Alimentos na Toscana
Não é nenhum segredo que, ao visitar a Itália, o vinho e sua culinária é um dos seus grandes atrativos. Ainda mais que, em cada região italiana, você poderá experimentar os seus próprios pratos tipicamente regionais.
E também sentir os sabores mais distintos de suas especialidades. Logo, você chegaria a dizer que não existe comida italiana! Em vez disso, você diria que tem comida siciliana, comida veneziana ou comida da Sardenha.
Todavia, uma das regiões gastronômicas que merece destaque e atenção na Itália é, sem dúvida, a Toscana. Sendo assim, grande parte da cozinha toscana é inspirada na tradicional “comida camponesa” da região agrícola.
E por isso, muitas vezes, se apresenta bastante simples e rústica em seus sabores e ingredientes. Mas, só porque eles têm raízes humildes, não significa que a comida nessa parte da Itália seja menos deliciosa do que você esperaria.
Então, para conhecer mais, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana mostrará a você alguns dos pratos que você não pode perder ao visitar essa bela parte do mundo.
X Alimentos na Toscana que você precisa experimentar
I – Crostini Toscani
Quando você está jantando em qualquer lugar da Toscana – um restaurante ou uma casa de família – dificilmente haverá uma refeição que não comece com Crostini Toscani.
Assim sendo, é um patê de fígado de frango servido em um pedaço fino de pão torrado. Logo, essa entrada é típica da cozinha toscana.
Além disso, ficou famoso por Catherine de’ Medici, a nobre italiana que se tornou a rainha da França no século XVI. Então, e foi quando ela apresentou uma variedade de seus pratos italianos favoritos para os franceses amantes da comida.
II – Panzanella
Panzanella está recheada de sabores italianos clássicos – pão, tomate, cebola, manjericão, azeite e vinagre balsâmico, todos misturados em uma salada. Logo, a salada fica melhor com pão amanhecido, e surgiu pela primeira vez porque os italianos achavam uma farsa jogar fora o pão velho.
Então, em vez de jogá-lo no lixo, eles mergulharam o pão amanhecido em água para amolecê-lo, antes de misturá-lo com os outros ingredientes frescos. E, assim, criavam uma salada saborosa e saudável.
III – Bistecca alla Fiorentina, um dos alimentos na Toscana que vale a pena experimentar
Um favorito dos cozinheiros caseiros e dos amantes da carne da Toscana. Logo, o Bistecca alla Fiorentina é um bife T-bone de uma raça local de vaca, o gado Chianina.
Então, esse bife é servido de forma simples, temperado com ervas como alecrim e sálvia.
IV – Fagioli com salsiccia
Quando você descreve um prato como feijão com salsicha, não soa muito atraente, mas é exatamente isso que Fagioli con salsiccia é. Assim sendo, é tão saboroso.
E essa refeição rústica é feita mergulhando o feijão borlotti em água para amolecê-lo, antes de cozinhá-lo com cebola, alho, carne de linguiça esfarelada, pimenta e tomate esmagado.
V – Tagliatelle al tartufo, um dos alimentos na Toscana que você não pode perder
Quando você visita a Itália, você simplesmente tem que se deliciar com uma tigela de macarrão. E Tagliatelle al tartufo é um prato de massa único que você definitivamente não deve perder.
Logo, pense em longas fitas de massa delicada de tagliatelle, enroladas com manteiga quente e derretida. E ainda alho e depois cobertas com lascas de trufas negras e queijo parmesão.
VI – Torta di ceci
Um delicioso lanche de comida de rua, a Torta di ceci é uma panqueca de farinha de grão de bico. E que é, curiosamente, servida dentro de um sanduíche pelos vendedores ambulantes da Toscana.
Além disso, vegetariana e sem glúten, essa guloseima crocante e rica em carboidratos também pode ser usada na base de uma pizza ou servida com legumes.
VII – Tortelli de batata
Outra comida toscana para os amantes de carboidratos, o tortelli de batata é uma massa perfumada e recheada de batata (não muito diferente em forma de ravioli). E, frequentemente, cozida pelos toscanos para ocasiões especiais.
Ademais, dentro dos pacotes de massa você encontrará purê de batata aromatizado com tomate. Como também especiarias, alho e parmesão, que pode ser acompanhado com qualquer coisa, desde um simples molho de sálvia e manteiga queimada, até um rico e carnudo ragu.
VIII – Pecorino Toscana, um dos alimentos na Toscana famoso
Os italianos podem ser conhecidos por seus queijos excepcionais, mas os toscanos são especificamente conhecidos por seu impecável Pecorino. Logo, Pecorino é um queijo duro feito de leite de ovelha e pode ser consumido como parte de uma tábua de queijos no final de uma refeição, ou usado na culinária.
IX – Biscoitos de Prato
Esses biscoitos duros são sem dúvida o doce mais famoso da Toscana. Desse modo, feito de farinha, ovos, açúcar e nozes (normalmente amêndoas e pinhões).
Além disso, biscotti di Prato é um delicioso acompanhamento para um expresso italiano ou, alguns moradores preferem apreciá-los com um copo de Vin Santo local, um vinho de sobremesa perfeito para mergulhar os biscoitos.
X – Castagnaccio
Se você é mais fã de bolos do que de biscoitos, não se preocupe, a Toscana oferece também nesse espaço culinário. Assim sendo, Castagnaccio é um bolo sem glúten, assado com farinha de castanha para dar um sabor de noz e terra.
Além disso, é misturado com azeite, nozes, pinhões, passas e alecrim para um toque levemente salgado. Também era particularmente popular entre os camponeses e agricultores da Toscana, pois as castanhas eram um dos alimentos básicos a que sempre tinham acesso.
Agora que você conheceu estes X alimentos na Toscana, qual desses você gostaria de saborear ou já provou? Conte-nos a sua experiência na culinária toscana, italiana.
Benini & Donato Cidadania Italiana
Resgatando suas origens
Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:
I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;
II – Processo administrativo na Itália via comune;
III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.