Regras de etiqueta da culinária italiana – O que fazer e o que não fazer

Regras de etiqueta da culinária italiana – O que fazer e o que não fazer Foto: Pxfuel

A culinária italiana tem uma história longa que é passada de gerações a gerações. E uma delas é que sua comida vai além do apetite.

Desse modo, carrega significado, essência e história. Mas, acima disso, ela está inserida no modo de ser de toda a sua comunidade.

Então, se você planejar ir a Itália, certamente, você conhecerá um dos seus muitos restaurantes históricos. E citemos pelo menos alguns: Trattoria Cammillo (Florença); Armando (Roma) e Osteria Le Logge (Siena).

Logo, para entrar na cultura italiana, você precisará mais do que apenas uma paixão pela comida. Então, vai precisar de Galateo.

Por isso, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana apresentará algumas regras de etiqueta da culinária italiana. E, assim, em sua próxima viagem poderá não apenas conhecer o sabor, mas também saberá como se portar.

Conhecendo mais sobre as regras de etiqueta da culinária italiana

Ficou curioso com a palavra Galateo? Então, ela é a palavra italiana para etiqueta.

Talvez, você deva ter ouvido essa palavra antes – o livro Galateo: The Rules of Polite Behavior (1558) do autor florentino Giovanni Della Casa. E ele influenciou a etiqueta em toda a Europa durante séculos.

Logo, em sua obra Della Casa orienta seus leitores sobre como manter as melhores maneiras em todas as circunstâncias. Entretanto, se você conhece algum italiano, não há nada que cause mais indignação do que quebrar a etiqueta da culinária italiana no jantar.

Descubra agora o que fazer e o que não fazer nas regras de etiqueta da culinária italiana. Ademais, você perceberá que estará comendo como um italiano em pouco tempo.

O que fazer segundo as regras de etiqueta da culinária italiana

Regra nº 1: Reserve uma mesa

Recomendamos sempre que reserve uma mesa, seja para almoço ou jantar. Logo, a maioria dos restaurantes italianos, especialmente no verão, pode ficar lotado.

Agora, chegar atrasado é tolerado, mas não mais de 20 minutos – ligue para avisar ao restaurante se você estiver atrasado.

Regra nº 2: Faça um pedido de prato local 

Enquanto Pizza Margherita e Tagliatelle al Ragù são imperdíveis para quem visita a Itália, experimente saborear a culinária regional e local. Então, peça sugestões ao garçom, ele o guiará com prazer pelas especialidades locais. 

Regra nº 3: Deixe uma gorjeta

Na Itália, a taxa de serviço é conhecida como coperto. Assim sendo, isso inclui serviço de mesa e pão, e na maioria das vezes está incluído na conta. 

Embora deixar uma gorjeta para o garçom não seja obrigatório, é um gesto simpático. E, especialmente, se o garçom foi particularmente simpático e prestativo.

Logo, se você decidir deixar uma gorjeta, seja generoso e opte por dinheiro.

Regra nº 4: Scarpetta

Para quem já desfrutou de um delicioso prato de massa, com certeza, já usou um pedaço de pão para enxugar o molho restante no prato. Em italiano, esse gesto é chamado de “fare la scarpetta”.

Embora esse ritual possa ser menos apropriado em restaurantes finos, os garçons e chefs (especialmente em trattorias e osterias tradicionais) ficarão felizes em ver que você gostou da comida.

O que não fazer segundo as regras de etiqueta da culinária italiana

Regra nº 1: Não peça Cappuccino com uma refeição

Seja cappuccino com seu bife ou salada com seu primeiro prato, existem certas combinações que os italianos não toleram.

Desse modo, o menu italiano é habilmente estruturado com:

  • Antepasto (entrada);
  • Primo (primeiro prato que envolve massa ou arroz);
  • Secondo (carne ou peixe);
  • Com contorno (acompanhamento: salada, batata assada, legumes salteados);
  • Dolce (sobremesa);
  • Depois café e digestivos.

Você não precisa pedir um de cada, geralmente, um iniciante e um primo ou segundo servirão, mas não os combine. Assim sendo, uma salada é um acompanhamento para um segundo, não para um primo.

Logo, se você não quer um segundo, tudo bem, mas termine seu primo antes de comer sua salada.

Mas e o capuccino? Tradicionalmente, o cappuccino é uma bebida de café da manhã e não deve ser pedido depois das 11h.

Desse modo, as regras são menos rígidas agora, então, sinta-se à vontade para pedir cappuccino a qualquer hora do dia, mas não com o almoço ou o jantar!

Regra nº 2: Queijo  

Não coloque parmesão em todos os lugares. Assim sendo, queijo ralado é ótimo com sua massa ou risoto, mas depende do molho.

Os italianos nunca usam parmesão em pratos que contenham peixes ou frutos do mar, pizzas ou saladas. Então, como regra geral: se o garçom não oferece ou não traz parmigiano, significa que não é necessário com o seu prato.  

Regra nº 3: Colher ou não colher

Os italianos nunca usam uma colher para comer espaguete. Enquanto as crianças podem usar uma colher para girar o espaguete, os adultos devem aprender da maneira tradicional: girar a massa no garfo usando as laterais do prato para obter ajuda.

Chegamos ao final de você saber quais as regras de etiqueta da culinária italiana. Então, já sabe sobre o que fazer e não fazer quando estiver na Itália.

Por fim, conte-nos a sua experiência e outras dicas de galateo, ou seja, etiqueta que conhece e praticou na Itália.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.