Basílica de São Marcos em Veneza – Breve história, curiosidades e muito mais

Basílica de São Marcos em Veneza – Breve história, curiosidades e muito mais Foto: Pxfuel
Compartilhe em suas redes

A Basílica de São Marcos é uma das atrações mais populares de Veneza, junto com o Palácio Ducal e a Ponte dos Suspiros. E de todos os cantos do mundo, os turistas vêm para La Serenissima, ou seja, Veneza, para visitar a bela Basílica de São Marcos.

Para tornar a sua visita mais tranquila possível, o blog Benini & Donato Cidadania Italiana contará o que você precisa saber sobre esse lindo e imenso edifício.

Um pouco da história e informações sobre a Basílica de São Marcos em Veneza

Em 828 alguns mercadores venezianos roubaram os restos do evangelista Marco de Alexandria. Assim sendo, o doge decidiu montar uma igreja em seu nome, bem ao lado de seu palácio.

Então, 4 anos depois, a igreja apareceu na Praça de São Marcos, mas em 976 ela foi destruída por incêndios em uma revolta. E, dois anos depois, foi reconstruída, mas nada sobre a aparência desta igreja é conhecido hoje.

Logo, suspeita-se que a Basílica de San Marco foi construída em sua forma atual em 1063. E, ao longo dos tempos, seu design exuberante e mosaicos dourados se tornaram o símbolo de status da riqueza e poder venezianos.

Desde o século XI, ela apelidada de ‘Chiesa d’Oro’ (Igreja Dourada). Originalmente, era uma capela do doge, somente desde 1807 é a catedral da cidade e sede do Arcebispo de Veneza.

Um dos mais belos pontos turísticos: Basílica de São Marcos em Veneza

A joia da coroa absoluta deste edifício da igreja são os mosaicos dourados, dos quais mais de 8.000 metros quadrados cobrem as paredes, tetos e cúpulas!

Assim sendo, eles retratam histórias, entre outras coisas, da Bíblia, figuras alegóricas e eventos da vida de Cristo, da Virgem Maria e de São Marcos.

Você não pode perder o Pala d’Oro. Dessa maneira, esse é um retábulo impressionante que apresenta lindas pedras preciosas e ouro. Ainda está em seu lugar original atrás do altar-mor, onde também está localizado o sarcófago de São Marcos.

Finalmente, você tem a Sala do Tesouro de San Marco onde você encontra 283 peças de ouro, prata, diamantes e outros materiais preciosos. E elas foram tiradas durante a Quarta Cruzada.

De qualquer forma, suba as escadas até chegar ao Loggia dei Cavalli. Então, você pode ver a Quadriga, quatro belos cavalos de bronze, mas também pode desfrutar de uma vista imbatível da Praça de São Marcos.

Também fica o acesso ao museu Marciano. E para apreciar essa vista incrível e entrar no museu, é preciso comprar os ingressos.

Visitando a Basílica de São Marcos

La Basilica di San Marco é um dos pontos turísticos mais bonitos de Veneza, e você não deve perdê-la durante sua visita a La Serenissima. Antes de tudo, você deve saber que deve usar roupas apropriadas: nada de shorts curtos ou ombros nus.

E o uso de câmeras fotográficas e filmadoras é proibido e a visita à basílica é limitada a dez minutos nos momentos de maior movimento (durante a baixa temporada você pode admirar o tempo que quiser).

Então, é uma atração muito popular, e você pode ter que esperar algumas horas para entrar. Isso também é agravado por causa da entrada gratuita.

Ingressos para a Basílica de São Marcos

Se você quiser apenas visitar a Basílica de São Marcos, pode entrar gratuitamente. Todavia, pelo pequeno preço alguns euros, você pode fazer uma reserva com antecedência para não perder tempo esperando na fila.

E se quiser visitar o imponente altar Pala d’Oro terá que pagar mais euros extra e mais outros euros pela sala do tesouro. Desse modo, o museu Marciano custa também um valor de euros.

E o majestoso campanário (torre do relógio) não está incluído na visita, os bilhetes custam alguns euros por pessoa e a entrada é na própria torre do sino.

O horário de funcionamento depende da época do ano e, portanto, é melhor consultar o site oficial antes de chegar até lá.

Curiosidades sobre a Basílica

O Pala d’Oro contém 1300 pérolas, 300 esmeraldas, 300 safiras, 400 granadas, 100 ametistas, além de rubis e topázios. Desse modo, Napoleão roubou uma série de joias em 1797, mas felizmente permanecem o suficiente para tornar essa uma visão impressionante dentro da igreja de São Marcos.

Há muitas colunas nesta catedral, mais de 500! E a maioria destes sãos bizantinos e datam dos séculos VI e XI. Além disso, há também pilares do século III.

O San Marco Campanile é um campanário de 98,6 metros (323,5 pés), construído no século IX. E teve que ser reconstruída em 1903 porque desabou, em 14 de julho de 1902 para ser mais preciso.

Acima da grande janela central da basílica está o Leão Alado retratado (o símbolo de Veneza). No topo do pórtico central há estátuas de São Marcos e dos anjos.

Para se preparar para sua visita, você deve jogar o jogo Assassin’s Creed II, no qual você pode escalar a basílica e o campanário de San Marco. Além disso, você pode caminhar na Veneza medieval e navegar com sua própria gôndola!

A Basílica de São Marcos é mais do que apenas uma mostra de Veneza. Então, calcule pelo menos uma hora para ver tudo e se você quiser levar o seu tempo, nem o dobro será suficiente!

E reserve seu ingresso com antecedência para que você possa passar mais tempo no prédio do que esperando na fila. Após a sua visita, há muitas outras atrações na área, como a Ponte dos Suspiros, o Palácio Ducal e a Praça de São Marcos.

Enfim, o seu dia pode até terminar em grande estilo com um passeio de gôndola pelos canais de Veneza. Portanto, aproveite muito!

E se você gostaria de compartilhar alguma experiência boa desse local, então, conte-nos mais sobre esse passeio.

Benini & Donato Cidadania Italiana

Resgatando suas origens

Processos de direito ao reconhecimento de cidadania italiana:

I – Processo administrativo no Brasil via consulado italiano;

II – Processo administrativo na Itália via comune;

III – Processo Judicial na Itália no Tribunal de Roma via “materno” ou “paterno” contra as filas consulares.

Leave A Reply