Dia do Imigrante Italiano no Brasil é celebrado hoje (21.02)

Compartilhe em suas redes

Dia do Imigrante Italiano no Brasil é comemorado em 21 de fevereiro, anualmente. Assim sendo, instituído pelo Congresso Nacional com a Lei 11.687 de 2 de junho de 2008, até hoje é possível ver as manifestações de honra e homenagens por essa data. E não apenas no Brasil, mas na Itália também.

Então, trata-se de uma comemoração em especial à expedição de Pietro Tabacchi que, tendo chegado ao estado do Espírito Santo, em 21 de fevereiro de 1874, marca simbolicamente o início do processo de imigração italiana no Brasil.

E cá estamos aqui no blog Benini & Donato Cidadania Italiana para celebrar esse dia tão especial com vocês. Como também mostrar algumas informações interessantes e curiosidades sobre esse dia comemorativo em todo o território nacional. Portanto, vem conferir!

Curiosidade: Por que o dia do imigrante italiano no Brasil cai em 21 de fevereiro?

É o dia em que em 1874, há exatos 148 anos, o veleiro francês “La Sofia”, que havia partido de Gênova quase dois meses antes, chegou ao porto de Vitória, no estado do Espírito Santo, em 3 de janeiro.

Desse modo, a bordo estavam cerca de 400 famílias em busca de um futuro. Assim sendo, vieram principalmente do Sul da Itália, San Giovanni in Fiore, Cosenza, Potenza, Salerno, quase todos de extração camponesa.

Além disso, nas ondas subsequentes de chegadas também foram muitos os venezianos que chegaram ao estado de Santa Catarina no Sul do Brasil.

Na época, o Brasil importava mão de obra e a recebia sem problemas. Então, de 1870 a 1920 chegaram mais de 1,4 milhão de imigrantes italianos. Ademais, muitos foram trabalhar nas plantações de café; outros viviam em assentamentos, principalmente na região Sul.

E ainda outros foram para as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro, onde foram empregados na nascente indústria e comércio.

O Brasil é o maior país com raízes italianas no mundo

Dada a importância que a comunidade italiana representa para a construção do Brasil, esta data visa homenagear os descendentes de imigrantes italianos. Com isso, uma lei sancionada em 2 de junho de 2008 estabeleceu oficialmente o Dia Nacional do Imigrante Italiano no calendário de todo o território brasileiro.

Assim sendo, como dito anteriormente, a escolha do dia 21 de fevereiro é uma homenagem à primeira expedição de Pietro Tabacchi, aventureiro e comerciante italiano, ao Espírito Santo, em 1874.

Logo, esse evento marcou o início do processo de migração em massa de italianos para o Brasil. E com a crise que se instalou na Itália em meados do século XVIII e XX, então a unificação forçada da Itália, que gerou lutas fratricidas, morte, destruição e pobreza e as diversas guerras mundiais, levou muitas famílias a emigrar para o Sul e Norte de as Américas.

De fato, muitos camponeses italianos, aceitando os pedidos do governo brasileiro para trabalhar nas plantações do país, construir estradas e outras obras, principalmente, no Sudeste e no Sul.

Segundo dados do consulado italiano no Brasil, estima-se que existam atualmente cerca de 32 milhões de descendentes de italianos vivendo em território brasileiro.

Logo, que fantástico, verdade? E se você sente que tem raízes italianas em seus avós, tataravós, enfim, seus ancestrais, que tal descobrir se é possível adquirir o direito de reconhecimento da cidadania italiana? Converse conosco nos enviando uma mensagem para o WhatsApp +55 (11) 99988-1268.

Homenagem ao Dia do Imigrante Italiano no Brasil

Esse dia deve ser celebrado com todo o respeito, carinho e honra a esses imigrantes italianos que tanto contribuíram para quem hoje o Brasil se tornou.

Logo, muitos dizem que o futuro é uma parte da vida em que temos que estar constantemente olhando para ele, mas, e o passado? Sem ele, nada do que hoje vivemos – existiria.

Por isso, celebre o antes de hoje, os seus ancestrais que lutaram por uma vida melhor. Até porque quem nós somos hoje se tornou uma parte evolutiva do que já foi e de quem nos deixou legado.

Também celebre hoje o que o passado nos deixou enraizado em nosso coração. Além disso, família, cultura, marco histórico, a culinária, e tantas outras contribuições da Itália.

E, primeiramente, os italianos e depois os ítalo-brasileiros (estimados hoje em cerca de 32 milhões), deram uma contribuição fundamental para o desenvolvimento do Brasil, em todos os setores.

Além disso, como já disse a embaixada no Brasil acerca dos imigrantes italianos: “Vencendo uma fase inicial difícil, hoje representam uma comunidade fundamental na vida do Brasil – política, econômica, científico-cultural e social – motivo de orgulho para dois países ligados por laços fraternos de amizade e intensa colaboração, em todos os campos”.

Por fim, a família Benini & Donato Cidadania Italiana prestigia esse dia desejando os melhores votos para todos os imigrantes italianos e diz: Viva o Brasil, viva a Itália!

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.