Um dos ícones de Florença e símbolo do Renascimento, a Capela Pazzi está localizada no claustro da Igreja de Santa Cruz, em Florença.
Assim sendo, é um lugar encantador e admirável cujas proporções geométricas demonstram uma qualidade exuberante e digna de visitação.
E para quem aprecia arte ligada a religião, nós do blog Benini & Donato Cidadania Italiana resolvemos trazer algumas informações sobre esse ponto turístico. Portanto, fique atento as próximas linhas.
Capela Pazzi – Projeto de construção e suas etapas
A Capela Pazzi possui um projeto de construção com etapas muito debatidas até hoje. Assim sendo, por muitos séculos, sua construção foi atribuída a Filippo Brunelleschi.
No entanto, estudiosos especulam que ele pode ter fornecido apenas os projetos iniciais (Brunelleschi morreu em 1446, muito antes de o edifício estar concluído).
E quem esteve à frente e foi responsável pela capela, realmente, deixou um monumento esplêndido. Além disso, ela é um exemplo da busca renascentista pela harmonia na arquitetura que vale a pena visitar e admirar.
Capela Pazzi – Um destaque arquitetônico de Florença
Por volta de 1430, o rico banqueiro florentino Andrea de’ Pazzi encomendou a Filippo Brunelleschi a construção de uma capela no complexo de Santa Croce.
Sendo assim, a capela deveria funcionar como um local de sepultamento para sua família. E também como uma Casa do Capítulo – uma sala de reuniões para os monges.
Logo, a construção sofreu muitas interrupções e ainda não havia sido concluída em 1478, quando a família Pazzi caiu em desgraça por conspirar contra o governante Médici.
Para tanto, muitos artistas contribuíram para esta esplêndida capela, tornando-a um exemplo extraordinário do estilo do início da Renascença. Enquanto o interior da capela tem uma aparência brunelleschiana distinta.
E isso você verá muitas semelhanças se visitar a Antiga Sacristia da Igreja de San Lorenzo em Florença. Ademais, foi projetada pelo mesmo arquiteto, o pórtico foi atribuído pelos críticos a Giuliano da Maiano, Rossellino ou Michelozzo.
Quando a Capela Pazzi apareceu, um novo estilo arquitetônico estava tomando forma em Florença. Agora, pense como isso é diferente de uma igreja gótica, com suas formas irregulares e complicadas.
Então, os arquitetos, tendo estudado arquitetura clássica e aprendido com os antigos romanos a usar colunas, arcos e cúpulas, eles usam esses recursos para criar uma harmonia racional. Por fim, as novas palavras-chave para este estilo arquitetônico? Composta, racional e geométrica.
Interior da Capela Pazzi e a geometria distinta do Renascimento
Brunelleschi, um desses artistas que passou um tempo em Roma estudando edifícios antigos, e o Panteão se tornou seu ícone de estilo. Desse modo, reproduziu seu projeto ao planejar a cúpula da Catedral em Florença.
Ademais, utilizou as formas clássicas que admirava em Roma em suas obras. Logo, a clareza geométrica tornou-se a característica mais distintiva de seu estilo. Então, o interior da Capela Pazzi é um exemplo perfeito de proporção harmônica.
Aliás, a primeira coisa que você nota ao entrar na capela é como ela é perfeitamente e racionalmente organizada. Assim sendo, sua forma retangular tem um quadrado central encimado por uma cúpula hemisférica.
E os elementos arquitetônicos são claramente definidos pelo uso de pedra cinzenta (pietra serena). Logo, a cúpula permite que a luz penetre pelas janelas ao longo de seu perímetro, dando ao espaço elegância e medida.
Enfim, o banco de pedra que corre ao longo das paredes servia de espaço de estar para os monges.
Decoração da capela
Sua decoração possui um toque funcional. Assim sendo, as redondezas estão entre as melhores criações de Luca Della Robbia. Ademais, seus azuis se destacam no branco e cinza das paredes.
E nos quatro lados da cúpula é, provavelmente, desenhado por Brunelleschi. Por fim, abaixo deles você vê o brasão da família Pazzi com dois golfinhos.
O Pórtico da Pazzi
O pórtico da entrada constitui a fachada da capela. Logo, possui seis colunas coríntias e um centro elevado em arco triunfal. Ao passar por baixo, você pode ver a decoração elaborada e vívida dentro da cúpula criada por Luca della Robbia em terracota vitrificada.
E embaixo há um roundel do mesmo artista que retrata Saint Andrea, padroeiro de Andrea de’ Pazzi que estava pagando pela capela. Enfim, as obras não foram concluídas na época da Conspiração Pazzi em 1478.
E, então, gostou de descobrir mais sobre a capela Pazzi? Que tal uma visita quando for em Florença, na Itália? Conte-nos se já a visitou e quais as suas experiências mais marcantes.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.