Além disso, a abundância de tomates no Sul da Itália levou à invenção do prato italiano mais popular – Pizza! Logo, outros pratos famosos que vêm do Sul da Itália incluem marinara de berinjela, molho marinara picante e uma abundância de azeites.

Assim sendo, a pizza napolitana possui muitos dos alimentos pelos quais o Sul da Itália é conhecido (tomate fresco, muçarela cremosa e manjericão). E a transforma em uma torta simples, mas deliciosa.

Portanto, aos turistas que desejam pedir pizza no Sul da Itália podem esperar encontrar outras coberturas populares. E incluindo salsicha doce, anchova, pimentão em cubos e cebola.

Culinária na Itália ao Norte

Enquanto a comida do Sul da Itália é impulsionada pelo mar, a comida do norte da Itália abraça a terra. Desse modo, as regiões da Lombardia e Piemonte, no Norte da Itália, são ideais para a criação de gado, e sua culinária reflete isso.

Então, os molhos de tomate são substituídos por molhos alfredos cremosos e a manteiga substitui o azeite. Ademais, carne e vitela são abundantes no Norte da Itália, sem surpresa, a popular vitela Saltimbocca também vem dessa região.

Enfim, do mesmo modo que o Sul da Itália pode reivindicar a pizza, o Norte da Itália contribuiu com um alimento básico da culinária italiana que é tão importante quanto o queijo parmesão.

Logo, o terreno montanhoso ao pé dos Alpes é um pasto perfeito para ovelhas, cabras e vacas. E os que produzem queijos Parmigiano-Reggiano, Asiago, gorgonzola e pecorino.

E com sua diversidade de sabor e textura, esses queijos foram adotados no Norte e no Sul da Itália – e em todo o mundo.

Estilos de cada região

Compreender a composição geográfica da Itália facilita a compreensão dos diferentes estilos culinários de cada região. Enquanto a família Sardella é originária do Sul da Itália não significa que não poderá provar um sabor do Norte nessa região sulista.

Mas, é fato que cada região tem um sabor prevalecente. Logo, um não é melhor que o outro, pois ambos se completam e harmonizam perfeitamente. Que bom que existem essas diferenças para saborear e degustar.

Quer você prefira uma pizza com cobertura vegetariana e massa envolta em uma marinara picante ou frango parmesão com um rico sabor amanteigado, você encontrará a cozinha italiana perfeita para você!

Agora, conte-nos a sua experiência em saborear uma culinária italiana ao Norte e ao Sul. Queremos descobrir como foi observar essas diferenças, então, deixe-nos saber.

Para mais assuntos sobre culinária na Itália visite a nossa categoria ao lado direito. E até breve!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.